Qual a principal diferença entre payback simples e payback descontado justifique o porque deveria ser utilizado um deles para avaliação de um projeto?

Perguntado por: Laura Luísa Moreira de Pereira  |  Última atualização: 25. September 2024
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

Payback simples e payback descontado são dois métodos diferentes para medir o tempo necessário para recuperar o investimento inicial. O payback simples é mais adequado para projetos de curto prazo, enquanto o payback descontado é melhor para projetos de longo prazo.

Qual principal diferença entre payback simples e payback descontado?

Existem dois tipos de payback para calcular na sua empresa: o simples e o descontado. Enquanto o simples é calculado sem considerar o valor do dinheiro no tempo, o descontado já inclui os valores descontados para o presente por meio de uma taxa de juros.

O que é o payback simples?

O que é payback simples? O termo payback significa “retorno” e é uma ferramenta para indicar o retorno de um investimento, inicial ou em um projeto, dentro de uma empresa. Normalmente, é feito desde o momento inicial até quando os rendimentos se tornam iguais ou superiores a esse valor.

Quando usar payback descontado?

É recomendado usar o Payback Descontado em 3 situações:
  1. Quando você está considerando gastar muito dinheiro em algo para o seu negócio;
  2. Quando quer entender se esse gasto vai valer a pena ao longo do tempo;
  3. Quando precisa decidir entre diferentes opções de investimento.

O que é payback em projetos?

O payback é um indicador usado para calcular o período de retorno do valor que você investiu, seja em empresas, projetos, sociedades ou outros tipos de aplicações. Na prática, esse é um dos cálculos mais utilizados para analisar se a aplicação que pretende fazer tem potencial de retorno.

Como Calcular o PAYBACK? | Tudo sobre Payback Simples e Descontado

37 questões relacionadas encontradas

Como avaliar o payback?

Como avaliar o payback? Valor presente líquido (VPL): valor do fluxo de caixa atual, considerando o desconto da TMA. A fórmula para descobrir este valor é a seguinte: VPL = Fluxo de caixa (FC) / (1 + TMA)¹.

Quanto maior o payback melhor o projeto?

Quanto maior o payback melhor o projeto? A principal desvantagem do payback é que ele não serve para mensurar o retorno dos projetos mais longos, já que desconsidera os ganhos após o período de recuperação.

Quais são as principais vantagens do payback descontado?

Através do payback descontado, é usada uma taxa de desconto, geralmente anual, para dar mais assertividade para os cálculos. A taxa mais usada é a TMA, conhecida como taxa mínima de atratividade, que é definida pelos próprios investidores da empresa.

O que é payback descontado e quais são suas vantagens na análise de investimentos?

Um payback curto favorece a liquidez, enquanto um descontado considera o valor do dinheiro ao longo do tempo. Combine o resultado com outras métricas, como o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) para análises mais completas.

Como calcular payback e payback descontado?

Como calcular o payback?
  1. payback simples = investimento inicial ÷ ganhos no período (ou fluxo de caixa médio)
  2. payback simples = 30.000 ÷ 2.000.
  3. payback simples = 15 meses.
  4. VPL = Fluxo de Caixa (FC) ÷ (1+TMA)¹
  5. VPL = 2.000 ÷ (1+0,10)¹
  6. VPL = 1.818,18 reais.
  7. payback descontado = investimento inicial ÷ VPL.

Como fazer um payback simples?

O cálculo do payback simples é bem prático, basta usar a seguinte fórmula:
  1. payback simples = investimento inicial ÷ ganhos no período (ou fluxo de caixa médio)
  2. payback simples = 30.000 ÷ 2.000.
  3. payback simples = 15 meses.
  4. VPL = Fluxo de Caixa (FC) ÷ (1+TMA)¹
  5. VPL = 2.000 ÷ (1+0,10)¹
  6. VPL = 1.818,18 reais.

Quais são os dois principais problemas do método do payback simples?

Desvantagens do método Payback

É o caso de projetos que só conseguem ter o retorno para além do tempo previsto. Além disso, um projeto pode ter uma taxa de retorno boa, mas esta taxa pode não ser a desejada para o período previamente estipulado.

O que significa fluxo de caixa descontado?

O fluxo de caixa descontado nada mais é do que o valor estimado de uma empresa em uma análise de fundamentos com base nas perspectivas de faturamentos futuros, onde também são inclusos no cálculo o risco que envolvem a atividade e o tempo decorrido necessário para ocorrer essa projeção.

Qual a importância do payback?

A importância do payback é enorme, principalmente no meio industrial, pois ajuda a empresa a identificar se faz sentido ou não investir em determinado negócio.

Quanto menor o payback mais atrativo e o investimento?

A lógica do payback é simples: quanto maior for o tempo de recuperação do investimento feito, maior é o risco e a possibilidade de prejuízo envolvida. Logo, por outro lado, quanto menor for o payback, menor é o risco e maior é a atratividade do investimento.

O que é VPL descontado?

A Taxa de Desconto do VPL (Valor Presente Líquido) ou TMA (Taxa Mínima de Atratividade) é a taxa de rendimento que indica o mínimo que um investidor aceitaria ganhar quando faz um investimento.

O que o VPL exige?

Quais são os três principais critérios do VPL? O VPL pode ser positivo, quando gerar ganhos; negativo, se o resultado for prejuízo; ou neutro, quando chegar ao equilíbrio, sem benefícios, porém sem perdas.

Qual a diferença entre ROI e payback?

Como você pode notar existem diferenças essenciais entre ROI e Payback. A principal é essa: enquanto ROI analisa o retorno para cada real gasto, payback analisa em quanto tempo você terá de volta o montante investido. Portanto, podemos dizer que as estratégias são usadas em momentos diferentes.

Como se calcula o payback no Excel?

Como fazer cálculo de payback no Excel? A fórmula para calcular o payback descontado é a de VALOR FUTURO, conhecido como =VP() no excel. No ano zero, puxe o valor negativo do investimento.

Como fazer o cálculo da TIR?

Como calcular a TIR
  1. Digitar o investimento inicial → CHS → g → CFo;
  2. Digitar cada valor do fluxo de caixa → g → CFj;
  3. Se algum fluxo de caixa se repete, basta selecionar a quantidade dessa repetição → g → Nj;
  4. Ao final descobrimos o valor da TIR pressionando f → IRR.

Qual o tempo de retorno do investimento?

O exemplo acima mostra que os investidores terão de aguardar no mínimo 2,5 anos para que possam recuperar o investimento que fizeram, levando em consideração a projeção de lucro anual. Portanto, caso não possam aguardar esse prazo para recuperação do investimento, a melhor decisão é não investir.

Como calcular o VPL a TIR e o payback?

Como calcular o payback VPL e TIR?
  1. Payback simples = Investimento inicial ÷ Saldo médio do fluxo de caixa no período.
  2. Rentabilidade = Lucro líquido ÷ investimento x 100.
  3. VPL = Fluxo de caixa ÷ (1 + TMA)^1.
  4. ROI (%) = (lucro – valor do investimento) ÷ valor do investimento x 100.

Como saber se o payback é bom?

Projetos novos geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais; mas, com o acúmulo de resultados positivos nos meses seguintes, o valor se converte em resultado positivo definitivo. Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado.

Quais os pontos fracos frequentemente associados ao uso do período de payback para se avaliar uma proposta de investimento de capital?

PONTOS FRACOS: – Ignora o fluxo de caixa a ocorrer após o período do payback. valor presente das saídas, descontadas ao custo de capital; – Desconta todos os fluxos de caixa ao custo de capital do projeto, somando esses fluxos.

Como encontrar o ponto de equilíbrio?

Agora que você sabe mais sobre os dois primeiros passos, é o momento de saber como aplicar a fórmula do ponto de equilíbrio. Nesse caso, basta substituir os números pela forma selecionada, como por exemplo: Ponto de equilíbrio = (despesas fixas + custos fixos - gastos não desembolsáveis) / margem de contribuição.

Artigo anterior
O que define a cor de um rio?
Artigo seguinte
Como lavar o cabelo pra tirar o descolorante?