Qual a principal diferença entre paradoxo é antítese?

Perguntado por: Júlia Sofia Torres  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

Qual a diferença entre antítese e paradoxo?

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

Como identificar a antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

O que é antítese é um exemplo?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Qual a função da antítese?

A antítese é uma figura de linguagem que serve para potencializar a expressão por meio da relação entre sentidos opostos.

FIGURAS DE LINGUAGEM: PARADOXO X ANTÍTESE | Profª. Dayana Mendes

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da antítese na construção do poema?

A antítese é um desses procedimentos linguísticos que possibilita uma dinâmica ao texto, uma liberdade na produção de sentido ao estabelecer relações entre palavras que designam significações opostas. Essa figura de pensamento resulta de um processo que surge anterior à fala ou à escrita.

Como explicar uma metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O que é uma metáfora exemplos?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

O que é uma ideia oposta?

Antítese (Grego para "oposto à criação", do ἀντί "contra" + θέσις "posição") é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de ideias opostas. ... Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Que elementos são contrastados na antítese?

A antítese é uma figura de linguagem que tem o objetivo de expor ideias com sentidos opostos, por exemplo: amor e ódio ou a vida e a morte. É de entendimento de todos que tanto amor e ódio quanto a vida e a morte são palavras contrárias e que representam uma oposição de ideias.

Como usar o eufemismo?

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

Qual o sinônimo de antítese?

9 sinônimos de antítese para 2 sentidos da palavra antítese: Oposição e contraste entre palavras e ideias: 1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

Como fazer uma antítese?

A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".

Qual o conceito de polissíndeto?

O polissíndeto é uma figura de linguagem que se alicerça no emprego repetido de conjunções coordenativas a fim de imprimir ideias, por exemplo, de continuidade, de destaque das situações apresentadas, entre outras.

Quando ocorre o polissíndeto?

O polissíndeto ocorre pela repetição da conjunção “e” no início de cada verso.

Quais são as conjunções?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

O que é sentido figurado exemplo?

O que é sentido figurado ou conotação

Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.

Como ocorre a antítese?

A antítese é uma figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos no discurso. Trata-se, portanto de uma figura de pensamento, ou seja, aquela cujo efeito dá-se pelo sentido das palavras.

Quanto aos termos relacionados no poema pode se identificar uma antítese entre?

Quanto aos termos relacionados no poema, pode-se identificar uma antítese entre a) “fotos” e “tempo”. b) “selos” e “viagens”. c) “silêncio” e “canções”. d) “lepidópteros” e “voo”.

Quais as antíteses presentes no poema a Jesus Cristo nosso Senhor?

b) Quais as antíteses presentes no poema? Delinquido e perdoar, irar e abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder.

Como identificar um eufemismo?

Eufemismo ocorre quando aceita-se e usa-se uma palavra ou expressão em lugar de outra, por diversos motivos, em diferentes situações.
...
Como exemplo podemos citar as expressões destacadas;
  1. Foi comer capim pela raiz.
  2. Esticou as canelas.
  3. Foi para a terra dos pés juntos.
  4. Bateu as botas.

Qual trecho contém eufemismo?

Eufemismo na música

O jeito é dar uma fugida com você. Primeiro a gente foge, depois a gente vê.” É possível perceber que ao falar “fugidinha” ele refere-se, de maneira suave, a uma traição. Outro exemplo é a música de Chico Buarque, “Mulheres de Atenas, que possui expressões que amenizam o seu real significado.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Artigo anterior
Qual a importância do PEPS e UEPS para o controle de estoque?
Artigo seguinte
Como calcular a colação?