Qual a principal diferença entre estudo de caso controle e estudo de coorte?

Perguntado por: Hugo Nascimento Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que caracteriza um estudo caso-controle e um estudo de coorte?

Os estudos de coorte também podem ser utilizados para investigar a história natural das doenças. Nos estudos caso-controle, primeiramente, identificam-se indivíduos com a doença (casos) e, para efeito de comparação, indivíduos sem a doença (controles) (Tabela 4).

Qual a principal questão do estudo de caso-controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

O que é um estudo de caso-controle?

Um estudo caso-controle é um estudo observacional para determinar se uma exposição está associada com um desfecho.

O que é o estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

EPIDEMIOLOGIA | Caso-Controle x Coorte

31 questões relacionadas encontradas

O que é coorte na enfermagem?

Uma coorte consiste em um grupo de pessoas consideradas sadias quanto à doença que se quer investigar e que, em relação a alguns critérios, é um grupo homogêneo. Entretanto, quanto à variável de investigação, o grupo é heterogêneo.

Quais são as vantagens do estudo de coorte?

Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.

Quais são os passos para elaboração de um estudo caso controle?

* * * Desenho básico E NE E NE Casos Controles * * * Passos para a elaboração de um estudo caso-controle 1) Selecionar uma amostra de uma população de pessoas com a doença (casos) 2) Selecionar uma amostra de uma população sob risco sem doença (controles) 3) Medir (em geral, não diretamente) as variáveis preditoras * * ...

Quais são os tipos de estudo?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Como calcular Caso controle?

Em estudos de caso controle, não é possível calcular a incidência da doença, pois começamos o estudo com pessoas doentes e não doentes. Medida de associação usada é a razão das chances ou odds ratio. Pode ser obtida tanto de estudos caso-controle como de estudos longitudinais.

Que tipo de estudo é o relato de caso?

Compreende-se “relato de caso” a modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional.

Quais os aspectos positivos e negativos dos estudos caso-controle?

Vantagens - Estudos de caso-controle são particularmente adequados para avaliação de doenças raras constituindo-se em método rápido, prático e de baixo custo para testar o efeito e interação de um grande número de fatores que se relacionam com o evento estudado.

Que tipo de estudo e relato de caso?

O relato de caso é o estudo que mais se identifica com o médico clínico. ... Geralmente, são a primeira fonte de evidências para novas terapias (cirúrgicas ou clínicas) e para detecção de efeitos adversos raros de medicamentos1.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte?

3) Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte? e) É a forma mais natural de elaborar uma pergunta (primeiro ocorre a exposição, depois a doenç. RESPOSTA CORRETA Essa é uma das principais vantagens do estudo de coorte.

O que é estudo prospectivo e retrospectivo?

No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.

Qual melhor tipo de estudo científico?

Note que no topo da pirâmide estão os estudos de revisão sistemática ou metanálise. Estes estudos são a junção de vários estudos, portanto são fontes secundárias de conhecimento. Eles estão no topo da pirâmide por terem a capacidade de juntar várias conclusões e chegar a um consenso.

O que são estudos transversais e longitudinais?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

Quais são os tipos de estudos descritivos?

Os principais estudos descritivos incluem série de casos (descrição de uma série de pacientes) ou relatos de caso (descrições de pacientes individuais), são especialmente úteis em situações de detecção de epidemias, descrição de características de novas doenças, formulação de hipóteses sobre possíveis causas para ...

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo?

(12) Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo? Resposta: letra b. (13) Quais das seguintes assertivas são verdadeiras se um resultado é significativo ao nível de 5%? b) valor de p < 0,05 e o intervalo de 95% de confiança contém o valor da hipótese nula.

Como avaliar um estudo de coorte?

Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.

Qual é a medida de ocorrência utilizada em um estudo de coorte?

Nos estudos de coorte, os registros de ocorrência do evento (infecção, doença ou morte) nos grupos acompanhados, permitem o cálculo das taxas de incidência ou de mortalidade, que são as medidas básicas do risco de adoecer ou de morrer.

Quais são os tipos de isolamento?

Tipos de precauções e isolamentos:

Isolamento/Precaução padrão. Isolamento/Precaução de contato. Isolamento/Precaução respiratório por gotícula. Isolamento/Precaução respiratório por aerossol.

O que é análise longitudinal?

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.

O que é um relato de caso?

Relatos de Casos destinam-se à descrição de casos de pacientes, doenças ou situações interessantes que apresentem algum aspecto original, incluindo descrição de casos raros, comportamentos atípicos, ocorrência de evento adverso não descrito com o uso de terapêutica consagrada e/ou convencional, assim como formas ...

Artigo anterior
Quantas frutas do Diabo existem em One Piece?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre pod e mod?