Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas?

Perguntado por: Diogo Nascimento  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

As pteridófitas (do grego pteridon = feto e phyton = planta), também chamadas de plantas vasculares sem sementes, são um grupo vegetal que se destaca pelo surgimento de uma importante novidade evolutiva: os vasos condutores de seiva (xilema e floema).

Qual é a maior evolução das pteridófitas?

As pteridófitas têm talos complexos, alternância de gerações e meristemas apicais. ... Estas foram as primeiras plantas terrestres a contarem com vasos condutores de seiva e estômatos. Esses vegetais tiveram que evoluir e se adaptar para resolver o problema de sustentação em terra firme.

Que importante processo evolutivo ocorreu com as pteridófitas?

Algumas espécies de pteridófitas apresentam reprodução assexuada através do brotamento. O novo broto surge a partir do caule da planta mãe e, após se desprender desta, origina um novo indivíduo.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas em relação às briófitas *?

Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam o corpo organizado em raiz, caule e folha. Apresentam raízes verdadeiras, que permitem sua fixação ao solo e a absorção de água e sais minerais; esses materiais são distribuídos rapidamente por toda a planta. ... O caule é subterrâneo, sendo denominado rizoma.

Qual é a característica evolutiva que diferencia as briófitas das pteridófitas?

As principais diferenças entre briófitas e pteridófitas são o ciclo de vida e a presença ou não de vasos condutores.

Características e ciclo reprodutivo das pteridófitas​ - Biologia - Ensino Médio

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características das briófitas e pteridófitas?

Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.

Qual a importância das pteridófitas no aspecto evolutivo das plantas?

As raízes atuam na fixação da planta ao substrato e na retirada de nutrientes e água do solo. ... Devido a essa característica, encontramos as plantas do grupo das pteridófitas, principalmente, em locais úmidos. Nessas plantas não se observa a presença de grão de pólen, sementes, flores ou frutos.

Qual é a importância das pteridófitas?

As pteridófitas são plantas extremamente importantes do ponto de vista ecológico. No interior das florestas, por exemplo, elas possuem papel importante na manutenção da umidade do ar. Além disso, samambaias arbóreas são frequentemente utilizadas como suporte para o desenvolvimento de espécies epífitas e briófitas.

Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos?

07. (UEMS) Qual a principal característica evolutiva apresentada pelas pteridófitas, que garantiu uma melhor adaptação ao meio terrestre em relação a grupos vegetais mais primitivos? a) As Pteridófitas foram os primeiros vegetais que se adaptaram à vida terrestre, apresentando tecidos verdadeiros.

Qual é a fase duradoura das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. ... As samambaias apresentam um ciclo de alternância de gerações, no qual a planta propriamente dita corresponde ao esporófito e é sua fase mais duradoura.

Qual a origem das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo vegetal com características peculiares surgiu a partir do Siluriano (400ma), ocupando a região de transição entre a água e a terra: as psilófitatas (Psilophytatae).

Qual foi a evolução das gimnospermas?

O ciclo de vida das gimnospermas é considerado lento, pois pode durar até um ano entre a polinização e a fecundação; a formação da semente pode levar cerca de três anos. ... A polinização e a dispersão de sementes são indícios do sucesso das angiospermas desde o Cretáceo Inferior (125 a 130 milhões de anos).

Quais as características evolutivas que permitiram a ocupação das plantas no ambiente terrestre?

Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes.

Quais as principais características que permitiu explicar a evolução das plantas e ao sucesso no ambiente terrestre?

A evolução das plantas se deu, principalmente, após as alterações atmosféricas em decorrência da liberação de oxigênio pelos organismos autotróficos. ... No período Paleozóico, surgiram as primeiras plantas vasculares, que se desenvolveram a partir dos primeiros grupos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre.

Quais características permitiram que as plantas conquistassem o meio terrestre?

Uma das características desse tecido é a lignificação das paredes de suas células. A conquista do meio terrestre pelas plantas só foi possível com o surgimento de estruturas que permitiram sua sustentação e a absorção de nutrientes e água do substrato.

Qual é a importância econômica das pteridófitas?

Pteridófitas são utilizadas para alimentação em diversas partes do mundo. Em geral, as partes consumidas são os brotos jovens (báculos) que possuem baixa concentração de compostos químicos em comparação com as frondes adultas.

Quais são as principais características da pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

Qual a importância das briófitas e pteridófitas para o meio ambiente?

As briófitas formam geralmente a base dos ecossistemas vegetais. São muito encontradas em biomas como tundra e florestas tropicais e são responsáveis por reduzir os riscos de erosão no solo, além de servirem como reservatórios de água e nutrientes. As briófitas também servem de abrigo para microfauna do ambiente.

O que são plantas pteridófitas?

Pteridófitas são plantas vasculares, desprovidas de flor, de sementes e frutos, entre elas estão as samambaias, avencas e xaxins. Há também as menos conhecidas, como as cavalinhas, o Psilotim, os licopódios a as selaginelas, denominadas indevidamente de musgos.

Quais são as plantas que fazem parte do grupo das pteridófitas?

As pteridófitas são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais.

Quais são as principais características das briófitas?

Características das briófitas

Certo? Veja as principais características das briófitas: são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente);

Quais as características dos briófitas?

As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. ... As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.

Qual a ordem de evolução das plantas?

A evolução das plantas ocorreu através de níveis de complexidade sucessivamente mais complexos, desde os primitivos tapetes de algas, passando pelos briófitos, licópodes, fetos (samambaias) e gimnospérmicas, até às complexas angiospérmicas da actualidade.

O que caracteriza as plantas mais antigas no ambiente terrestre?

As briófitas são as primeiras plantas adaptadas à vida terrestre. ... Uma delas é evitar a perda de água pela evaporação que ocorre na superfície da planta em contato com o ar. Para isso, as plantas terrestres apresentam, entre outras adaptações, um revestimento protetor sobre a epiderme, chamado cutícula.

Qual novidade evolutiva permitiu que as plantas terrestres se tornassem completamente independentes da água em sua reprodução?

As gimnospermas são plantas vasculares, normalmente árvores, conhecidas principalmente por uma importante novidade evolutiva: as sementes. ... Além dessas características marcantes, as gimnospermas são independentes da água para a reprodução.

Artigo anterior
Quais as doenças consideradas comorbidades para tomar vacina?
Artigo seguinte
Quanto tempo a droga fica no cabelo?