Qual a principal característica do período pré-homérico?
Perguntado por: Diego Moura | Última atualização: 11. September 2024Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)
Período Pré-Homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, com base na existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego e na chegada de diversos outros povos.
Quais foram os principais acontecimentos do Período Homérico?
Os principais acontecimentos do Período Homérico incluem a Guerra de Troia, retratada na Ilíada, a jornada de Odisseu na Odisseia e o ressurgimento da escrita e da compilação dos relatos em forma de poema atribuídos a Homero.
Quais as principais características da educação no Período Homérico?
O foco da educação no período homérico não eram as metodologias de aprendizagem, mas sim da finalidade da educação e os meios necessários para ser efetivada. Por isso a história de Aquiles tornou-se um grande ensinamento de modelo de homem: belo, forte, virtuoso e corajoso.
Quem formava as sociedades do período pré-Homérico?
Os cretenses e micênicos formaram grandes civilizações nesse período.
O que marcou o período pré-homérico?
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.
Grécia Antiga: Período Pré-Homérico - Brasil Escola
O que foi o período pré-homérico?
Nesta videoaula de Idade Antiga, abordamos as características do Período Pré-Homérico, quando houve a ocupação da Grécia Continental e a formação do povo grego, constituído a partir das civilizações cretense e micênica.
Como era a educação no período pré homérico?
Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia.
Como era a organização social no Período Homérico?
→ Sociedade grega no Período Homérico
Os micênicos possuíam cidades-estados governadas por monarcas que eram auxiliados por um conselho, composto na maioria das vezes por membros de uma aristocracia militar. A vida social nas cidades micênicas era hierarquizada, composta por diferentes grupos sociais.
Quais as principais características sociais e econômicas dos genos?
Os genos eram um tipo de organização social, uma grande família comendada pelo patriarca ou pater, que tinha poder político, econômico, jurídico e religioso. No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso.
O que marcou o fim do período pré Homerico?
No momento em que os aqueus desenvolviam a ampliação de seus terrenos, uma última invasão seria responsável pela etapa final do chamado período pré-Homérico. Durante o século XII a. C., os dórios empreenderam uma violenta invasão que destruiu vários centros urbanos da Hélade.
Quais são as principais características do período clássico?
Além do desenvolvimento da democracia, nesse período também houve o auge da filosofia e das artes, o que incluía a pintura, a escultura e o teatro gregos, que se tornariam referência para o mundo ocidental. No campo político e militar, o período Clássico foi marcado por diversas guerras envolvendo os gregos.
Quais foram os povos que formaram o povo grego?
O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.
O que foi o Período Homérico Brainly?
O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.
O que é o Geno?
Por definição, Genos foram uma estrutura social fechada e patriarcal, na qual seus integrantes tinham um vínculo sanguíneo. Ela existiu até o período Homérico, que foi entre 800 e 1100 antes de cristo. Nessas sociedades, todos os bens eram compartilhados e voltados à sobrevivência do grupo.
Quais são as duas principais cidades gregas?
Atenas e Esparta eram as cidades mais importantes da Grécia Antiga e que deixaram uma herança visível até os nossos dias.
Quais são os 4 períodos da história da Grécia antiga?
A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
Quem foi Homero na Grécia Antiga?
Homero foi um poeta grego que viveu entre os séculos VIII a.C. e VII a.C. A ele, os historiadores atribuíram o feito de ter sido o compilador de dois dos poemas épicos mais conhecidos da Antiguidade grega: Ilíada e Odisseia.
Como era a vida da família na Grécia Antiga?
Ao definir-se a família da Grécia antiga como patriarcal, já se adiantou que filhos homens, salvo algumas circunstâncias ou até a emancipação, e as filhas mulheres, até o casamento, ficavam sob o poder do pai.
Qual a importância de se estudar a Grécia Antiga?
Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.
Quais desses povos não fizeram parte da formação do povo grego no período pré Homérico * cretenses jônios dórios helénicos?
Resposta verificada por especialistas
Alguns destes povos eram os cretenses, os micênicos, os dórios e os jônios. Os Povos do Mar não fizeram parte da formação da civilização grega.
Quem eram os povos minoicos?
Primeira grande civilização grega e primeira alfabetizada da Europa, os minoicos, ou cretenses, moravam em Creta, a maior e mais populosa das ilhas gregas, entre os anos 2200 e 1450 a.C. Eles foram uma "civilização avançada", que viveu em uma "terra de prosperidade e plenitude", segundo Beaton.
Quais são as principais características do período arcaico?
O período Arcaico teve como principal característica o fortalecimento das cidades-estados ou as pólis gregas. As cidades-estados que mais se destacaram foram Esparta e Atenas. A primeira em virtude de sua estrutura aristocrática e guerreira, cuja organização social era rigidamente hierarquizada.
A pilula protege por quantos dias?
Qual a diferença de memória RAM e ROM no celular?