Qual a principal característica das ligações iônicas e covalentes?

Perguntado por: Rodrigo Telmo Barbosa Martins Pires  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Qual e a principal característica de uma ligação iônica?

A Ligação iônica ocorre entre um ametal e um metal ou entre o hidrogênio e um metal. Essa interação atômica é caracterizada pelo metal perder um elétron que é transferido para o ametal. Portanto, nela há perda e ganho de elétrons por causa de uma transferência que busca o equilíbrio.

Quais são as principais características das ligações covalentes?

Características da ligação covalente

Os átomos envolvidos em ligações covalentes são sempre aqueles que precisam receber elétrons para atingir sua estabilidade. Normalmente, são os elementos não metálicos que se combinam para formar ligações covalentes, entre eles mesmos ou com o hidrogênio.

Qual e a característica principal da ligação covalente?

Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de eletrões entre átomos. O nome ligação covalente surgiu em 1939. Os primeiros conceitos de ligação covalente surgiram desse tipo de imagem da molécula de carbono e hidrogênio.

Como ocorre às ligações iônicas e covalentes?

A ligação iônica é uma ligação em que íons de cargas opostas são mantidos por meio de atrações eletrostáticas. A ligação covalente é uma ligação em que átomos compartilham os seus elétrons de valência.

Ligações químicas: tipos e características

17 questões relacionadas encontradas

São exemplos de ligações covalentes?

Ligação covalente simples

Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.

Qual a ligação mais forte iônica ou covalente?

Seja por meio de interações iônicas, metálicas ou covalentes. A mais forte dessas são as ligações do tipo iônica. Pela interação elétrica entre os átomos, os compostos são formados.

Quem faz ligação covalente?

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Quando e que ocorre uma ligação iônica?

Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio. Forma-se pela troca de elétrons, isto é, um metal doa definitivamente elétrons (transformando-se em cátion) a outro átomo de um não-metal que os recebe definitivamente (transformando-se em ânion).

O que são compostos iônicos e covalentes?

Em ligações covalentes, dois átomos compartilham pares de elétrons, enquanto em ligações iônicas, elétrons são totalmente transferidos entre dois átomos de maneira que íons sejam formados.

Quem faz ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Quais as diferenças entre as ligações iônicas covalentes é metálicas?

As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".

Qual a importância das ligações covalentes?

Ligações covalentes são mais comuns do que ligações iônicas nas moléculas de organismos vivos. Por exemplo, as ligações covalentes são fundamentais para a estrutura de moléculas orgânicas com base em carbono tais como o DNA e as proteínas.

Qual a função da ligação iônica?

A ligação iônica é um dos tipos de ligações químicas, que acontece com a finalidade de estabilizar dois átomos, normalmente um metal e um ametal; metal e hidrogênio. Um metal costuma doar elétrons para um ametal.

Quais são os tipos de ligações químicas que existem?

Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.

Quais são as ligações iônicas?

A ligação iônica, também conhecida como ligação eletrovalente, ocorre entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), em razão da força de atração eletrostática existente entre eles. Como exemplo, temos o carbonato de cálcio (CaCO3).

Quais são os exemplos de ligação iônica?

Exemplos de ligações iônicas

Um exemplo clássico de ligação iônica é o que ocorre no cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha. Ele é composto basicamente por um átomo de sódio (Na) e um átomo de cloro (Cl).

Como saber se é um metal ou ametal?

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Como saber se e uma ligação covalente?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Como e representada a ligação covalente?

A ligação covalente coordenada ou dativa ocorre quando um átomo que já se encontra estável compartilha um par de elétrons com outro átomo. Essa ligação é representada por uma seta (→), como mostrado na molécula de SO2.

Quais são as 4 ligações químicas?

Será que você conhece bem os quatro tipos de ligações que existem?
  • Ligação iônica ou eletrovalente.
  • Ligação covalente ou molecular.
  • Ligação covalente dativa ou coordenada.
  • Ligação metálica.

Como fazer a ligação iônica?

Para construir a fórmula de uma substância formada a partir da ligação iônica, devemos obedecer o seguinte padrão:
  1. Determinar a carga do cátion;
  2. Determinar a carga do ânion;
  3. Cruzar as cargas, de forma que a carga do cátion seja o índice atômico (número à direita da sigla) do ânion, e vice-versa.

Qual a ligação mais fácil de ser quebrada?

b) A ligação C-O é mais fácil de ser quebrada do que a ligação C=O.c) A ligação C=O. é mais fácil de ser quebrada do que a ligação C=C.d) A energia de dissociação indica a energia necessária para a formação da ligação química.

Artigo anterior
O que é um arco na Bíblia?
Artigo seguinte
Quantas gramas tem uma latinha de cerveja?