Qual a principal característica da prosa modernista de 1930?

Perguntado por: Anna Liliana Pacheco Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)

A prosa de 30 na segunda fase do modernismo. Nessa fase, o grande foco da prosa de ficção foram os romances regionalistas e urbanos. Preocupados com os problemas sociais, a prosa dessa fase se aproximou da linguagem coloquial e regional.

Quais as características da prosa modernista?

A prosa da 2ª fase modernista caracteriza-se pelo regionalismo, pela relação do homem com o meio em que vive. A Literatura Brasileira já apresentava uma tendência regionalista.

São características da geração modernista de 1930?

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

O que foi a prosa de 1930?

A prosa de 1930 é chamada de Neorrealismo pela retomada de alguns aspectos do Realismo-Naturalismo, contudo, com características particulares preservadas.

Qual é a grande característica da poesia da Geração de 30?

Dessa maneira, a poesia de 30 apresenta grande abrangência de temáticas: social, histórica, cultural, filosófica, religiosa, cotidiana. Uma das características mais importantes dessa fase foi a liberdade formal. Os poetas escreviam com versos livres (sem métrica) e versos brancos (sem rima).

Modernismo 2ª Geração (Prosa) [Prof. Noslen]

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do romance de 30?

Principais características do romance de 30
  • Regionalismo romântico.
  • Romance social.
  • Diversidade cultural brasileira.
  • Retomada do romantismo e do realismo.
  • Perspectiva determinista.
  • Narrativa linear.

Quais as características da poesia modernista?

O principal compromisso dos primeiros modernistas era com a construção de uma literatura genuinamente brasileira, uma literatura que falasse de seu povo e de seus costumes por meio de uma linguagem livre de arcaísmos, na qual os temas do cotidiano, o nacionalismo, o humor e a ironia fossem privilegiados.

Quais foram os fatos históricos de maior importância na geração de 1930?

Considera-se que os fatos históricos de maior importância naquela época eram os seguintes: a quebra da bolsa de Nova York, em 1929, culminando no episódio conhecido por “A Grande Depressão”; a ditadura salazarista em Portugal, que teve início em 1932 e estendeu-se até 1968; e o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939 ...

O que é a prosa urbana?

- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.

Quais são os três tipos de prosa?

Pode ser dividida entre prosa literária da não-literária. Nesse estilo são reconhecidas diferentes formas, como a narrativa, a oratória, a poética, a ensaística e o texto científico.

O que é como se caracteriza o homem de 1930?

Por essa razão é também chamada de Neorrealista, uma vez que retoma, mesmo que de forma parcial, as ideias pregadas pelo Realismo/Naturalismo, porém não considera o homem somente como produto da raça, do meio e do momento, mas sim como um ser dotado de conflitos interiores, constituído de traços emocionais.

Quais foram os enfoques da geração de 30?

São romances caracterizados pela denúncia social. Houve grande interesse por temas nacionais, uma linguagem mais brasileira com um enfoque mais direto dos fatos, aproximando-se de procedimentos do Realismo-Naturalismo.

O que foi a geração de 30 Quais foram os seus principais representantes?

Autores ficaram conhecidos como Geração de 30

Na poesia, Carlos Drummond de Andrade foi um dos nomes mais importantes e considerado pioneiro do movimento, com a obra Alguma Poesia, publicada em 1930.

Quais são as principais vertentes da prosa modernista?

O modernismo português desenvolveu-se desde o início do século XX até o final do Estado Novo, na década de 1970. Trata-se de um período amplo, no qual três vertentes são muito importantes: o Orfismo, o Presencismo e o Neorrealismo, cada um com características marcantes e de grande influência.

Quais os principais representantes da prosa modernista?

Na prosa, os destaque são: Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Jorge Amado, Érico Veríssimo e Dyonélio Machado.

Quais são as principais características da prosa modernista produzida na primeira metade do século XX nos Estados Unidos?

Primeira geração modernista (1922-1930)

Antiacademicismo. Liberdade formal. Ironia. Aproximação entre fala e escrita.

O que foi a prosa urbana do Romantismo?

A obra é classificada como inovadora para a época, abandona a visão da burguesia urbana e retrata toda a simplicidade do povo. O autor descreve a cidade, a sociedade e os costumes com malícia, humor e sátira em um momento de mudança da mentalidade colonial para a vida da corte.

São exemplos de romances urbanos?

A seguir, os principais romances urbanos da literatura romântica brasileira:
  • Joaquim Manuel de Macedo: A Moreninha (1844); A carteira de meu tio (1855); A luneta mágica (1869).
  • José de Alencar: Lucíola (1862); Diva (1864); Senhora (1875).
  • Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um sargento de milícias (1854).

O que é prosa memorialista?

Livros de autobiografia, também chamados de memorialistas, são obras escritas por autores que falam de si mesmos. Neste tipo de gênero literário, a própria pessoa narra a história de sua vida ou suas memórias, em forma de prosa, contos ou poesia.

O que aconteceu na década de 1930?

- No ano de 1933, nos EUA, o presidente Roosevelt lança o New Deal, plano econômico para recuperar a economia norte-americana da crise de 1929. - Em 1930, é realizada no Uruguai a primeira Copa do Mundo de Futebol. ... - Em 1934, a Copa do Mundo de Futebol é realizada na Itália. A seleção italiana torna-se campeã.

Qual foi o acontecimento mais importante na primeira fase do modernismo no Brasil?

Foi quando no Rio de Janeiro aconteceu a Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, e em São Paulo a Revolta de 1924, com o objetivo de destituir Artur Bernardes da Presidência, cujo governo foi marcado por censura à imprensa.

Quais foram os fatos históricos que marcaram o modernismo?

Os principais fatos históricos que influenciaram fortemente o Modernismo foram:
  • Primeira Guerra mundial;
  • Nazismo;
  • Fascismo;
  • Segunda Guerra Mundial;
  • Quebra da bolsa de Nova York em 1929;
  • Política do café com leite;
  • Governo de Getúlio Vargas.

O que a poesia modernista?

A poesia moderna, historiográfica e terminologicamente falando, em termos usuais, pode corresponder à poesia feita a partir de 1848 por Charles Baudelaire, evoluindo no século XIX através da obra de poetas franceses também, tais como Rimbaud e Mallarmé e terminando com o período das vanguardas do século XX, tais como ...

Quais são as características da poesia da segunda geração modernista?

b) As principais características da poesia na segunda geração modernista foram o experimentalismo, a poesia social e o neobarroquismo, com forte influência no cultismo e no gongorismo.

Quais são as características da poesia na segunda fase do Modernismo?

A poesia continuou adotando o verso livre, mas resgatou também formas como o soneto ou o madrigal sem que isso fosse necessariamente um retorno às estéticas do passado, tão questionadas pelos poetas que ganharam projeção na Semana de Arte Moderna.

Artigo anterior
O que é intimar uma pessoa?
Artigo seguinte
Quanto vale a Microsoft em dólar?