Qual a principal característica da parceria Público-privada?

Perguntado por: Neuza Costa de Magalhães  |  Última atualização: 28. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

A principal vantagem de uma PPP é que o poder público pode promover ações que não teria recursos técnicos e financeiros para fazer se não houvesse o acordo com uma empresa. Para a população, as parcerias são garantia de estabilidade na execução da obra ou serviço, sem interrupção na troca de governo.

Quais as características das parcerias públicas privadas?

De acordo com as leis brasileiras as principais características das PPP são o longo prazo (contratos de 5 a 35 anos), valor mínimo de R$10.000. 000,00 (dez milhões de reais), contratação conjunta de obras e serviços a serem fornecidas pelo parceiro privado e a responsabilidade fiscal pelo poder público.

Qual é a principal finalidade da parceria público-privada?

Parceria Público‐Privada (PPP) é um contrato de concessão celebrado entre o poder público e o mercado privado com o objetivo de garantir o financiamento, a construção, a renovação, a gestão ou a manutenção de uma prestação de um serviço.

Quais os principais princípios que regem as parcerias público-privada?

Consiste na neutralidade administrativa, sempre com o objetivo de garantir a atenção aos interesses públicos. Por conta disso, as parcerias público-privadas devem ter especial atenção ao princípio da transparência em todos os aspectos do contrato, visto que esse princípio decorre intrinsecamente da impessoalidade.

São exemplos de parcerias públicas privadas?

Exemplos de PPPs
  • O metrô de Salvador.
  • Construção do Hospital do Subúrbio, também em Salvador.
  • Parte do metrô de São Paulo.
  • A ampliação da rodovia paulista Tamoios.
  • A rodovia mineira MG-050.
  • O projeto de irrigação do semiárido nordestino, no município pernambucano de Petrolina.

Parceria Público Privada - PPP (Direito Administrativo): Resumo Completo

29 questões relacionadas encontradas

Quem pode fazer parceria público-privada?

Qualquer obra ou serviço de infraestrutura que atenda ao interesse público pode ser contemplado em uma parceria público-privada. É o caso, por exemplo, dos serviços de iluminação pública — que têm sido um dos grandes destaques dos acordos entre prefeituras e setor privado nos últimos anos.

Quais as vantagens de uma PPP?

As PPP são um poderoso instrumento de realização de obras e serviços públicos, com vantagens financeiras (permite controlar a despesa pública e realizar investimento). São igualmente usadas como uma forma inovadora de financiamento, envolvimento da gestão privada e partilha do risco.

Qual a natureza jurídica de concessão da parceria público-privada?

31 da Lei n° 9.074, de 1995. Nos termos do artigo 2° da lei que a instituiu, a parceria público privada possui natureza jurídica de contrato administrativo.

Quais são as duas modalidades admitidas pela lei das parcerias público-privadas?

As parcerias público-privadas admitem somente as modalidades de concessão patrocinada e de administrativa; isso significa que a concessão comum, a qual tem por objeto os serviços públicos tratados na Lei nº. 8.987/95, não é regida pela Lei Federal nº. 11.079/04, mas pela Lei das Concessões e legislação correlata.

O que é PPP no Direito Administrativo?

A Parceria Público-Privada (PPP) consiste num contrato administrativo que tem por objeto a concessão de serviços públicos ou obras públicas, na modalidade patrocinada ou administrativa.

Em quais situações não é possível realizar uma parceria público-privada?

A vedação à celebração de PPP ocorre, segundo a lei, quando: (i) tratar-se de único objeto: como somente a execução de obra pública, ou somente a instalação de equipamentos; (ii) valores inferiores à R$ 20 milhões de reais; (iii) prazo de contrato menor que cinco ou maior que 35 anos, compatível com a amortização de ...

Pode-se entender parcerias público-privada PPP como?

A parceria público-privada (PPP) é a promoção de obras e serviços públicos com ajuda do empresariado. São as companhias que elaboram, constroem e financiam o projeto que tenha interesse direto da população, enquanto o governo apenas atua como comprador do serviço já pronto.

Quando é cabível a celebração de parceria público-privada?

As parcerias público-privadas se formalizam, portanto, em concessões administrativas ou em concessões patrocinadas. Conforme a Lei 11.079/2004, na concessão administrativa a Administração Pública é a usuária dos serviços contratados, mesmo que envolvam execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.

Quais as desvantagens das PPPs?

Elevados custos de transação: os custos envolvidos na preparação de PPPs são substancialmente superiores às contratações mais tradicionais. Esses custos costumam ser agravados pela necessidade de contratação de consultores, devido à carência de competência estatal para implementação e gestão das parcerias.

Qual o órgão do governo responsável pela introdução do PPP?

A Subsecretaria de Parcerias é o órgão técnico responsável pela coordenação, estruturação e gestão dos projetos de PPPs e Concessões do Governo do Estado de São Paulo (Programa de Parcerias).

Que lei deu origem ao PPP?

Por derradeiro, as considerações e ponderações realizadas pelo autor do projeto deram origem à elaboração de um novo texto, que desencadeou, finalmente, em 30 de dezembro do ano de 2004, a Lei 11.079/2004 – a Lei das PPPs.

Qual é a principal diferença entre parcerias público-privadas PPP e contrato de concessão?

Nas Concessões Comuns, a remuneração do concessionário advém, exclusivamente, das tarifas cobradas dos usuários. Já nas Parcerias Público-Privadas, há pagamento de contraprestação pela Administração Pública, com ou sem cobrança de tarifa dos usuários.

É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada?

É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada que tenha como objeto único o fornecimento de mão de obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

Quais são as fases do processo de monitoramento das parcerias públicas privadas?

Dessa forma, observa-se que a gestão de riscos envolve basicamente seis etapas: identificação preliminar de riscos, análise qualitativa, análise quantitativa, alocação, mitigação e monitoramento (Department of the Environment and Local Government, 2000 e Partnerships Victoria, 2001).

Por que as parcerias são vantajosas para os municípios?

Principais vantagens das PPPs para os municípios

Além disso, também geram investimento e empregos. Nesse modelo de PPP, municípios passam a ter mais foco na fiscalização e reduzem os custos dos serviços. Outro ponto positivo gerado pelas PPPs é a maior fluidez aos mecanismos e metas de crescimento dos municípios.

O que é uma empresa pública privada?

Na linha do exposto em nota introdutória, as empresas público-privadas consistem em pessoas jurídicas da iniciativa privada, extrínsecas, portanto, à Administração Pública (mesmo a indireta), nas quais o Estado compõe o quadro societário de modo não majoritário.

O que significa público e privado?

Que implica a participação simultânea do Estado e de instituições privadas (ex.: parcerias público-privadas). Feminino: público-privada. Plural: público-privados. Origem etimológica:público- + privado.

O que é PPP prefeitura?

Uso e Finalidade do PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP é um formulário utilizado para o registro de informações relativas ao histórico laboral e às condições ambientais de trabalho.

Como funcionam as PPP?

A diferença entre uma PPP e uma concessão comum é que, na primeira, o governo banca pelo menos uma fatia dos custos, enquanto, na segunda, o pagamento pelo serviço prestado pela iniciativa privada dá-se inteiramente por parte dos usuários.

O que é o fato do príncipe?

O Fato do Príncipe ocorre nos casos em que um ato geral e abstrato praticado pelo Estado afeta indiretamente o contrato administrativo, impedindo a sua execução nos termos inicialmente pactuados.

Artigo anterior
Qual é a maior missão da Igreja?
Artigo seguinte
Quantos proprietários pode ter um imóvel?