Qual a penalidade por pirataria?

Perguntado por: André Campos  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)

Pirataria é crime e está previsto no art. 184 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa.

Qual a pena por pirataria software proprietário?

A pirataria de software pode ocorrer nos casos de uso de programa de computador sem a correspondente licença. ... A pena para a violação de direitos autorais de programa de computador — artigo 12 da lei 9.609/1998 — é a detenção de seis meses a dois anos ou multa.

Por que pirataria não é crime?

Não obstante, o Código Penal prevê em seu artigo 184 a prática de um crime relacionado a essa conduta comumente conhecida como “pirataria”. Trata-se da violação de direitos de autor e daqueles que lhe são conexos, ou seja, a violação dos direitos autorais, por si só, já é crime.

Qual é o valor da multa que pode ser aplicada ao usuário de software pirata?

9.610/98) prevê multa de 20 salários mínimos para quem comercializa softwares de forma ilegal e uma reparação civil de três mil vezes o valor de mercado.

O que caracteriza crime de pirataria?

Pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.

Quais medidas tomar para evitar Pirataria - Peduti Advogados

32 questões relacionadas encontradas

Quais os problemas da pirataria?

Além de sonegar milhões em direitos intelectuais de inventores, artistas e autores, a pirataria elimina empregos, afugenta capitais e inviabiliza a competição com empresas sérias que investem em pesquisa, pagam seus impostos e cumprem todas as exigências legais e fiscais.

O que não é pirataria?

Por conseguinte, mais coerente seria denominar-se pirata apenas as cópias feitas com intuito de lucro, direto ou indireto. ... A cópia adquirida por meios erroneamente considerados ilícitos para uso privado e sem intuito de lucro não pode ser considerada pirataria; sendo pirataria, então esta não é crime.

Qual o risco de utilizar softwares não licenciados?

A inserção de vírus e malwares durante a modificação do software sem licença. Falta de atualizações contínuas que os softwares licenciados disponibilizam, que, em cópias piratas, – não existem.

Quem é responsabilizado quando se pratica pirataria de software em uma empresa?

Quem assume a responsabilidade é sempre quem praticou o ato, mas, se a pessoa estiver usando a rede e o sistema da empresa, o empregador tem parte da responsabilidade.

Qual é a multa e ou pena pelo uso indevido de softwares piratas para uma empresa tem diferença de penalização para empresas e indivíduos?

Ao aceitar a instalação de softwares piratas, a companhia deixa de cumprir com essa obrigação legal, e isso a expõe a problemas jurídicos diversos.

É crime consumir produtos piratas?

Toda aquisição, venda ou distribuição de produto pirata ou falsificado é considerada crime, conforme o artigo 184 do Código Penal.

É crime assistir filme pirata?

Não pode ser preso aqui no Brasil porque não existe a definição de que seja crime baixar vídeos ou arquivos que sejam protegidos pela lei dos direitos autorais se não houver intenção de lucrar nada com isso, ou seja, se for para fins apenas de “entretenimento” próprio.

É crime piratear jogos?

Portanto, com base na legislação penal brasileira, tanto o download quanto o compartilhamento ilegal são considerados como crime, mas a sua responsabilização se dá, efetivamente, para aquele que comercializa ilegalmente as obras, ficando isento de condenação aquele que apenas realiza um download.

O que é pirataria de software e por que ela é tão comum?

A pirataria é uma prática comum entre os usuários da web, que varia de áudios e vídeos até softwares e sistemas operacionais. O crime é caracterizado pela distribuição, cópia ou venda não autorizada de qualquer mercadoria que possua direitos autorais.

Quais as principais consequências causadas pela pirataria de software e hardware?

Desse processo de fiscalização de pirataria de software resultam duas consequências importantes:
  • Pagamento de multa pelo uso ilegal. ...
  • Danos aos equipamentos da empresa.

O que é a pirataria de software?

Os softwares piratas não recebem as atualizações constantes, que contribuem para a melhoria de desempenho e de segurança. Com o tempo, a tendência é que o programa apresente instabilidades e bugs, que podem minar a produtividade da empresa.

Como proceder para registrar a criação de um sistema?

Para solicitar o registro, você deve emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) de código 730. Para gerar a GRU, você deve realizar o Login, se já possuir cadastro. Caso contrário, deve cadastrar-se no sistema e-INPI para criação do Login e Senha para acesso.

Quais as consequências para a sociedade com a pirataria de software?

Além das consequências legais, os usuários de software pirata ou falsificado poderão também sofrer outras consequências, como: Exposição a vírus de software, discos corrompidos ou defeitos no software. Documentação do produto inadequada ou inexistente. Ausência de garantia.

Quais os problemas de se utilizar um só pirata desatualizado?

Veja, a seguir, alguns danos irreparáveis que os softwares piratas podem causar a sua empresa:
  • Lentidão nas máquinas. Um software pirata é modificado para ignorar tentativas de verificação de autenticidade. ...
  • Multas e problemas com a Justiça. ...
  • Programa desatualizado (e desprotegido) ...
  • Malwares ocultos e outras vulnerabilidades.

Como a pirataria de software afeta os usuários?

Em geral, o uso de um software pirata pode ser notado pelos clientes, parceiros e afins, muitas vezes pelos problemas de performance e produtividade que já mencionamos. Essas falhas, uma vez encontradas, também afetam a maneira como outros empreendedores enxergam seu negócio — quase sempre de forma negativa.

Quais são os tipos de pirataria?

Tipos de pirataria
  • Falsificação. Este tipo de pirataria é a duplicação, a distribuição ou a venda ilegal de materiais com copyright, cuja intenção é imitar o produto original. ...
  • Pirataria na Internet. ...
  • Pirataria feita pelo usuário final. ...
  • Uso excessivo do cliente-servidor. ...
  • Instalação no disco rígido.

Como resolver o problema da pirataria?

Quais são as principais medidas de combate à pirataria?
  1. Campanhas para educar o consumidor.
  2. Ações governamentais de combate à pirataria.
  3. Combinação de medidas administrativas e judiciais.
  4. Contratação de profissionais para identificar práticas de pirataria.

O que são os corsários?

Navio particular autorizado a dar caça aos navios de nação inimiga. 2. Capitão ou tripulante desse navio. ... Relativo a corso ou à pirataria (ex.: navio corsário).

Quais as causas da pirataria?

A pirataria representa ainda perda de venda para as empresas, vítimas da pirataria. A classe média está à procura de produto barato e não, de autenticidade da marca. ... Isto porque, muitas vezes, consumidores exigem indenização de empresas titulares de direitos proprietários por produtos falsificados, o que é lamentável.

É crime assistir?

O artigo 241-B do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), diz que é crime “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente”.

Artigo anterior
Qual exercício bom para parte interna da coxa?
Artigo seguinte
Qual fruta se parece com cereja?