Qual a pena para o crime de apropriação indébita?

Perguntado por: Ângelo Gil Abreu Barros  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Qual a pena de um réu primário por apropriação indébita?

A pena para o crime de apropriação indébita está prevista no CP, também no Art. 168. Tem-se ali a previsão de pena de reclusão, de um a quatro anos, além de multa. Esta pena é igual àquela prevista para o crime de furto, por exemplo.

Qual o prazo de prescrição do crime de apropriação indébita?

Prazo prescricional de 04 anos. Decurso de lapso temporal superior a 04 anos desde a data do recebimento da denúncia.

Em que momento se consuma o crime de apropriação indébita?

Ademais, sabe-se que o delito de apropriação indébita consuma-se com a transformação da posse em propriedade da coisa, o que de fato ocorreu nos autos.

Como provar a apropriação indébita?

A materialidade e a autoria do crime de apropriação indébita e estelionato encontram-se devidamente comprovados por meio do auto de reconhecimento de pessoa, dos documentos acostados pela lesada, além da prova oral.

Apropriação Indébita - art. 168 do CP

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de apropriação indébita?

O crime pode ser configurado de duas formas definidas pela conduta do agente: pode ser por pela disposição do objeto ou pela retenção do bem. Na disposição o agente usa o bem ou o consome, fazendo com que ele não exista mais ou não tenha serventia.

O que acontece com apropriação indébita?

O crime de apropriação indébita é previsto no Código Penal em seu artigo 168, vejamos: Art. 168 – Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Quem é o sujeito ativo do crime de apropriação indébita?

Sujeito ativo da apropriação indébita é quem tem a posse ou a detenção. Tratando-se de funcionário público, há delito de peculato (art. 312 do CP).

Quem pode denunciar apropriação indébita?

Qual o foro competente para o crime de apropriação indébita? Quando se tratar de apropriação indébita propriamente dita (caso dos autos), o foro competente será aquele em que se realizou o ato de disposição ou outra atitude que só o dominus poderia levar a efeito.

Qual a diferença entre o delito de estelionato e de apropriação indébita?

No estelionato, este está presente desde o início de sua conduta, isto é, o dolo existe desde o início da ação delituosa. Na apropriação indébita por sua vez, o dolo é subseqüente, determinando a inversão da natureza da posse. No sentido do texto Cezar Roberto Bitencourt.

Qual o foro competente para o crime de apropriação indébita?

Quando se tratar de apropriação indébita propriamente dita (caso dos autos), o foro competente será aquele em que se realizou o ato de disposição ou outra atitude que só o dominus poderia levar a efeito.

Pode retirar queixa de apropriação indébita?

Aqui depende da representação da vítima para que o autor do crime seja denunciado. Neste caso, a vítima pode "retirar a queixa", ou em termos técnicos: se retratar, até o Ministério Público fazer a denúncia (quando efetivamente sai da delegacia e vira um processo judicial).

São requisitos a configuração do delito de apropriação indébita?

São requisitos a configuração do delito de apropriação indébita? - Para a configuração do delito de apropriação indébita, é necessário que seja devidamente comprovada a obtenção, para si, de coisa alheia móvel, como se proprietário fosse, sem a vontade de restituí-la.

Quanto tempo leva para ser julgado um processo de estelionato?

O prazo para se registrar um boletim de ocorrência de crime de estelionato é de até seis (06) meses e pode ser feito em qualquer delegacia da Polícia Civil. Passado este prazo, ocorre a decadência, que é a perda efetiva do direito em si.

Quando o dinheiro poderá ser objeto de apropriação?

O dinheiro, quando recebido de modo vinculado, afetado a determinada aplicação, pode ser objeto material da apropriação indébita.

Qual o crime para quem compra e não paga?

Qual o crime para quem compra e não paga? O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

Qual a pena para desvio de dinheiro de uma empresa?

Art. 312. Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

Quando alguém pega algo seu e não devolve?

A conduta de se apropriar de bem perdido ou esquecido pelo dono, sem devolvê-lo ou entregá-lo às autoridades em 15 dias, conforme artigo 169, II do mencionado código, configura o crime de apropriação de coisa achada, que tem previsão de pena de até 1 ano de detenção e multa.

Quando você empresta algo E a pessoa não devolve?

Pedir emprestado e não devolver pode se tornar crime. A deputada Laura Carneiro (PFL-RJ) é autora do Projeto de Lei 285/03, que acrescenta artigo ao Código Penal para tipificar como crime o "furto de uso", definido como "subtração, para si ou para outrem, com a intenção de devolver, coisa alheia móvel".

O que é depósito necessário na apropriação indébita?

Conceito. em depósito necessário: segundo definição do direito civil, o depósito necessário pode ser legal ou miserável, sendo que a majorante incide apenas no necessário miserável, vez que o legal caracteriza o crime de peculato.

Quantos anos de cadeia por furto?

A proposta será enviada ao Senado. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para o Projeto de Lei 3780/23, do deputado Kim Kataguiri (União-SP) e outros. A pena geral de furto passa de reclusão de 1 a 4 anos para 2 a 6 anos, aumentando-se da metade se o crime é praticado durante a noite.

Qual o crime de vender algo que não é seu?

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

É crime ficar com PIX errado?

159 do Código Penal. Ou seja, não devolver um Pix recebido por engano pode levar a prisão de fato. O Código Penal no artigo 168 também refere-se a apropriação indébita quando alguém, tendo recebido por erro ou engano, algum bem, valor ou serviço, deixa de restituí-lo ao legítimo dono.

Quanto tempo um réu primário de crime de receptação pode pegar?

Qual a pena para o crime de receptação? O artigo 180 do Código Penal traz uma pena para o crime, com reclusão que varia de 1 a 4 anos e multa. Desta forma, pela pena mínima atribuída ao crime, é possível a suspensão condicional do processo e também o acordo de não persecução penal.

Qual é a pena para o crime de estelionato?

A pena prevista no Código Penal para o crime atualmente é 1 a 5 anos de prisão. O crime de estelionato consiste basicamente na prática de golpes, nos quais o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, na maioria da vezes dinheiro.

Artigo anterior
Quais são as duas propriedades que definem um bem público puro Cite três exemplos de bens públicos?
Artigo seguinte
Como tirar tinta de caneta da roupa poliéster?