Qual a pena para o artigo 304 do Código Penal?
Perguntado por: Vicente Gonçalo Costa | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)
A conduta é fazer uso, que significa usar, empregar, utilizar ou aplicar o papel falso na sua destinação específica. O objeto material é o documento material ou ideologicamente falso. O art. 304 é um tipo remetido, pois a pena é a correspondente à da falsidade.
Qual a pena do artigo 304?
A pena cominada, isoladamente, é a detenção, de um mês a um ano, e a ação penal é pública incondicionada. A forma qualificada (parágrafo único) se da quando o agente comete o crime com o intuito de obter qualquer vantagem ou ganho de natureza econômica. Nesse caso, também é previsto a aplicação de pena de multa.
Qual a pena para o crime de uso de documento falso?
A pena prevista é de até 5 anos de reclusão e multa, em caso de a falsidade ocorrer em documento público, e de até 3 anos, nos documentos particulares. É importante destacar que o crimes de falsidade ideológica não se confundem com os delitos de falsa identidade ou falsificação e uso de documento falso.
Por que se diz que o delito do artigo 304 do CP é um crime remetido?
De acordo com Cezar Roberto Bitencourt, o artigo 304 do CP refere-se a “crime remetido”, ou seja, menciona outros dispositivos de lei que, de certa forma, o integram. Se o elemento caracterizador do falsum não se fizer presente, será impossível tipificar o crime de uso.
Quem é a vítima no crime de uso de documento falso?
ARTIGO 304: USO DE DOCUMENTO FALSO
É crime comum, o uso de documento falso pode ser cometido por qualquer pessoa, desde que não seja o autor da falsificação. Nesse caso, o conflito aparente de normas se resolve pelo princípio da consunção, sendo o uso um post factum impunível. Sujeito passivo é o Estado.
Art. 304 do Código Penal | Uso de documento falso | Escrevente do TJ - SP #15
Quem falsifica um documento público e em seguida utiliza esse documento falso para induzir a vítima em erro e obter vantagem ilícita estelionato responde por?
O uso de documento falso viola a fé pública e o crime de estelionato viola o patrimônio.
O que caracteriza o uso de documento falso?
A conduta incriminada é fazer uso, que significa empregar, utilizar, qualquer dos papéis falsificados ou alterados referidos nos arts. 297 a 302 do CP, como se fossem autênticos ou verdadeiros. É necessário que seja utilizado o documento falso em sua destinação específica.
O que é um crime remetido?
Os crimes remetidos são aqueles que mencionam outro delito em seu tipo. Exemplo: uso de documento falso (art. 304 do CP), que remete aos crimes previstos nos arts. 297 a 302 do mesmo diploma legal.
O que é um crime aberrante?
Crimes aberrantes: são aqueles praticados mediante uma das modalidades de aberratio: aberratio ictus, aberratio criminis e aberratio causae. 5. Crimes falimentares: são aqueles definidos na Lei de Falências (Lei n.º 11.101/05).
Por que o crime do art 302 do CP é considerado crime próprio?
Sujeito Ativo: Crime próprio é o médico como executor da conduta. Sujeito Passivo: E o estado. Secundariamente quem sofre o dano. Elemento objetivo do tipo: O núcleo do tipo está circunscrito no exercício da função de médico, fornece e entrega atestado por escrito materialmente autêntico e idelogicamente falso.
Quais as consequências penais do uso de documentos falsos?
O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.
Tem fiança para documento falso?
Considerando que a falsidade ideológica não integra a lista de crimes inafiançáveis, o agente acusado de praticá-la pode aguardar o julgamento do processo em liberdade, mediante o pagamento de fiança, no valor arbitrado pelo juiz da causa.
É crime falsificar documento?
Falsificar documento público é crime e disso todos sabemos. Mas fabricar,ou simplesmente alterar os dados de um documento privado também é considerado ato ilícito, que pode ser punido com até 5 anos de prisão. O artigo 298 do Código Penal proíbe a falsificação, seja total ou parcial de qualquer documento particular.
Como se dá a prescrição de um crime?
Pena máxima maior que quatro anos e até oito anos: 12 anos para prescrição; Pena máxima maior que dois anos e até quatro anos: oito anos para prescrição; Pena máxima de um ano ou inferior a dois anos: quatro anos para prescrição; Pena máxima inferior a um ano: três anos para prescrição.
O que abordam os arts 303 e 304 do novo Código de Processo Civil?
303. Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.
O que é documento particular para fins penais?
O conceito de documento particular se extrai por exclusão, isto é, todo aquele não compreendido como público ou equiparado a público. É a peça escrita confeccionada sem a intervenção de funcionário público, mas que, em razão de sua natureza e relevância, deve ser objeto da tutela penal.
O que é o aberratio criminis?
"O resultado diverso do pretendido, conhecido como aberratio criminis ou aberratio delicti, espécie de crime aberrante, também ocorre no mecanismo de ação, na fase de execução do delito, quando o agente, pretendendo atingir um bem jurídico, atinge outro diverso.
Como se dá o aberratio ictus?
2 ) "Aberratio ictus" em sentido amplo: ocorre quando também é atingida a pessoa que o agente pretendia ofender. Ele atinge quem queria ("A") e, além disso, também um terceiro ("B") (ou terceiros). Esse terceiro (ou terceiros) é atingido (ou são atingidos) por erro na execução ou por acidente.
O que é um crime preterdoloso?
"O crime preterdoloso ou preterintencional é aquele no qual coexistem os dois elementos subjetivos: dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. Existe um crime inicial doloso e um resultado final culposo. Na conduta antecedente, o elemento subjetivo é o dolo, uma vez que o agente quis o resultado.
Quais são os tipos de crimes?
- CRIMES COMUNS E ESPECIAIS. ...
- CRIMES COMUNS E PRÓPRIOS. ...
- CRIMES DE MÃO PRÓPRIA OU DE ATUAÇÃO PESSOAL. ...
- CRIMES DE DANO E DE PERIGO. ...
- CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA. ...
- CRIMES COMISSIVOS E OMISSIVOS. ...
- CRIMES INSTANTÂNEOS, PERMANENTES E INSTANTÂNEOS DE EFEITOS PERMANENTES. ...
- CRIME CONTINUADO.
Quais são os nomes dos crimes?
- Crimes contra a pessoa;
- Crimes contra o patrimônio;
- Crimes contra a propriedade imaterial;
- Crimes contra a organização do trabalho;
- Crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos;
- Crimes contra a dignidade sexual;
- Crimes contra a família;
- Crimes contra a incolumidade pública;
Quais são os crimes hediondos?
1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art.
Quando se consuma o crime de falsidade de documento público?
O crime consuma- se com a omissão ou a inserção direta ou indireta da declaração falsa ou diversa da que devia constar. Trata-se de crime de natureza formal, que não exige o prejuízo efetivo; basta, pois, a possibilidade de dano.
Quando se consuma o crime de falsificação de documento público?
I - A conduta do tipo penal previsto no artigo 297 do CP consiste na falsificação (total ou parcial) de documento público, cuja consumação ocorre no momento em que se opera a contrafação ou alteração do documento, independentemente de seu uso efetivo, o que consistiria em mero exaurimento do delito.
Quem falsifica documento público e após ele próprio vem a usá lo comete crime de?
FALSIDADE IDEOLÓGICA. DOCUMENTO PÚBLICO. USO PELO PRÓPRIO FALSIFICADOR.
O que é uma pessoa Enfp?
Qual a frequência ideal para um SUB?