Qual a pena para desobediencia judicial?

Perguntado por: Bárbara Leite  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (70 avaliações)

O crime de desobediência está previsto no artigo 330 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de não acatar ordem legal de funcionário público. Exemplo: Juiz intima testemunha a depor e ela não comparece. A pena prevista é de 15 dias até 6 meses de detenção e multa.

Qual a pena para descumprimento de ordem judicial?

O descumprimento de ordem judicial se trata de grave ofensa à estrutura judiciária, classificada, inclusive, como crime de Desobediência pelo Código Penal: DesobediênciaArt. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público: Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

Quando não se cumpre uma decisão judicial?

330 do Código Penal. Desobedecer é não cumprir, não atender. Sujeito ativo do crime é aquele que desobedece a ordem legal emanada pela autoridade competente. Portanto, aquele que descumprir decisão judicial, proferida no juízo cível, constitui crime e que deve ser apurado o quanto antes.

Quando se consuma o crime de desobediência?

Consuma-se o crime de desobediência com a efetiva ação ou omissão do sujeito passivo, isto é, no momento e lugar em que se concretiza o descumprimento da ordem legal. ... LUGAR DO CRIME. ARTIGO 70 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL.

O que caracteriza o crime de desobediência?

Desobedecer ordem de funcionário público é crime. O crime de desobediência está previsto no artigo 330 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de não acatar ordem legal de funcionário público. Exemplo: Juiz intima testemunha a depor e ela não comparece.

Desobediência - Art. 330 do CP

25 questões relacionadas encontradas

O que configura o desacato?

Desacatar pode ser entendido como faltar com o respeito ou afrontar. O crime de desacato ocorre quando alguém ofende um funcionário público que está exercendo seu trabalho. Esta previsto no artigo 331 do Código Penal e trata-se de crime da competência dos juizados especiais criminais.

O que fazer quando a liminar não é cumprida?

Uma ordem judicial em caráter liminar, se não for cumprida, pode acarretar consequências drásticas, como a imposição de multa, penhora da conta corrente de quem descumpriu a ordem para satisfazer a medida de outro modo, entre tantas outras possibilidades.

O que acontece se o INSS não cumprir uma ordem judicial?

Quanto ao descumprimento da liminar por parte do INSS, segundo a jurisprudência dominante, é possível a aplicação de multa pecuniária diariamente em razão do atraso injustificado, conforme decisão abaixo... APLICAÇÃO DE MULTA CONTRA O INSS PELO DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. POSSIBILIDADE.

Como executar multa por descumprimento de ordem judicial?

EXECUÇÃO DE MULTA POR DESCUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL. Tendo a multa executada sido substancialmente reduzida em sede recursal, a execução da multa pelo valor inicialmente fixado deve ser extinta, permitindo-se, contudo, que a parte exequente promova nova execução, obedecido o valor estabelecido para a penalidade.

Pode executar astreintes?

É correta a instauração de procedimento próprio para executar a decisão que fixa astreintes no processo principal, na forma do art. 523, § 1º, do CPC, sendo que apenas o levantamento do valor correspondente é vedado até o trânsito em julgado da sentença de mérito da qual a sanção processual seja dependente. 3.

Para quem vai a multa Astreinte?

A sujeição às astreintes ocorre tanto para os particulares como para o Poder Público, não havendo razão de direito para que desse regime sejam excluídas as pessoas jurídicas de direito público. Em suma: a multa diária cabe na decisão interlocutória de antecipação de tutela e na sentença definitiva.

Quanto tempo o INSS tem para cumprir uma ordem judicial?

Ouve-se muito que o prazo máximo é de 45 dias ou 90 dias, se for este for prorrogado, porém, a verdade, é que conforme o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), o prazo de 45 dias é para o INSS implantar o benefício, ou seja, para começar a pagar efetivamente os valores ao segurado após o pedido já ter ...

O que acontece se o INSS não implanta o benefício?

Cabível a imposição de multa ao INSS por atraso na implantação de benefício concedido judicialmente, a qual deve ser fixada em 1/30 do valor mensal a ser recebido.

Quando o INSS não recorre a decisão do juiz?

Há ainda uma tolerância de 60 dias prevista em lei federal, que costuma ser respeitada pelos juízes na hora de aceitar ação contra o órgão. ... Do contrário, o segurado corre o risco de ter o pedido recusado pelo juiz, que vai alegar que o INSS está dentro do prazo de resposta e não houve negativa do benefício.

Quanto tempo demora uma liminar de urgência?

O pedido de liminar costuma ser analisado rapidamente pelo juiz responsável, levando, em média, dois dias para ser atendido, virando uma decisão.

Quem recebe o valor da multa por descumprimento de liminar?

§ 5º O valor da multa será devido ao exequente até o montante equivalente ao valor da obrigação, destinando-se o excedente à unidade da Federação onde se situa o juízo no qual tramita o processo ou à União, sendo inscrito como dívida ativa.

Como se consuma o crime de desacato?

Consuma-se, portanto, no momento em que o agente pratica qualquer ato por meio de palavras, gestos, ameaça, vias de fato, agressão física com lesão corporal, bem como qualquer outro meio indicativo da finalidade de desacatar o funcionário público no exercício da função ou em razão dela.

O que não é desacato?

O ato de xingar policial militar no exercício das funções não caracteriza o crime de desacato, quando ausente o dolo específico de denegrir ou de menosprezar funcionário público ou a Administração. Na hipótese, o réu foi abordado por policiais militares, enquanto conduzia sua motocicleta.

O que constitui um crime de desacato de autoridade e de um exemplo?

A doutrina brasileira tradicional tipifica o crime de desacato como o ato de desrespeitar, ofender ou menoscabar funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Segundo a doutrina, tal conduta pode manifestar-se por palavras, gritos, gestos, escritos ou vias de fato quando presente o funcionário público.

Como saber se o INSS implantou meu benefício judicial?

Nestes casos, você deve entrar no site do Tribunal de Justiça do seu respectivo estado e fazer o mesmo procedimento de consulta processual pelo seu nome ou pelo número de processo.

Quanto tempo o INSS tem para responder uma intimação?

O INSS tem 45 dias para dar uma resposta nos pedidos de aposentadoria ou pensão, mas demora 6 meses ou mais (saiba mais aqui).

O que acontece depois do cumprimento de exigência do INSS?

O cumprimento de Exigência tem um prazo estabelecido de 30 dias, caso este prazo não for cumprido e o segurado não der nenhum retorno para o INSS, automaticamente o requerimento é cancelado.

Para quem vai às astreintes?

Astreintes são devidas apenas ao credor da obrigação e não podem ser divididas com o Estado. Não há lacuna legal suficiente para destinar, mesmo parcialmente, as astreintes para o Estado e não ao credor da obrigação.

Quem recebe a multa judicial?

São as chamadas astreintes. O juiz atuante no caso determinará que a obrigação seja cumprida no prazo entendido como razoável e assim, cabe ao devedor se esforçar para desempenhar o serviço, pagar o valor, entregar o bem, ou cumprir a obrigação no prazo estipulado.

É possível que o juiz após o devedor já ter descumprido a multa fixada reduza o seu valor?

O juiz pode reduzir valor da multa por descumprimento de decisão judicial quando percebe que o montante gera enriquecimento indevido.

Artigo anterior
Quantos carros tem NFS Heat?
Artigo seguinte
Quanto pago de imposto para importar dos EUA?