Qual a pena dos crimes tentados?

Perguntado por: Vítor César Moura de Silva  |  Última atualização: 6. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (46 avaliações)

Os crimes tentados podem ter a mesma pena dos consumados, a depender do grau alcançado no “iter criminis” A tentativa, em regra, faz com que a pena correspondente ao crime consumado seja diminuída de um a dois terços, a depender do iter criminis percorrido (art. 14, parágrafo único, do Código Penal).

Qual é a pena para o crime tentado?

II – tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

Como calcular a pena de um crime tentado?

Como se pode verificar do parágrafo único do artigo 14, a pena de tentativa é punida com a pena correspondente ao crime consumado, sendo a essa pena aplicada a redução de 1 a 2/3.

Quais são os tipos de crime tentado?

Espécies de tentativa: Tentativa perfeita ou acabada ou crime falho: quando o agente faz TODOS OS ATOS executórios, porém não consegue consumar por circunstâncias alheias a sua vontade. Tentativa imperfeita ou inacabada: INICIADOS OS ATOS executórios, o agente não consegue esgotá-lo.

Qual a consequência jurídica em um crime tentado?

14, inciso II do Código Penal, a tentativa de crime restaria impune. Portanto, trata-se da norma penal que estende a punição do delito aos casos em que o agente tenta consumar o crime, mas não consegue por circunstâncias alheias à sua vontade.

Tentativa (Direito Penal): Resumo Completo

24 questões relacionadas encontradas

Qual é a pena mínima para tentativa de homicídio?

No Brasil, a tentativa de homicídio é regida pelo Código Penal Brasileiro, especificamente pelo artigo 121. Este artigo estabelece que a pena aplicada ao crime de homicídio tentado varia entre 6 e 20 anos de reclusão, combinado com a redação que trata da Tentativa (diminuição de um a dois terços da pena).

O que é considerado crime tentado?

O relator, ministro Ribeiro Dantas, destacou que, segundo o artigo 14, II, do Código Penal, o crime é considerado tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

Qual a natureza jurídica do crime tentado?

O crime tentado, previsto no inciso II, do art. 14 do Código Penal tem lugar quando, iniciado o iter criminis, a consumação não ocorrer por circunstâncias alheias à vontade do agente. A tentativa é um delito incompleto, mas de uma tipicidade subjetiva completa.

Quais os crimes que não cabe tentativa?

É o que veremos a seguir:
  • 1) Crimes Culposos:
  • 2) Crimes preterdolosos:
  • 3) Crimes omissivos próprios:
  • 7) Contravenções Penais:

Que tipo de crime não admite a tentativa?

Crimes preterdolosos são aqueles em que há dolo no antecedente e culpa no conseqüente. Ex. lesão corporal seguida de morte. Havendo culpa no resultado mais grave, o crime não admite tentativa.

O que configura crime de tentativa?

Para que haja a tentativa, são necessári- os dois elementos: 1º) atos de execução 2º) não-consumação do crime por cir- cunstâncias alheias à vontade do agente.

Tem fiança para tentativa de homicídio?

É possível aplicar a fiança para um caso de homicídio? A resposta é que na maioria das vezes sim, é possível aplicar uma fiança, pois o homicídio em geral é crime afiançável.

Como o juiz calcula a pena de um condenado?

O cálculo da pena consiste em determinar o ICP – Início do Cumprimento da Pena com base na pena aplicada pelo Juiz da condenação, além de registrar todos os eventos que porventura tenham sido admitidos para aquele réu, por exemplo, remição, falta grave, interrupção, comutação etc, prevendo assim o TCP – Término do ...

Quais são os tipos de tentativa?

Vejamos abaixo os tipos de tentativa: Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. Ex.: Ao atirar, as balas se desviaram da vítima. Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito.

Qual a teoria adotada para a tentativa?

O Código Penal adota a teoria objetiva como fundamento para a punição do crime tentado.

Qual o artigo da tentativa?

Pena da Tentativa

Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuida de um a dois terços. Art. 13 O agente que, voluntariamente, desiste da consumação do crime ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.

Como se pune a tentativa?

II – tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Parágrafo único – Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.

O que é tentativa branca e vermelha?

A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo queporém o crime não chega a ser consumado.

É possível a tentativa de crime culposo?

“Os crimes culposos não admitem a tentativa. O crime culposo não tem existência real sem o resultado. Há crime culposo quando o agente não quer nem assume o risco da produção de um resultado, previsível, mas que mesmo assim ele ocorre.

Qual a diferença entre crime tentado é crime impossível?

Ocorre que o ponto fulcral que diferencia os dois institutos é que na tentativa o resultado não alcançado era possível de acontecer, enquanto no crime impossível o resultado era impossível de ser alcançado, seja pela absoluta ineficácia do meio, ou pela absoluta impropriedade do objeto material.

Quando se consuma a tentativa?

A tentativa é uma causa obrigatória de diminuição de pena, de modo que o juiz está vinculado a esta redução, sob pena de nulidade processual. consumação. Nessa fase, o agente tem a idéia de praticar o delito, o evento, mas não sai do plano das idéias. Não se pune em direito penal a cogitação do crime.

O que é uma tentativa branca?

A tentativa incruenta, também chamada de branca, acontece quando o objeto material (pessoa ou coisa) não é atingido. Por exemplo, quando, no crime de homicídio, um golpe de faca é desferido, mas não atinge o corpo da vítima, não gerando lesão efetiva, palpável à integridade corporal do ofendido.

Qual o crime mais grave do Código Penal?

A conduta prevista no artigo 121 do Código Penal, “matar alguém”, nomeada de homicídio simples, pode ser marcada no caso prático por circunstâncias que agravam ou qualificam o homicídio. Além disso, a lei penal estipula pena maior para o crime mais grave.

Quem julga crime de tentativa de homicídio?

Acusado de crime deve ser levado a Júri Popular

Se ficarem comprovados os indícios de autoria de tentativa de homicídio, a matéria deve ser apreciada pelo juiz natural dos crimes dolosos contra a vida — o Tribunal do Júri.

Qual é o crime mais grave do Brasil?

Segundo a legislação brasileira, o pior tipo de crime é o homicídio qualificado. Os assassinatos qualificados são os homicídios realizados com veneno, explosão, dissimulação ou traição, conforme alguns exemplos do Código Penal brasileiro.

Artigo anterior
Qual a melhor forma de lidar com pessoas introspectivas?
Artigo seguinte
Qual o WhatsApp do Ponto Frio?