Qual a Patogenese da doença periodontal?

Perguntado por: David Samuel Tavares  |  Última atualização: 19. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

Introduction: Periodontal disease is characterized by a disturbance of the microbiota present in the oral environment, causing an immune response in the individual, thus affecting the protection and support tissues of the periodontium.

Quais os estágios da patogênese da doença periodontal?

Estágios da patogênese da doença periodontal
  • Lesão inicial. ...
  • Lesão precoce. ...
  • Lesão estabelecida. ...
  • Lesão avançada.

Quais os patógenos mais comuns na doença periodontal?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Qual a etiologia da doença periodontal?

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Quais os mecanismos que estão envolvidos na repercussão sistêmica das doenças periodontais?

Vários mecanismos estão envolvidos na fisiopatologia da DP associada ao DM: produção de produtos de glicosilação avançada, deficiente resposta imune, herança de determinados polimorfismos genéticos, alterações dos vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e composição salivar.

Patogênese da Doença Periodontal: Novos Conceitos

15 questões relacionadas encontradas

Quais as doenças sistêmicas que podem ser associadas com a doença periodontal?

“Existe uma relação, comprovada cientificamente da doença periodontal com diversas outras doenças do corpo, ditas como sistêmicas. Dentre elas podemos destacar a diabetes, problemas cardiovasculares e o estresse”, explica o periodontista Clébio Ferreira.

Quais são os tipos de doenças periodontais?

Tipos de periodontite
  • Periodontite crônica. ...
  • Periodontite agressiva. ...
  • Doença periodontal avançada. ...
  • Boa higiene bucal. ...
  • Visitas odontológicas regulares. ...
  • Cirurgia de retalho periodontal (cirurgia de redução de bolsa) ...
  • Enxertos de tecidos moles. ...
  • Enxerto ósseo.

Quais são os aspectos clínicos da doença periodontal?

As características clínicas incluem perda de inser- ção conjuntiva, perda óssea alveolar, formação de bolsa periodontal e inflamação gengival.

Quais são os fatores predisponentes da doença periodontal?

Causas e fatores de risco da periodontite
  • Gengivite.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar.
  • Tabagismo.
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
  • Diabetes.

É um fator modificador da doença periodontal?

O Fumo Como Fator Modificador da Doença Periodontal.

O que é doença periodontal quais são suas complicações?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

O que é cárie e doença periodontal?

Tanto a doença da gengiva quanto cárie têm início na formação da “placa bacteriana”. A placa bacteria é um dos resultados de uma má higiêne bucal, falta de uso de fio dental, escovação inadequada e com pouca freqüência são algumas caracteristicas.

Quais características dos microrganismos causadores da doença periodontal?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Como ocorre a destruição periodontal quando há transição da gengivite para a periodontite?

Quando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente.

O que é patogênese?

Significado de Patogênese

substantivo feminino Parte da patologia que se dedica ao estudo detalhado dos modos pelos quais uma doença evoluiu, se desenvolve; patogenia.

Quais são os fatores indicadores de risco para o desenvolvimento de uma lesão Endo periodontal?

(2013), os principais fatores a serem considerados para tratamento adequado das lesões endo-periodontais, são a vitalidade pulpar e o tipo e a extensão do defeito periodontal. O diagnóstico da lesão endodôntica primária e da lesão periodontal primária geralmente não apresenta dificuldade clínica.

São considerados fatores sistêmicos associados a gengivite?

Doenças gengivais modificadas por fatores sistêmicos:

1-Associadas ao sistema endócrino: pode exacerbar a gengivite devido a alterações na resposta inflamatória gengival na presença de placa.

O que são fatores Retentivos de biofilme?

O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, embora outros possam estar presentes, como: lesões de cárie, raízes residuais, restaurações e próteses mal adaptadas, os quais podem facilitar o acúmulo de biofilme, o que torna sua remoção necessária através de adequada ras- pagem e profilaxia dental supragengival, ...

Qual o primeiro sinal clínico da doença periodontal?

Gengiva inchada, vermelha ou sangrando

A gengivite é uma doença periodontal em estágio inicial que, se tratada precocemente, pode ser facilmente revertida. Seus principais sintomas são a vermelhidão, inchaço e sangramentos eventuais.

Quais são os três principais parâmetros clínicos periodontais considerados durante a realização do exame periodontal?

Na sondagem são avaliados os parâmetros clínicos periodontais: profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e nível gengival.

Quais os aspectos relevantes ao realizar o exame periodontal?

O exame e a avaliação do periodonto durante o exame clínico periodontal devem incluir: reconhecimento dos sinais clínicos da inflamação; presença de fatores etiológicos e avaliação da higiene bucal; extensão dos danos causados às estruturas periodontais, problemas mucogengivais e, enfim, avaliação oclusal.

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

Como saber se a periodontite está avançada?

Sinais e sintomas.

✓ perda óssea severa; ✓ exposição das raízes dentárias; ✓ retração gengival; ✓ mobilidade dos dentes (em alguns casos);

O que é uma doença sistêmica?

Uma doença sistêmica é, simplesmente, uma doença que afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, como nos demais casos. Um excelente exemplo é a gripe, que causa efeitos variados, como problemas de respiração, dores musculares e de cabeça entre outros.

O que são doenças periodontais Necrosantes?

A doença periodontal necrosante é uma infecção caracterizada por necrose e ulceração das papilas interdentárias, hemorragia gengival e dor.

Artigo anterior
Qual foi o motivo da Primeira Guerra Mundial?
Artigo seguinte
Qual é a raiz cúbica de 343?