Qual a parte geral do Direito Penal?

Perguntado por: Melissa Teresa de Pinho  |  Última atualização: 18. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

Os oito títulos da Parte Geral são: I — Da aplicação da lei penal; II — Do crime; III — Da imputabilidade penal; IV — Do concurso de pessoas; V — Das penas; VI — Das medidas de segurança; VII — Da ação penal; VIII — Da extinção da punibilidade.

Qual é a parte especial do Direito Penal?

RESUMO: Na estrutura do Direito Penal, a parte especial compreende a análise dos tipos Penais, que se compões da objetividade jurídica, sujeito ativo, sujeito passivo, elementos objetivos e subjetivos, classificação, Pena e ação Penal. São vários aspectos a serem valorizados segundo a Teoria Geral do Delito.

Quais são os princípios básicos do Direito Penal?

Princípios do Direito Penal
  • Princípio da legalidade. ...
  • Princípio da exclusiva proteção de bens jurídicos. ...
  • Princípio da intervenção mínima. ...
  • Princípio da ofensividade. ...
  • Princípio da responsabilidade pessoal do agente. ...
  • Princípio da culpabilidade. ...
  • Princípio da adequação social. ...
  • Princípio da insignificância ou bagatela.

O que se estuda no Direito Penal?

O direito penal é o ramo do direito público que tem como objetivo a regulamentação do poder punitivo do Estado, através da interpretação e aplicação do conjunto normativo criado pelo legislador para definir quais ações são consideradas criminosas, ou que configuram um delito.

Quais são as áreas do Direito Penal?

Algumas das disciplinas estudadas na faculdade de Direito Penal incluem: Direito Penal I, II e III, Teoria do Crime, Teoria da Pena, Direito Processual Penal, Medicina Legal, Criminologia, entre outras.

Que país é esse?

15 questões relacionadas encontradas

O que é a área penal?

A área de Direito Criminal ou Direito Penal é dedicada principalmente à realização de defesas contra acusações de prática de crime contra pessoas físicas e/ou jurídicas, tanto em esfera estadual quanto federal.

O que é área penal?

Área penal - Conhecida como grande área, é a região onde o goleiro pode segurar a bola com a mão e determinar a cobrança de pênalti, no caso de falta de um defensor sobre o adversário. Tem um comprimento de 16,5 m da linha de fundo até o seu fim.

Qual é a diferença entre Direito Penal e Direito Criminal?

Direito Criminal é expressão ligada a fato negativo do direito, que é o delito; enquanto Direito Penal se liga a fato positivo, que é a pena. O crime se opõe ao direito e, por sua vez, a pena, opondo-se ao crime, reafirma o direito.

Quais são os 10 principais artigos do Código Penal?

Código Penal Comentado: principais artigos
  • 171 do Código Penal – Estelionato. ...
  • 157 do Código Penal – Roubo. ...
  • 121 do Código Penal – Homicídio. ...
  • 129 do Código Penal – Lesões Corporais. ...
  • 133 do Código Penal – Abandono de Incapaz. ...
  • 135 do Código Penal – Omissão de socorro. ...
  • 138 do Código Penal – Crimes contra a honra.

O que é Direito Penal e qual a sua função?

O Direito Penal possui uma função, que por meio de uma sanção criminal, previne a reiteração de condutas criminosas no meio social e protege a comunidade das transgressões que eventualmente lesionam bens jurídicos essenciais à manutenção da vida em harmonia.

O que significa uma infração penal?

Termo : “Infração penal”

Ato ou omissão que viola as leis penais, resultando na aplicação de penalidades como multas, detenção, reclusão, entre outras, após a devida investigação e processo criminal.

Quais são os crimes comuns?

Crimes comuns ou gerais: são aqueles que podem ser praticados por qualquer pessoa. O tipo penal não exige, em relação ao sujeito ativo, nenhuma condição especial. Exemplos: homicídio, furto, extorsão mediante sequestro, crimes contra a honra, etc.

Como o Código Civil é dividido?

É dividido em duas partes: a Parte Geral e a Parte Especial. A Parte Geral possui três livros, sendo: das Pessoas, dos Bens e dos Fatos Jurídicos. Já a Parte Especial possui cinco: das Obrigações, Direito de Empresa, Direito das Coisas, Direito de Família e Direito das Sucessões.

O que é Consumação e tentativa?

Art. 14 - Diz-se o crime: Crime consumado I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O que significa o 7 no crime?

"7 no crime" é uma expressão popular que surgiu no contexto do crime organizado. Ela é usada para se referir a uma pessoa que é considerada leal e confiável dentro de uma organização criminosa.

O que é o 7 no crime?

Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Quais os 4 elementos que compõem o crime?

Seus elementos são o fato típico, a ilicitude, a culpabilidade e a punibilidade. Vale ressaltar que a punibilidade, de acordo com grande parte da doutrina, não deve ser considerada característica do crime, mas sim o resultado do delito, uma vez que pela ação danosa se tem a punição.

Como se referir ao Código Penal?

Contudo, atualmente a legislação adota a denominação “Direito Penal”, como se nota pelo Decreto-Lei nº 2.848/40 (Código Penal), e pela prórpia Constituição Federal, que usa essa terminologia em seu seu artigo 22, inciso I.

Quem faz as leis do Código Penal?

Consoante ensinamento do professor Luiz Flávio Gomes, somente o Estado está autorizado a legislar sobre Direito Penal. Ele é o único titular do ius puniendi, logo, cabe a ele a produção material do Direito Penal Objetivo (ou seja, cabe ao Estado a criação das normas que compõem o ordenamento jurídico-penal).

Qual é a natureza jurídica do Direito Penal?

Atenção: O Direito Penal é um ramo do Direito Público, por ser composto de regras indisponíveis e obrigatoriamente impostas a todas as pessoas, sendo o Estado o titular exclusivo do jus puniendi e sujeito passivo nas relações jurídico-penais.

Como é dividido o processo penal?

Fases do processo criminal e a devida atuação técnica.
  1. 1) Fase Investigativa: ...
  2. 2) Audiência de Custódia: ...
  3. 3) Denúncia: ...
  4. 4) Recebimento da Denúncia: ...
  5. 5) 1ª Defesa Técnica: Resposta à acusação: ...
  6. 6) Audiência de Instrução e Julgamento: ...
  7. 7) Alegações Finais: ...
  8. 8) Sentença: Encerra-se o procedimento em 1ª instância:

Quem faz a ação penal?

A ação é penal pública quando os crimes têm reflexos na sociedade, por isso o próprio Estado (Poder Judiciário) tem interesse na sua punição e repressão. Nesse caso, ele vai agir por intermédio do Ministério Público.

Qual é a distância do pênalti?

No campo de futebol, dentro da grande área, há uma marca a 11 metros do ponto médio da linha do gol, para que seja feita a cobrança de uma falta chamada "pênalti".

Quais são os tipos de Direito?

Quantas áreas de Direito existem?
  • Direito Civil.
  • Direito Ambiental.
  • Direito Empresarial.
  • Direito da Tecnologia da Informação.
  • Direito do Consumidor.
  • Direito Contratual.
  • Direito Penal.
  • Direito Trabalhista.

Qual a origem do penal?

O movimento criminológico do direito penal teve como seu pioneiro o médico psiquiatra, italiano, e professor de Turim César Lombroso, que publicou o livro L'Womo delinqüente studiato in rapporto, all'antropologia, allamedicina legale e alle discipline carcerarie, onde expôs suas teorias e possibilitou a evolução das ...

Artigo anterior
Qual a plantação que dá mais lucro?
Artigo seguinte
Porque a polinização é benéfica ao ambiente?