Qual a palavra certa existe ou existe?

Perguntado por: Benjamim Artur de Matos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

Existe e existem estão corretas e devem ser utilizadas de acordo com o sujeito da frase. As formas existe e existem estão corretas. Correspondem ao verbo existir na 3ª pessoa do singular e na 3ª pessoa do plural, respectivamente. O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1.

Qual é o correto existem ou existe?

As duas formas estão corretas.

O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical.

Que existe ou que existem?

Existam vem do verbo existir. O mesmo que: subsistam, vivam, estejam, permaneçam.

Pode existir ou podem existir?

Só um detalhe: o verbo "existir" é pessoal, e não impessoal. Quer dizer que fica no singular ou no plural, dependendo do sujeito: existe político desonesto, existem políticos desonestos, pode existir político desonesto, podem existir políticos desonestos.

Como usar o verbo haver no sentido de existir?

Se o verbo “haver” tiver empregado no passado, com o sentido de “existir” ou “acontecer”, ele passa a ser impessoal e, por isso, pode ser usado somente no singular e sem o sujeito. Nesse caso, a flexão verbal “houveram” não existe.

TRAGO OU TRAZIDO? Qual a forma correta?

37 questões relacionadas encontradas

Deve haver ou deve existir?

Quando o verbo “haver” aparece acompanhado de um verbo auxiliar, este assume o comportamento impessoal, permanecendo no singular. É por isso que dizemos “Deve haver indícios de fraude”, “Pode ter havido casos semelhantes”, “Vai haver reações”, “Tinha havido exposições”, “Há de haver pessoas honestas” etc.

Quando se conjuga o verbo haver?

Quando utilizado com sentido de existir ou quando indica tempo decorrido, o verbo haver é um verbo impessoal, sem sujeito, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular.

Pode haver plural?

E agora? O verbo haver, quando seu sentido é de existir, é um verbo impessoal. Isso quer dizer que seu uso será sempre no singular, independentemente se o que vem a seguir está no plural.

Pode ser ou pode ser?

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

Pode ou podem faltar?

duas ALUNAS para fazer este trabalho. / PODEM FALTAR (e não pode faltar...) algumas AULAS para o término deste curso. / PODEM ACONTECER (e não pode acontecer...) alguns IMPREVISTOS durante a cirurgia.

Como se escreve existem ou existe?

Significado de Existiram

Existiram vem do verbo existir. O mesmo que: subsistiram, viveram, estiveram, permaneceram.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual a diferença entre existe e há?

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. ... Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir. Exemplo: - Há (existe) um modo mais fácil de fazer esse cálculo.

Quantas existem ou existe?

As formas existe e existem estão corretas. Correspondem ao verbo existir na 3ª pessoa do singular e na 3ª pessoa do plural, respectivamente.

Quais são os verbos existentes?

Lista de Verbos (5000 verbos em Português) - Conjugação de Verbos.

Pode e podem Como usar?

Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”. “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”

Deve de ser ou deve ser?

A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.

Devia ser ou deveria ser?

Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Deve haver no plural?

Em ambas as frases, o plural dos verbos “poder” e “dever” está errado. Isso porque “haver”, com sentido de “existir” ou “ocorrer”, é um verbo impessoal e não deve ser usado no plural.

Quando o verbo Haber é utilizado no plural?

Perceba que, assim como no português, o verbo “haber” fica igual mesmo quando o substantivo que vem a seguir está no plural. O verbo poderá mudar, e de fato muda, mas somente quando se tratar do tempo verbal do passado ou outros tempos verbais, por exemplo: Hubo un problema ayer y yo no lo pude resolver.

Pode haver muitas ou podem haver muitas?

'Pode haver' ou 'Podem haver'?

A primeira forma é a correta. “Haver”, com sentido de existir, é impessoal, isto é, fica no singular porque não há um sujeito para que se tenha uma concordância (“há erros”). O mesmo vale para as locuções formadas com “haver”, como “pode haver” e “deve haver” (“pode haver erros”).

Como conjugar o verbo houveram?

No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.

Que verbo poderia substituir o verbo haver?

Um exemplo muito famoso de verbo impessoal é haver, com o sentido de existir, ocorrer ou acontecer. É possível, portanto, substituir “existiam”, na oração 1, por haver.

Deve e Haver na contabilidade?

Sendo assim, nas páginas do livro Caixa, onde constam as expressões DÉBITO e CRÉDITO, são lançados, respectivamente, os recebimentos e os pagamentos. Contudo o débito pode ser substituído pela expressão DEVE e o crédito por HAVER.

Deve haver outros ou devem haver outros?

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

Artigo anterior
Quanto de bitcoin já foi minerado?
Artigo seguinte
Quais fatores devemos considerar ao escolhermos um processador?