Qual a origem do solo argiloso?

Perguntado por: Catarina Lia Leal de Almeida  |  Última atualização: 13. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

Vale dizer que os solos argilosos são desenvolvidos a partir das rochas ígneas e metamórficas, quando se fala em Planalto Atlântico, ou de rochas sedimentares finas nas demais regiões. Uma vez que suportavam florestas em sua origem, as condições de relevo em que ocorrem são bastante variáveis.

Qual é a origem do solo?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

O que deixa o solo argiloso?

Solo argiloso é um tipo de solo composto por argila, alumínio e ferro.

O que é solo argiloso resposta?

Os tipos de solos mais comuns são: Solos argilosos: possuem uma grande quantidade de água na sua composição, sendo típicos de regiões bastante úmidas. Esses solos geralmente possuem uma textura fina. A argila é um dos sedimentos mais importantes na formação desse tipo de solo.

Quais são os tipos de solos argilosos?

Tipos de solo argiloso no Brasil
  1. 1 – Argissolo. Encontrado em praticamente 25% da superfície do território brasileiro, o Argissolo possui maior teor de argila nos horizontes superiores, tendo como presenças dominantes argilas de atividade baixa ou óxidos.
  2. 2 – Chernossolo. ...
  3. 3 – Nitossolo. ...
  4. 4 – Vertissolo.

Você conhece os tipos de solo? Super resumo em 3 minutos!

19 questões relacionadas encontradas

Como é formado o argissolos?

No caso dos Argissolos, os principais fatores de formação são relevo e clima. São caracterizados pelo aumento no conteúdo de argila em profundidade e ocorrem predominantemente nos terços superior e médio da paisagem em condições de relevo suave ondulado e ondulado.

Qual o solo mais argiloso?

Argissolo. O solo mais argiloso encontrado no território brasileiro é o argissolo. Solo com maior teor de argila nos horizontes superiores, com presença predominante de argilas de atividade baixa (caulinita) e/ou óxidos. Aproximadamente em 25% da superfície do território brasileiro se encontra esse tipo de solo.

Como se chama os 4 tipos de solo?

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Porque o solo argiloso tem mais água?

Sob um mesmo valor de potencial matricial, um solo de textura argilosa possui maior superfície específica de partículas, maior porosidade, menor densidade e, consequentemente, maior retenção de água, do que um solo de textura arenosa.

Qual o pH do solo argiloso?

Os Argissolos Amarelos apresentam diferentes profundidades e texturas, geralmente são areno-argilosos, de moderados a mal drenados, com pH oscilando entre 5,5-6,8.

Como saber se a terra é argilosa?

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

Qual a importância da argila no solo?

A atividade da argila influencia a retenção de água dos solos e de nutrientes para as plantas. É responsável, em parte, pela coesão e adesão das partículas dos solos, refletidas na consistência do solo, importante para o manejo, principalmente quanto ao uso de máquinas no preparo do solo.

Quem dá origem ao solo?

Os solos se desenvolvem por meio do intemperismo das rochas. Eles são formados por minerais, matéria orgânica, ar e água e são importantes para o equilíbrio do meio ambiente. O solo corresponde à camada de material orgânico e fragmentos de rocha alterados que reveste a litosfera terrestre.

Quais são os tipos de solo quanto à origem?

1.3 Classificação dos solos quanto à sua origem

Quanto à sua formação, podemos classificar os solos em três grupos principais: solos residuais, solos sedimentares e solos orgânicos.

Quem é o dono do solo?

O proprietário do solo e seus direitos na pesquisa e exploração de minerais. Conforme a Constituição da República de 1988, o solo e subsolo de um terreno pertencem à União.

Qual o melhor tipo de solo?

Humoso (Orgânico) Tem como principal característica a cor escura. Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que serve como um adubo para as plantas. Dessa forma, o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.

Quais são os 7 tipos de solo?

Classificação dos solos Classificação dos solos
  • Argissolos. Solos com acúmulo de argila em subsuperfície. ...
  • Cambissolos. Solos moderadamente desenvolvidos. ...
  • Chernossolos. Solos com cor escura na superfície e alta saturação por bases. ...
  • Espodossolos. ...
  • Gleissolos. ...
  • Latossolos. ...
  • Luvissolos. ...
  • Neossolos.

Quais são os 13 tipos de solo?

As 13 classes do 1º nível categórico são: Argissolos, Cambissolos, Chernossolos, Espodossolos, Gleissolos, Latossolos, Luvissolos, Neossolos, Nitossolos, Organossolos, Planossolos, Plintossolos e Vertissolos.

Qual é o solo que predomina no Brasil?

Os latossolos são os solos mais representativos do Brasil, ocupando aproximadamente 39% da área total do País e sendo distribuídos praticamente por todo o território nacional.

O que é areia argilosa?

É importante destacar que um solo argiloso, por exemplo, também pode ter areia e silte na composição, mas a maior parte é feita de argila. Por esse motivo, é comum denominar os solos como “areia argilosa”, “argila silto-arenosa” e outras variações.

Qual é a permeabilidade do solo argiloso?

Foi possível observar-se que, com o mesmo volume de água utilizado em todos os solos, aquele que se mostrou menos permeável foi o solo argiloso, tendo-se obtido o valor de 0,0092 ml/s em 90 minutos, verificando-se que a maior parte da água ficava retida à superfície do solo.

Onde se localiza o Argissolo?

Ocorrem em maior proporção nos ambientes relacionados às rochas cristalinas das superfícies que antecedem o Planalto da Borborema, em áreas com clima menos úmido, sob floresta subcaducifólia e variação significativa de relevo. Figura 2. Ambiente de ocorrência do Argissolo Vermelho-Amarelo.

Onde tem Argissolo?

Por sua vez, os Argissolos são encontrados em sua grande maioria nos terços médio e inferior das encostas, em relevos suave ondulado e ondulado, em alguns casos, forte ondulado.

Como classificar um Argissolo?

Os Argissolos distróficos e os alíticos apresentam baixa fertilidade natural e acidez elevada e, nos casos dos alíticos, além dessas características, a presença agravante dos altos teores de alumínio. Os eutróficos são naturalmente mais ricos em elementos (bases) essenciais às plantas como cálcio, magnésio e potássio.

Artigo anterior
Qual é o tamanho de um acaro?
Artigo seguinte
Por que o tatu-galinha tem esse nome?