Qual a origem da manufatura enxuta?

Perguntado por: Samuel Azevedo Freitas  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

O conceito de manufatura enxuta, utilizado para o atendimento intrafirma do Programa B+P, e originalmente desenvolvido pela Toyota Motor Company, foi adotado por empresas da indústria automobilística japonesa a partir dos anos 1950.

Quem desenvolveu a manufatura enxuta?

O “pai” da manufatura enxuta foi o engenheiro Taiichi Ohno, da montadora Toyota. Por isso, o método também é conhecido como Sistema Toyota de Produção.

Qual a origem do Lean Manufacturing?

A filosofia Lean surgiu no Japão. Seu criador foi Taiichi Ohno, engenheiro e chefe de produção da Toyota no período posterior à Segunda Guerra Mundial.

Como aplicar a manufatura enxuta?

Como implementar a manufatura enxuta?
  1. Valor. A primeira etapa do Lean Manufacturing é entender como funciona cada um dos processos atuais. ...
  2. Fluxo de valor. ...
  3. Fluxo contínuo. ...
  4. Ponto de partida. ...
  5. Gestão de melhoria contínua.

Como funciona o sistema de produção enxuta?

Produção enxuta é, formalmente, toda produção realizada sem desperdícios. Entretanto, como tradução de “Lean Manufacturing” do inglês, é usado para designar princípios e técnicas produtivas que visam a melhoria contínua.

LEAN MANUFACTURING (Manufatura Enxuta) | Conheça os 8 Principais Tipos de Desperdícios

27 questões relacionadas encontradas

Quando surgiu a produção enxuta?

Conceituando a Produção Enxuta

O modelo de produção surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, devido à necessidade dos japoneses reconstruírem o país por meios eficientes, de forma rápida e sem desperdícios.

Quais são as características da produção enxuta?

Em outras palavras, a Produção Enxuta visa a eliminação progressiva do desperdício, pelo fluxo contínuo com que os processos produtivos ocorrem, pela produção segundo a demanda do cliente, no tempo e na quantidade por este estabelecidos e, por fim, pela relação próxima e de parceria com fornecedores.

Qual a importância da produção enxuta?

A abordagem da Produção Enxuta contribui para as melhorias na produção de produtos, eliminação de desperdícios, reduzindo custos ao mesmo tempo em que agrega valor ao cliente, trazendo a uma vantagem competitiva frente ao mercado mundial.

Quais são os tipos de manufatura?

Existem muitos tipos de setores de manufatura, incluindo a manufatura industrial, a manufatura automotiva, a manufatura de produtos eletrônicos de consumo, a manufatura de produtos químicos e a manufatura de alimentos e bebidas.

Quais são os benefícios da produção enxuta?

Assim, por meio de práticas de produção enxuta, as empresas se organizam de forma a identificar com mais facilidade “gargalos” de produção, eliminando desperdícios. Como resultado, aumenta sua produtividade, sem que seja necessário gastar mais.

O que é sistema enxuto?

Em tradução livre, Lean System significa "sistema enxuto", pois busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade. O sistema de produção viabiliza agilidade, flexibilidade, inovação e eficiência.

Quais são os 7 desperdícios?

A teoria Lean descreve 7 áreas principais onde você pode identificar atividades de Muda, mais conhecidas como os sete desperdícios do Lean.
  1. Transporte. ...
  2. Inventário. ...
  3. Movimentação. ...
  4. Espera. ...
  5. Produção excessiva. ...
  6. Processamento excessivo. ...
  7. Defeitos.

O que é um pensamento enxuto?

O conceito do Pensamento Enxuto – ou Lean Thinking – baseia-se em desenvolver as pessoas por meio de soluções de problemas. É uma filosofia de pensamento que busca reduzir o desperdício, otimizar recursos produzindo mais e melhor.

Qual a origem da manufatura?

A manufatura surgiu para atender a demanda que o artesanato não conseguiu contemplar, dado seu ritmo de produção. Aqui, já eram utilizadas máquinas manuais para a produção e o trabalho era feito em grupo, de forma organizada, com divisão das tarefas e com horários estabelecidos.

Quais são os pilares da produção enxuta?

Segundo Oliveira (2012) os pilares da produção enxuta são Automação e Just in time. Sendo que a automação evita as perdas e desperdícios e o just in time faz com que os recursos estejam na hora certa no lugar certo, reduzindo as transições e estoques.

Quais são os três principais fluxos de manufatura?

O fluxo dos equipamentos; O fluxo de informação; O fluxo da engenharia.

Qual é a principal característica da manufatura?

A manufatura se caracteriza pela transformação de insumos em produtos para o uso cotidiano, podendo ser feito de forma manual (artesanato) ou automatizada.

O que caracteriza a manufatura?

Manufatura é o processo de produção em massa de bens físicos por meio de técnicas de produção em série, geralmente realizadas em fábricas ou plantas industriais. Envolve a combinação de trabalho humano, máquinas, ferramentas e processos automatizados para transformar matérias-primas em produtos acabados.

Qual o objetivo da manufatura enxuta?

Os objetivos básicos da manufatura enxuta são reduzir os desperdícios do sistema de produção, ter maior qualidade dos produtos, diminuir o tempo de entrega dos produtos aos clientes, com menor número de defeitos e, ainda, estabelecer um processo de inovação incremental contínuo.

O que é ser enxuta?

Diz-se de pessoa que sem ser magra nada tem de gorda.

Quais as desvantagens da produção enxuta?

movimentos desnecessários; defeito no produto e, consequentemente, retrabalho; alto tempo de espera a cada processo, caracterizado pela inoperância de funcionários, máquinas e outros recursos; e. baixo conhecimento intelectual e de habilidades.

Qual a dificuldade encontrada no uso do sistema de produção enxuta?

Falta ou nível insuficiente de conhecimento; inaptidão de aprender com os erros; e necessidade de conhecimento das ferramentas 5S, TPM, Kaizen dentre outras.

Quais os objetivos da logística enxuta?

A aplicação da metodologia enxuta em um sistema logístico tem o objetivo de simplificar esses processos, através da identificação do que agrega ou não valor, buscando sempre minimizar custos com a redução e/ou eliminação de desperdícios e ao mesmo tempo maximizar o valor agregado ao cliente.

Por que a manufatura enxuta enfatiza a importância do fluxo contínuo de valor?

Através do fluxo contínuo há uma drástica redução na fila de espera, permitindo que a empresa passe a produzir de acordo com o volume e com o ritmo da demanda. Sendo assim, o fluxo contínuo colabora para a redução das etapas, de tempo e de todo o esforço desnecessário despendido em um processo produtivo.

Artigo anterior
Quais são as mudanças na educação?
Artigo seguinte
O que o filme Coringa nos ensina?