Qual a ordem dos pedidos na petição inicial?

Perguntado por: Victória Cardoso Leite  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

Todavia, existem recomendações já consagradas: convém agrupar os pedidos no final da petição inicial, em uma seção própria, e apresentá-los seguindo uma ordem: Pedido de Justiça gratuita; Tutela antecipada ou liminar, caso sejam necessárias; Intimação para o Ministério Público se manifestar, caso haja participação.

Qual a ordem de uma petição inicial?

  • Inicial (Evento 1.1)
  • Procuração (Evento 1.2)
  • Identidade (Evento 1.3)
  • Residência (Evento 1.4)
  • Bilhete eletrônico do voo (Evento 1.5)
  • Cartão de Embarque (Evento 1.6)
  • Documento de extravio de bagagem (Evento 1.7)

O que deve constar no pedido da petição inicial?

O pedido do autor deve ser coerente com todos os fatos e fundamentos jurídicos expostos na peça. É a conclusão do autor, após apuração dos fatos e do embasamento legal. Entre o pedido, os fatos e a lei, há de existir uma ligação lógica, pois na falta de conexão entre esses três elementos, a petição não será analisada.

Como fazer um despacho de petição inicial?

2. Despacho inicial. O despacho inicial corresponde ao primeiro momento processual em que o juiz tem contato físico com os autos do processo, após a entrada no cartório distribuidor (mais de um juízo competente na mesma comarca) ou de protocolo (único juízo na comarca) (CPC, art. 263).

Como escrever um Bom despacho?

A palavra DESPACHO (caixa-alta) será acompanhada da forma abreviada de Nº (caixa-alta), do número serial do despacho, do ano de produção com quatro dígitos e das iniciais de quem o expede. Por interesse de destaque, esse conjunto de informações, convencionalmente, aparece centra- lizado, sem negrito.

Redação da Petição Inicial - Ordem dos Pedidos.

26 questões relacionadas encontradas

Como despachar um processo?

COMO DESPACHAR COM O JUIZ NO GABINETE
  1. Ligue para a Vara, fale que precisa despachar uma petição e verifique os horários de atendimento do juiz (alguns fazem pela manhã e outros somente a tarde).
  2. Se for processo eletrônico, já junte a petição nos autos.
  3. Chegue no horário.

Quais são os três principais requisitos da petição inicial?

São os principais requisitos da petição inicial: indicar o juízo a que é dirigida; os nomes, prenomes e demais informações do autor e do réu; e o fato e fundamentos jurídicos do pedido.

O que é pedido na petição inicial?

A petição inicial, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

Qual a ordem dos documentos no processo?

Os documentos são inseridos nos processos SEI seguindo a ordem de inclusão, que é também a ordem cronológica.

Como protocolar a petição inicial?

Agora não é mais necessário dirigir-se ao balcão de atendimento do fórum para protocolar uma petição inicial ou acompanhar o andamento de um processo. Hoje, tudo é feito pelo computador, por meio do peticionamento eletrônico. A petição eletrônica tornou mais fácil o ato de protocolar.

Quais são as fases de um processo?

Etapas de um processo
  • Petição inicial. ...
  • Citação. ...
  • Réplica. ...
  • Fase probatória. ...
  • Sentença. ...
  • Recursos. ...
  • Cumprimento de sentença.

Quais os documentos necessários para anexar na petição inicial?

Em caso de petição inicial, é necessário, na aba “Processo”, pressionar o botão “Protocolar”. Para as petições intermediárias e demais documentos, a juntada é automática após a assinatura.

Como ordenar documento no sei?

Na tela '' Ordenar árvore do processo'' selecione o protocolo do documento que deseja alterar a ordem e clique nos ícones “ '' ou “ '' conforme sua a necessidade.

Qual a importância do pedido na petição inicial?

O Pedido (petitum) que é o objeto da ação é aquilo que a parte requer ao juízo por meio de uma petição inicial. Não se concebe o ingresso de alguém em juízo senão para pedir ao órgão jurisdicional uma medida, ou provimento.

Qual a diferença entre pedido e requerimento na petição inicial?

Assim, o Pedido tem relação direta com a causa de pedir, o pedido é o que se "requer" por principal, é o principal requerimento. Assim, os requerimentos tem a caracterista de serem pedidos acessórios, os pedidos que se fazem no processo para que, com a execução deles se alcance o pedido principal.

Qual a diferença entre pedidos e requerimentos?

Por outro lado, os requerimentos são todas as demais solicitações constantes da petição inicial que não constituem o pedido (é um conceito que resulta da exclusão: toda solicitação que não for pedido é requerimento).

São requisitos da petição inicial exceto?

De acordo com o Novo Código de Processo Civil de 2015, são requisitos da Petição Inicial, EXCETO:
  • O valor da causa.
  • As provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados.
  • O pedido de nova decisão.
  • A opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.

O que não pode faltar em uma petição inicial?

O que não pode faltar na elaboração de uma petição inicial

IV – o pedido com as suas especificações; V – o valor da causa; VI – as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII – a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.

Quem pode despachar com o juiz?

A verdade é que o ato de despachar com o juiz é uma prerrogativa do advogado, que se encontra no art. 7 da Lei Federal 8.906/94.

Qual o prazo para o juiz despachar um processo?

Quanto tempo o juiz pode levar para proferir o despacho? A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias. O Conselho Nacional de Justiça sugere, ainda, que o processo tenha andamento a cada 30 (trinta) dias.

É direito do advogado despachar com o juiz?

Despachar com um magistrado, expondo as peculiaridades de um caso, além de ser um direito assegurado pelo artigo 7º, VIII, da Lei 8.906/94 é a garantia de que o cidadão pode, por meio da advocacia, acessar plenamente o serviço judiciário.

Como anexar documentos na petição?

Na aba Anexar Petição/Documentos, selecione o Tipo de Documento e redija sua peça no editor de texto. Caso queira anexar documentos (ex. procuração), clique em Gravar e em Incluir anexos. Ao final, clique em Gravar e em Assinar e anexar ao processo.

Como fazer uma petição inicial passo a passo PDF?

1º MOMENTO – APRESENTAÇÃO FORMAL Como elencado acima, a apresentação formal da sua petição inicial se edifica em cinco etapas, frisando: a) cumprimento; b) apresentação / qualificação; referência ao advogado e seu endereço; c) fundamento do ajuizamento; d) identificação da ação ajuizada; e) indicação do réu.

Como inserir a petição inicial no PJE?

Para inserir uma petição e anexar documentos, siga os passos:
  1. Clique na aba “Incluir petições e documentos”;
  2. No campo “Tipo de documento”, selecione “Petição inicial”;
  3. No campo “Descrição”, insira o nome do arquivo;
  4. No campo “Número (opcional)”, insira um número para identificar melhor o seu documento, caso necessário;

Artigo anterior
Como se tornar um designer de estampas?
Artigo seguinte
Como saber quanto eu tenho de cintura?