Qual a natureza jurídica do concurso de pessoas?

Perguntado por: Melissa Carneiro  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)

Conceito: É um número plural de pessoas concorrendo para um mesmo evento criminoso, agindo todos com identidade de propósitos. NATUREZA JURÍDICA DO CONCURSO DE PESSOAS: Trata-se de norma de extensão, ampliação, norma de adequação típica indireta ou norma de adequação típica por subordinação mediata. ...

Qual a teoria adotada no concurso de pessoas?

a) teoria unitária: quando mais de um agente concorre para a prática da infração penal, mas cada um praticando conduta diversa do outro, obtendo, porém, um só resultado. Neste caso, haverá somente um delito. Assim, todos os agentes incorrem no mesmo tipo penal. Tal teoria é adotada pelo Código Penal.

Qual a natureza do concurso de agentes?

Com o estudo realizado conclui-se que o instituto concurso de agentes se trata da colaboração de duas ou mais pessoas para a prática de um crime ou contravenção penal, e que para restar devidamente caracterizado deve preencher cinco requisitos que são “pluralidade de agentes, relevância causal das condutas para a ...

Qual a natureza jurídica do concurso de agentes qual foi adotada pelo Código Penal?

2.1 - NATUREZA JURÍDICA:

Disciplina o caput do art. 29 do Código Penal que “quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade”. ... Em outras palavras, embora todos os agentes provoquem somente um resultado, cada partícipe responderá por um crime diferente.

Qual dos seguintes não é requisito do concurso de pessoas?

(A) Pluralidade de agentes e de condutas: A existência de diversos agentes, que empreendem condutas relevantes (não necessariamente iguais), é o requisito primário do concurso de pessoas. ... Se algum dos agentes praticar um ato sem eficácia causal, não haverá concurso de pessoas (ao menos no que concerne a ele).

Casamento - Conceito, Natureza Jurídica e Elementos Constitutivos

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos do concurso de pessoas?

Para haver concurso de pessoas é preciso o preenchimento de 06 requisitos: pluralidade de agentes culpáveis; pluralidade de condutas; relevância causal dessas condutas; liame subjetivo (vínculo subjetivo ou concurso de vontades); identidade da infração penal para os agentes e existência de fato punível.

É requisito para configuração de concurso de pessoas?

Para que se configure o concurso (eventual) de pessoas é indispensável a existência de requisitos de natureza objetiva e subjetiva, somados a outros que possam complementar e aperfeiçoar a prática criminosa. Concorrência de mais de uma pessoa na execução de uma infração penal.

Qual a teoria adotada pelo nosso Código Penal na definição de autor do crime?

A teoria adotada pelo nosso Código Penal é a Teoria Restritiva do autor, em que se distingue autor de partícipe, estabelecendo como critério distintivo a prática ou não de elementos do tipo. Desse modo, para ser autor, tem que concorrer para a realização do crime, praticando elementos do tipo.

Quando surgiu a nomenclatura concurso de agentes?

No Brasil, este é o pensamento adotado pelo Código Penal de 1940, conforme assinalam Mirabete e Fabbrini (2012, pág. 212), baseados na interpretação do artigo 29 do Código Penal.

O que diz o artigo 29 do Código Penal?

- Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.

Quais as modalidades de concurso de agentes?

Existem 2 grandes modalidades de concurso de pessoas: coautoria e a participação.

Quais as modalidades espécies de concurso de agentes?

Existem três teorias que dizem respeito ao concurso de agentes: A teoria pluralista, a teoria dualista e a teoria monista.

Qual a diferença de concurso formal e material?

Quantidade de ações praticadas

Assim, se a pessoa praticou mais de uma ação e essas ações resultaram em mais de um crime, estamos diante do concurso material (art. 69, CP). Se, de outro modo, ele praticou uma só ação e dessa única ação resultou em mais de um crime, o concurso será formal (art. 70, CP).

O que é o concurso de pessoas e quais suas teorias?

O concurso de pessoas ocorre quando duas ou mais pessoas concorrem para sua efetivação de um crime. ... Existem três teorias principais que tratam do concurso de pessoas: a teoria monista, dualista e pluralista. Uma dessas teorias é adotada como regra, enquanto as demais são tidas como exceção.

Qual a teoria adotada no estado de necessidade?

Teoria Unitária: Adotado pelo Código Penal, entende que o estado de necessidade é hipótese de exclusão da ilicitude quando o bem jurídico protegido é de valor maior ou igual ao bem jurídico sacrificado.. Para essa teoria, todo estado de necessidade é justificante, e não exculpante.

Qual a teoria adotada para permitir a punição do Participe?

Teoria da acessoriedade máxima.

Somente haverá a punição do partícipe se o autor tiver praticado uma conduta típica, ilícita e culpável.

Qual a diferença entre autor Co-autor e participe?

Autor é quem pratica o crime, por exemplo, no caso do homicídio, quem apertou o gatilho. Co-autoria, ocorre quando mais de uma pessoa comete o mesmo crime , no entanto, podem ter penas distintas, de acordo com o grau de participação e gravidade de seus atos para o crime. O partícipe é quem ajuda.

O que significa o artigo 580?

O artigo 580 do Código de Processo Penal preconiza que, na hipótese de concurso de agentes, a decisão do recurso interposto por um dos réus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos demais acusados.

Qual a diferença entre o crime favorecimento pessoal e concurso de agentes?

Mirabete explica que a diferença é que no favorecimento real “assegura o proveito do crime (por amizade ou em obséquio ao criminoso)” em quanto que o favorecimento pessoal “assegura a fuga, escondimento ou dissimulação do autor do crime”.

Qual a teoria do crime adotada pelo Código Penal Brasileiro?

A teoria do lugar do crime adotada no Brasil é a teoria da ubiquidade, expressa no art. 6º do CP, que dita que será considerado lugar do crime tanto o lugar da ação ou omissão quanto o lugar em que se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

São requisitos do concurso de pessoas I pluralidade de condutas?

(DPE-MA-FCC-2009) Os requisitos para a ocorrência do concurso de pessoas no cometimento de crime são: pluralidade de comportamentos, nexo de causalidade entre o comportamento do partícipe e o resultado do crime; vínculo subjetivo entre autor e partícipe e identidade do crime.

Quais os requisitos que configuram a modalidade de participação?

Requisitos para a Participação:

Há necessidade do preenchimento de dois requisitos: 1) intuito de colaborar com a conduta do autor; 2) colaboração efetiva através de um comportamento acessório em relação ao comportamento principal do autor.

São requisitos essenciais para a configuração da cooperação delitiva?

São requisitos do concurso de pessoas a pluralidade de participantes e de condutas, a relevância causal de cada conduta, o vínculo subjetivo entre os participantes e a identidade de infração penal.

Quanto ao concurso de pessoas é correto afirmar?

Em matéria de concurso de pessoas, é correto afirmar que as mesmas penas deverão ser aplicadas a todos os coautores e partícipes. É certo que, adotada, como regra, a teoria monista, todos os que concorrem para o crime incidem nas penas a este cominadas.

Qual a diferença entre crime de concurso necessário é crime de concurso eventual?

É preciso distinguir o concurso de pessoas, que é um concurso eventual, ou seja, pode ocorrer em qualquer infração penal passível de ser praticada por uma só pessoa (crimes unissubjetivos), do chamado concurso necessário. ... São chamados de crimes plurissubjetivos.

Artigo anterior
Qual é o custo de vida na Rússia?
Artigo seguinte
Quem não pode tomar vinagre de maçã?