Qual a natureza jurídica das sanções decorrentes do ato de improbidade?

Perguntado por: Tiago Marco Garcia Oliveira Fernandes  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

a) o art. 37, 4º, in fine, da Constituição, estabelece as sanções para os atos de improbidade e prevê que estas serão aplicadas de acordo com a gradação prevista em lei e 'sem prejuízo da ação penal cabível'; b) regulamentando esse dispositivo constitucional, dispõe o art.

Qual a natureza jurídica da ação de improbidade administrativa?

Natureza Jurídica da Lei de Improbidade

a) A primeira entende que os seus efeitos são de natureza administrativa e patrimonial, isto é, cível no sentido lato. b) A segunda defende que ela encerra, preponderantemente, conteúdo de Direito Penal, pelo que assim deve ser considerada.

Qual o tipo de sanção decorrente da prática de improbidade administrativa?

As sanções civis contra o ato de improbidade administrativa são (a) a perda de bens, (b) a perda da função pública, (c) a suspensão temporária dos direitos políticos, (d) o pagamento de multa civil, (e) o ressarcimento do dano, e (f) a proibição de contratação com o Poder Público ou de recebimento de benefícios ou ...

Quais as sanções da Lei de improbidade administrativa?

§ 3º Será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

Quem pode sofrer ação de improbidade administrativa?

A Lei Federal n. ° 8429/92 trata dos atos de improbidade praticados por qualquer agente público. As disposições desta alcançam todas as pessoas qualificadas como agentes públicos, na administração direta, indireta e fundacional, ainda que transitoriamente, com ou sem remuneração.

Alterações da Lei de Improbidade: condutas e sanções

44 questões relacionadas encontradas

Quem são os sujeitos passivos do ato de improbidade administrativa?

É que, no plano processual, o polo passivo da ação de improbidade será composto por aquele que praticou o ato de improbidade, o chamado agente. No plano material, por sua vez, o sujeito passivo é a pessoa jurídica de direito público ou privado que sofre as consequências do ato.

São sujeitos passivos de ato de improbidade administrativa exceto?

São sujeitos passivos do ato de improbidade administrativa, entre outros, os entes da administração indireta, as pessoas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual e as entidades que recebam subvenção, benefício ou incentivo, ...

Que sanções estão previstas para coibir as condutas ímprobas?

Quando o agente cometer ato ímprobo que importe em dano ao erário a punição consistirá no ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa ...

O que são sanções administrativos cite no mínimo 5?

Dentre as sanções administrativas previstas na Lei n.º 8.666/93, especificamente em seu art. 87, tem-se: a advertência, a multa, suspensão temporária e declaração de inidoneidade.

Estão sujeitos às penalidades previstas na Lei de improbidade administrativa?

§ 6º Estão sujeitos às sanções desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de entes públicos ou governamentais, previstos no § 5º deste artigo.

E ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário?

Prejuízo ao Erário

Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades.

Quais são as três espécies de atos de improbidade administrativa?

A lei expressamente prevê três espécies de infração por improbidade: Quando há o enriquecimento ilícito, um acréscimo patrimonial indevido à empresa ou ao empresário, em virtude da ação ou omissão de um agente público.

O que é uma ação de improbidade administrativa?

A ação de improbidade administrativa tem a função principal de punir o corrupto na Administração Pública e uma função secundária, de ressarcimento do erário. Esse desiderato a distingue da ação popular e da ação civil pública.

É correto afirmar que a ação de improbidade administrativa possui natureza criminal?

A ação de improbidade administrativa tem a natureza jurídica de uma ação penal, pois no seu bojo aplica-se penas ao acusado, subtraindo-lhe os atributos da cidadania e da vida honrada, ou seja, são-lhe aplicadas penas conceituadas como as mais graves do sistema jurídico em vigor.

Qual o órgão competente para julgar ação de improbidade administrativa proposta em face de ministro do STF?

1. Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar ação de improbidade contra seus membros. 2. Arquivamento da ação quanto ao Ministro da Suprema Corte e remessa dos autos ao Juízo de 1º grau de jurisdição no tocante aos demais.

É considerado um ato de improbidade administrativa auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial?

É considerado um ato de improbidade administrativa auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades da Administração Pública e perceber vantagem econômica para ___________ a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer ...

O que são sanções administrativos?

Sanção administrativa é a penalidade prevista em lei, contrato ou edital aplicada pelo Estado, como consequência da inobservância ou observância inadequada a um comportamento descrito pela norma jurídica.

O que são sanções administrativas?

Sanção Administrativa: penalidade prevista em lei, instrumento editalício ou contrato, aplicada pelo Estado no exercício da função administrativa, como consequência de um fato típico administrativo com a observância dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, garantidos por meio do devido ...

Quais são as sanções administrativas?

Em que casos se aplica uma sanção administrativa?
  • advertência.
  • suspensão.
  • demissão.
  • cassação de aposentadoria ou disponibilidade.
  • destituição de cargo em comissão.
  • destituição de função comissionada.

Quais as sanções e punições podem advir por responsabilidade civil e administrativa?

O artigo 12 da Lei 8.429/92 elenca as seguintes sanções que podem ser aplicadas judicialmente por ato de improbidade administrativa: (i) perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, (ii) ressarcimento integral do dano, (iii) perda da função pública, (iv) suspensão dos direitos políticos, (v) ...

O que é dano ao erário público?

✓ Dano ao erário: prejuízo à Fazenda Pública, por ação ou omissão de agente público. ✓ Improbidade administrativa: ato que causa lesão ao erário, por qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres da União.

Qual a natureza da sanção?

Tais sanções são constituídas de provimentos condenatórios (ressarcimento do dano, pagamento de multa civil, perda dos bens), desconstitutivos (perda da função pública) e restritivos de direitos (proibição de contratar com o Poder Público, de receber benefícios fiscais ou creditícios e suspensão dos direitos políticos) ...

Quais são os elementos constitutivos do ato de improbidade administrativa?

Sendo assim, para que ocorra o ato de improbidade administrativa, com base na Lei nº 8.429/92, são necessários três elementos: o sujeito ativo, o sujeito passivo e a ocorrência de um dos atos danosos previstos na lei como ato de improbidade (artigos. 9º ao 11).

São sujeitos passivos apenas a administração direta da União?

Os sujeitos passivos da Lei nº 8.429/92, também de forma ampliativa, são todos os entes do Estado Brasileiro (União, Estados, Distrito Federal e Municípios); os órgãos dos três Poderes do Estado; a administração direta e indireta; as empresas e demais pessoas jurídicas que, de alguma forma, recebam recursos públicos.

É possível que o polo passivo da ação de improbidade administrativa somente seja constituído por particular?

O polo passivo pode ser composto por agente público ou pelos agentes públicos mais os particulares que se beneficiaram ou participaram da improbidade administrativa.

Artigo anterior
O que aconteceu com a fortuna de Nicolas Cage?
Artigo seguinte
Quantas pessoas tem o nome Esdras no Brasil?