Qual a moral da história o Leão ÊO Ratinho?

Perguntado por: Sofia Lourenço de Domingues  |  Última atualização: 5. November 2024
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ. NÃO PODEMOS JULGAR A IMPORTÂNCIA DE UM FAVOR, PELA APARÊNCIA DO BENFEITOR.

Qual é a moral da história do leão e O Ratinho?

Moral: uma boa ação ganha a outra. Web Serie: FAbulas Inesqueciveis Parte V - O Leão e o Ratinho!

O que a fábula O Leão e O Ratinho quer nos ensinar?

MORAL: Uma boa ação ganha outra.

O que podemos aprender com a fábula do leão e o Rato?

Moral da história

Uma boa ação ganha outra. O que fazemos de boa vontade e sem cobrar nada em troca, sempre nos traz bons retornos.

Qual a ideia central da fábula O Leão e O Ratinho?

Resposta: Moral da história: Não devemos subestimar os outros. Uma boa ação ganha outra.

O Leão e o Rato | Fabula | Desenho animado infantil com Os Amiguinhos

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a moral da história?

A moral da história funciona como uma síntese do ensinamento ou propósito da história contada. Ela é geralmente apresentada no final da narrativa, de forma a resumir o que foi aprendido ou o que se espera que o leitor ou ouvinte aprenda com a história.

O que é a moral da fábula?

A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.

Qual a moral da fábula do rato?

Moral da história:

Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

O que você aprendeu com a fábula?

Resposta: Você aprendeu que fábula é uma história curta, envolvendo poucos acontecimentos. Ela apresenta uma MORAL, isto é, um ensinamento para a vida. O objetivo da fábula é aconselhar, mostrando situações em que as personagens são animais com características humanas.

Porque a fábula O leão e o rato recebeu esse título?

indica que o leão é o rei dos animais.

Qual é o espaço da fábula O leão e o rato?

b) enredo: um Leão salva a vida de um rato, depois o rato salva a vida do Leão. c) narrador: narrador observador. d) tempo: cronológico com sucessão de fatos e expressões como "Era uma vez...". e) espaço: físico, provavelmente uma floresta.

Qual é o gênero textual do texto o leão e o rato?

A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.

Qual é o desfecho da história O Leão e O Ratinho?

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Qual é o tipo de narrador da fábula O Leão e o Rato?

Qual foco narrativo da fábula “o leão e o ratinho”? R – O foco narrativo é em 3ª pessoa e o narrador não participa da história, sendo um mero observador. Nesse caso, narrador-observador.

Qual é a característica da fábula?

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

Qual o objetivo principal da fábula?

Provavelmente dirão que têm animais como personagens, tem moral. Acrescente mais informações como: As fábulas têm como principal objetivo criticar costumes e pensamentos, usam comparações que falam de comportamentos humanos, utilizando animais que refletem atitudes ou características de um grupo de pessoas.

Quais são os objetivos de uma moral da história?

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

Como fazer uma moral da história?

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

Qual é a moral da fábula Os dois ratinhos?

Os dois ratos correram espavoridos para se esconder. — Eu vou para o meu campo — disse o rato do campo quando o perigo passou. — Prefiro minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto. MORAL DA HISTÓRIA: Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.

O que podemos concluir com a moral da fábula A reunião geral dos ratos?

Moral. Falar é uma coisa, fazer é outra. Não basta apenas ter idéias e planejar, mas a execução é fundamental para se atingir os objetivos. A ideia nunca será de quem tem, mas de quem a coloca em prática.

Quem é o autor do texto o Leão e o Rato?

O LEAO E O RATINHO - 1ªED. (2008) - Jean de la Fontaine - Livro.

Onde fica a moral da fábula?

A moral da história vem após a narrativa do texto e deve ser sucinta e clara ao leitor. Ela pode também conter elementos alegóricos presentes na narrativa e retomados ao final.

Como explicar moral?

A definição de moral pode ser feita de uma forma simples: conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade. Dito isso, é importante lembrar que esses conceitos podem variar de acordo com a cultura de determinado grupo.

Artigo anterior
Quais os principais motivos que fizeram com que a década de 1980 foi considerada como década perdida?
Artigo seguinte
Qual das situações abaixo mostra a influência dos agregados na qualidade do concreto?