Qual a metodologia da Educação Popular?

Perguntado por: Miguel Nelson de Moura  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

A Educação Popular é um método de educação que valoriza os saberes prévios das populações, de modo geral, sobretudo daquelas cujo acesso à educação foi negado em função da condição de exclusão social, em particular.

O que é metodologia popular?

Quando a gente encarna e vive este não estar só no mundo está falando da metodologia popular. Esse modo de ver e de tratar é muito mais que um método – é uma concepção de mundo. É uma pedagogia. ... A gente sabe muito mais as coisas quando aprendemos o significado dessa pedagogia do que quando se aplica uma técnica.

Em que se baseia a Educação Popular?

A principal característica da Educação Popular consiste no aproveitamento do saber popular como matéria-prima do ensino, valorizando todos os elementos do contexto comunitário como contributos indispensáveis, por todo o seu saber e experiência que possuem.

Qual o principal objetivo da Educação Popular?

A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.

Quais as principais características da Educação Popular?

A principal característica da Educação Popular é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino, valorizando todos os sujeitos sociais nesse processo, tornando esse espaço de educação um lugar de afetos alegres e amorosidade.

O que é educação popular? - Práxis Coletivo Popular

34 questões relacionadas encontradas

Quais foram os principais movimentos de Educação Popular?

O estudo desenvolvido neste artigo apresenta um relato histórico sobre dois dos grandes movimentos educacionais de cultura popular que existiram no Brasil, com a intenção de alfabetizar jovens e adultos: o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Movimento de Cultura Popular (MCP).

O que vem a ser Educação Popular?

O “Educador Popular”, então, seria todo educador, profissional da educação ou não, trabalhando no sistema formal de ensino, ou nos movimentos sociais e nas organizações não-governamentais, mas sempre voltado para os interesses econômicos, políticos, sociais e culturais das camadas populares da sociedade.

Qual foi o objetivo inicial do aparecimento da Educação Popular?

O seu objetivo era incentivar a alfabetização de adultos e proporcionar acesso da cultura a todas as pessoas.

Qual o papel do educador popular?

O papel do educador popular é o estímulo revolucionário no papel que se pode desenvolver enquanto mestre, não um mestre que carrega a hierarquia do saber, mas aquele mestre que fornece condições para que os estudantes estejam no privilégio de serem conscientizados e situados na realidade política de suas vidas.

Quais as ideias centrais da Educação Popular na contemporaneidade?

Como síntese propositiva para os caminhos que justificam a vigência da educação popular, relacionam-se três pontos cruciais: a reinvenção da utopia e da esperança, a possibilidade de uma episteme do popular e a reordenação de outros mundos de trabalho.

Quais os desafios da Educação Popular?

EDUCAÇÃO POPULAR, (RE)SISTÊNCIA AOS DESAFIOS

espaço, graças a atual conjuntura política e seu programa de ataques às minorias, onde direitos adquiridos são retirados ou pelo menos tentam retirá-los. Tais ataques, condicionam movimentos sociais a se reorganizarem e a se readaptarem nas formas de lutas e reivindicações.

O que Paulo Freire fala sobre metodologia ativa?

As metodologias ativas são reconhecidas pelos princípios Freireanos que confirma que a educação é encorajada pela superação de desafios, a resolução de problemas e a construção de um novo conhecimento a partir de experiências prévias dos indivíduos. (FREIRE, 1983).

O que é Educação Popular e Movimentos Sociais?

A Educação Popular é definida como uma filosofia da educação, uma pedagogia, uma práxis e também um campo de saberes e práticas. Ela tem origem em movimentos sociais que insurgiram na América Latina contra os processos de colonização e os governos autoritários na segunda metade do século 20.

Qual a importância da Educação Popular para EJA?

A educação popular visa à formação de indivíduos com valores, conhecimentos e consciência de cidadania, considerando os conhecimentos prévios que os alunos adquiriram ao longo da vida.

Qual a importância do saber popular para a escola?

É através do reconhecimento da valorização das suas aprendizagens nas práticas cotidianas que existe a apropriação, construção e transformação do conhecimento para auxiliar em uma visão crítica do meio em que vive, para poder intervir e buscar soluções para os problemas encontrados em seu meio.

Qual a importância da Educação Popular em saúde para o SUS explique sua resposta?

A EPS busca, além da construção de uma consciência sanitária capaz de reverter o quadro de saúde da população, a intensificação da participação popular, contribuindo para a promoção da saúde 9.

Quando surgiu a Educação Popular?

A Educação popular nasceu fora da escola, no seio das organizações populares, mas seus princípios e sua metodologia, com bases emancipatórias, tiveram uma repercussão tão grande na sociedade que acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando práticas educativas, tanto as que acontecem nos espaços ...

Como é a visão de Paulo Freire sobre a educação?

Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

Que fazer teoria e prática da Educação Popular?

Que fazer: Teoria e prática em educação popular Capa comum – 1 janeiro 2014. Servindo-se do diálogo como método de abordagem, os autores analisam dinamicamente o conceito de educação popular, o qual está intimamente ligado à transformação da sociedade.

Como a educação popular nasceu?

A educação popular nasceu fora da escola, no seio das organizações populares, mas seus princípios e sua metodologia, com bases emancipatórias, tiveram uma repercussão tão grande na sociedade que acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando práticas educativas, tanto as que acontecem nos espaços ...

O que foram os movimentos populares de educação e cultura da década de 1960?

A partir de 1960 o Movimento de Educação Popular, propõe às massas populares um trabalho de conscientização e politização desenvolvendo Campanhas de Alfabetização de Jovens e Adultos e expandindo as escolas primárias.

Quais são os tipos de movimentos sociais?

Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos:
  • Conjuntural: movimento que surge devido uma demanda específica e tem curto prazo (por exemplo as manifestações sobre o preço da passagem);
  • Estrutural: movimento que quer conquistar coisas a longo prazo (por exemplo os movimentos que lutam pelo fim do racismo).

Quais são os quatro eixos estratégicos da Educação Popular em Saúde?

A Educação Popular em Saúde propõe ações em quatro eixos estratégicos: Participação, controle social e gestão participativa; ... Cuidado em saúde; Intersetorialidade e diálogos multiculturais.

O que é movimento social popular?

Assim, no Brasil pós 70 do século XX, esses movimentos sociais começam a se expressar com maior visibilidade social e, passam a se denominar por “movimento popular”. Destaca-se desde já uma disputa de valores e representações que qualificava cada campo específico de atuação.

Qual a relação entre movimento social e educação?

A relação movimento social e educação ocorre de várias formas- a partir das ações práticas de movimentos e grupos sociais em contato com instituições educacionais, no próprio movimento social, dado caráter educativo de suas ações na sociedade, e no interior dos movimentos, pelas aprendizagens adquiridas pelos ...

Artigo anterior
O que é pneuzinhos?
Artigo seguinte
Quanto o Brasil paga por cada medalha?