Qual a melhor forma de tributação da previdência privada?
Perguntado por: Frederico Carvalho Henriques | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)
PGBL: Plano Gerador de Benefícios Livres é a opção de previdência privada mais vantajosa para quem faz a declaração IR através do formulário completo. Com essa modalidade é possível deduzir seus aportes até o limite de 12% do rendimento do ano.
São formas de tributação da previdência privada?
- Até 2 anos: 35%
- De 2 a 4 anos: 30%
- De 4 a 6 anos: 25%
- De 6 a 8 anos: 20%
- De 8 a 10 anos: 15%
- Acima de 10 anos: 10%.
Qual melhor regime tributário progressivo ou regressivo?
Na prática, para o regime regressivo, quanto maior o prazo para resgate ou aposentadoria, menor o percentual de tributação. Ao contrário do regime progressivo, o regressivo não permite dedução no ajuste anual de Imposto de Renda de Pessoa Física e não tem faixa de isenção.
O que é melhor PGBL ou VGBL?
Em resumo, se você faz a declaração de ajuste anual completa e contribui com até 12% da sua renda anual, é mais indicado que você escolha o PGBL. No entanto, se você quer contribuir com mais de 12% da renda anual, ou ainda, optou pela declaração de imposto simplificada, é mais indicado que você opte pelo VGBL.
Qual a melhor forma de previdência?
...
Confira quais são os melhores investimentos de renda fixa para a aposentadoria.
- Previdência privada. ...
- Tesouro IPCA. ...
- LCI e LCA. ...
- Fundos de investimento.
As dúvidas sobre Previdência Privada ACABARAM! PGBL X VGBL, Tabela regressiva x progressiva!
Qual o melhor plano de previdência?
Você precisa escolher o tipo de plano de previdência privada que irá contratar. Se você realiza a declaração simplificada do Imposto de Renda, a melhor escolha é o VGBL. Já para quem tem renda maior, o mais indicado é o PGBL, que pode ser abatido do imposto.
Qual melhor opção previdência privada?
- Safari Sulamérica Prev FIC Multimercado. ...
- SulAmérica Prev JGP 70 ESG FIC Multimercado. ...
- SulAmérica Ibiuna Long Biased Prev FI Multimercado. ...
- SulAmérica Prev Arrojado FIC Multimercado Crédito Privado. ...
- Renda fixa:
Qual o risco do VGBL?
Riscos. Assim como a maioria dos fundos de investimentos, os planos VGBL também não possuem nenhuma garantia de rendimento. O gestor geralmente investe em ativos de renda fixa e variável, sendo que a legislação brasileira permite que até 49% do dinheiro seja aplicado em Bolsa.
Qual tabela escolher progressiva ou regressiva?
Devido às suas características, a tabela regressiva pode ser mais vantajosa para quem tem bastante tempo até o resgate. Se seu plano incluir um resgate antes de 10 anos, ela pode não ser a melhor escolha. Já a tabela progressiva costuma ser mais indicada para quem receberá benefícios até a faixa de 15%.
Qual o melhor PGBL progressivo ou regressivo?
Na tabela do PGBL progressiva funciona com a mesma lógica da tributação dos salários. Ou seja, ela cresce proporcionalmente ao valor do benefício. No caso do PGBL regressiva, a tributação crescerá de acordo com o capital que será resgatado pelo investidor.
Como funciona o regime tributário progressivo?
Regime Progressivo – Quanto maior o valor do benefício, maior a alíquota de incidência, que varia de 0% à 27,5%. No caso do resgate, a alíquota de retenção na fonte é de 15%, a título de antecipação de Imposto de Renda. Este regime permite que eventuais diferenças sejam compensadas na Declaração Anual de IRPF.
Quais são os segmentos de uma previdência privada?
Existem dois segmentos de previdência complementar no Brasil: a aberta, que qualquer pessoa pode contratar, e a fechada, destinada a grupos, como os funcionários de uma empresa ou os associados de uma entidade de classe.
O que é tributação previdenciária?
TRIBUTACAO PREVIDENCIARIA. Tributação previdenciária relaciona-se ao conjunto de procedimentos relativos à retenção e incidência de contribuições à previdência social (INSS, FGTS, Salário Educação, etc.).
Como é a tributação do PGBL?
A incidência do imposto no plano PGBL é dado sobre o valor total do resgate. Além disso, também existem algumas taxas que podem ser cobradas no plano PGBL como a taxa de administração, carregamento e performance. Assim, o valor do resgate, já descontado essas taxas, sofrerá a incidência do IR.
Porque a VGBL está caindo?
O interesse por diversificar investimentos em um momento de juros baixos, a crise econômica e consequências da pandemia de coronavírus levaram os brasileiros a reduzirem o saldo das aplicações em fundos de previdência em 2021.
Quais as vantagens de aplicar no VGBL?
Uma das grandes vantagens do VGBL é a sua forma de tributação. Por tributar apenas os rendimentos na fonte, o plano é uma ótima alternativa para quem estiver planejando sua sucessão familiar. Isso ocorro porque o benefício pode ser transmitido de uma pessoa para outra sem a incidência de Imposto de Renda.
Tem como perder dinheiro na previdência privada?
Não há perda do dinheiro investido em previdência privada. Entretanto, é preciso ficar atento ao tipo de tabela que rege o seu contrato e ao tempo de permanência do valor investido.
É bom investir em VGBL?
O VGBL é o plano previdenciário mais comum e mais recomendado. Ele é recomendável para todos os investidores que fazem a declaração de Imposto de Renda Simplificada. Por isso é recomendado em maior escala.
Qual o melhor plano de previdência privada 2021?
- 1° DLM CONSERVADOR ADVISORY XP SEGUROS PREV FI R... ...
- 2° BZ PREVIDÊNCIA LOCAL FIM IE. ...
- 3° TRÍGONO ICATU 100 FIA PREVIDENCIÁRIO FIFE. ...
- 4° TRÍGONO ICATU 100 FIA PREVIDENCIÁRIO. ...
- 5° METLIFE FIM MASTER S&P. ...
- 6° JGP EQ ESG PV FIM IE. ...
- 7° TRIGONO 70 PREVIDENCIA FIM. ...
- 8°
O que é regime progressivo?
Quando o beneficiário opta pelo Regime Progressivo da Previdência, quer dizer que seu plano terá incidência de impostos iguais aos cobrados em salários e outras fontes de renda. Ou seja, as alíquotas serão referentes a cada faixa de valor recebido, que quanto mais alta, mais impostos terá.
Qual a diferença do regime progressivo e regressivo?
Se o plano foi feito como uma reserva para utilização na compra de um bem ou a realização de uma viagem ou evento em poucos anos, o regime progressivo será o mais indicado. No entanto, se o pensamento está diretamente ligado à aposentadoria e ainda há muitos anos para poupar, o regime regressivo será a melhor escolha.
Qual a diferença entre regime progressivo e regressivo?
De acordo com a tabela regressiva, uma alíquota de 10% de IR incidirá sobre seu benefício mensal. Se tivesse optado pelo o regime progressivo lá atrás, ela estaria na faixa isenta de imposto.
Qual a diferença da Previdência regressiva e progressiva?
Há duas opções: a tabela progressiva e a tabela regressiva. Esta decisão, por regra, deve ser explicitada pelo participante até o último dia útil do mês seguinte à contratação do plano e será irrevogável. Caso o participante não expresse sua opção ao fim deste prazo, a tabela progressiva será adotada.
Quais os instrumentos para recuperação de uma empresa?
Quais os 4 pontos principais da ética?