Qual a melhor forma de amortizar uma dívida?

Perguntado por: Bárbara Vaz  |  Última atualização: 14. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

Renda extra, 13º salário e bonificações podem ser usados para amortizar a dívida, diminuindo o tempo dela. Tenha sempre uma reserva de emergência para imprevistos. Caso não consiga pagar a prestação do mês, utilize a reserva.

O que é melhor amortizar saldo devedor ou parcelas?

“Amortizar por valor da parcela pode ser aparentemente atrativo, já que pode reduzir o valor mensal da sua parcela. Porém, essa opção não fica tão vantajosa no longo prazo, pois você continuará pagando juros. Por isso, a melhor escolha é amortizar por tempo e reduzir o prazo de pagamento desse imóvel”, analisa Godoy.

O que é melhor amortizar ou antecipar?

De acordo com a especialista, a amortização é uma das formas mais eficazes para quitar o veículo. “Em outras palavras, amortizar transforma o dinheiro que seria do banco em dinheiro do cliente, pois o valor que seria pago em juros é incorporado ao preço real do veículo.”

Como amortizar uma dívida?

E como funciona a amortização? Na prática, você paga a sua parcela do financiamento normalmente, e coloca um valor a mais na amortização. Aqui, a chave é usar qualquer dinheiro extra que você tenha disponível para amortizar a dívida. Não importa se são R$200, R$300 ou mais – qualquer valor faz diferença.

Qual é o melhor sistema de amortização?

"O sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) é preferível à tabela Price porque representa uma economia de cerca de 10%, em média. A vantagem da tabela Price é que a parcela inicial é, normalmente, bem menor.

Como Quitar um Financiamento de 30 anos em 3 Anos, Mesmo Sendo Pobre! (PRIMO POBRE)

28 questões relacionadas encontradas

O que é mais vantajoso na amortização?

A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.

Qual sistema de amortização tem menos juros?

O SAC tem parcelas decrescentes, com amortização constante e juros menores ao longo do tempo. A Tabela Price é mais previsível, enquanto o SAC geralmente resulta em pagamentos menores a longo prazo.

Qual é o sistema de amortização mais usado no Brasil?

Os sistemas de amortização mais usados no Brasil são o SAC e a Tabela Price. Além desses dois sistemas principais, existe ainda o americano e o sistema de pagamento único.

Como pagar um financiamento de 30 anos em 5 anos?

A opção recomendada por especialistas é a amortização por prazo, já que assim o cliente deixa de pagar boa parte dos juros porque o banco vai “emprestar” aquele dinheiro por menos tempo do que os anos planejados inicialmente.

Como amortizar rápido?

FGTS e 13º salário: recursos para amortizar

Outra forma de quitar o financiamento mais rápido, é utilizando o seu 13º salário ou economias que você tenha feito ao longo do tempo. Esses pagamentos adiantados podem ser feitos sempre que você quiser, inclusive mensalmente.

Quantas parcelas consigo amortizar?

O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada. Contudo, é preciso estar atento a algumas condições determinadas pelo banco, que podem variar de uma linha de crédito para outra.

Como simular amortização de financiamento?

Basta seguir essas 3 etapas:
  1. Calcular a amortização dividindo o saldo devedor atual pela quantidade de meses que faltam pagar.
  2. Calcular o juros multiplicando o saldo devedor atual pela taxa do financiamento.
  3. Somar a amortização + os juros para encontrar o valor da prestação.

Qual a melhor forma de amortizar a Tabela Price?

Isso é feito por meio do pagamento de parcelas mensais, onde cada prestação paga diminui o saldo devedor. Então, ela pode ser feita de forma extraordinária, como no caso de pagamentos antecipados, e pode ser utilizada para diminuir o valor das parcelas e reduzir os encargos e juros embutidos na dívida.

É bom amortizar?

Existem vários benefícios em amortizar um financiamento: Redução de juros: Ao amortizar um financiamento, você reduz o valor total dos juros que pagará ao longo do prazo do empréstimo. Isso pode resultar em economias significativas a longo prazo.

Como pagar menos juros de financiamento?

Como reduzir as parcelas mensais do financiamento? Conheça as opções
  1. Dê uma entrada maior.
  2. Aumente o total de parcelas.
  3. Escolha um carro mais barato.
  4. Faça uma amortização de juros.

Como pagar o financiamento mais rápido?

Uma das estratégias mais eficazes para quitar um financiamento rapidamente é aumentar seus pagamentos mensais. Ao fazer pagamentos maiores, você reduzirá o saldo principal da dívida mais rapidamente e, consequentemente, diminuirá o montante de juros acumulados ao longo do tempo.

Como quitar um financiamento de 4 anos?

Como quitar o financiamento

Se o contrato tiver a opção de quitação disponível, basta emitir o boleto e realizar o pagamento. Caso a opção seja pela quitação do valor total da dívida, o banco deve gerar um boleto com o valor do saldo devedor atual.

Qual a melhor data para amortizar financiamento?

O melhor dia seria no exato dia do vencimento, porém se tentar fazer isso há uma enorme chance de você receber o aviso abaixo, dizendo que a opção está indisponível para contrato com parcelas em aberto. Isso acontece porque o sistema ainda não acusou o pagamento, mesmo quando está em débito automático.

Qual a diferença de amortizar prazo ou prestação?

No primeiro caso, os valores das parcelas serão reduzidos, mantendo-se o prazo definido no início do contrato. Já ao optar pela amortização do saldo devedor, o devedor diminui o tempo da dívida. Ou seja, o prazo de financiamento é reduzido, mantendo-se os valores mensais.

Quais são os três tipos de amortização?

Os principais sistemas de amortização são:
  • Sistema de Pagamento único: Um único pagamento no final.
  • Sistema de Pagamentos variáveis: Vários pagamentos diferenciados.
  • Sistema Americano: Pagamento no final com juros calculados período a período.

O que é mais vantajoso Tabela Price ou SAC?

Assim, no sistema SAC você amortiza mais no começo do contrato, o que torna a primeira prestação do financiamento, em média, 25% maior do que na Price, quando consideramos a mesma taxa de juros.

Qual a diferença entre amortização e antecipação?

A antecipação do empréstimo funciona de forma semelhante à amortização. O que muda é que, nesse caso, é possível antecipar todas as parcelas a ponto de quitar o saldo devedor. Em ambos os casos há a possibilidade de conseguir desconto nos juros cobrados, fazendo com que o Custo Efetivo Total (CET) fique mais baixo.

Quais são os tipos de amortização?

Existem diferentes formas de amortização que são aplicadas em contratos de financiamento. As principais delas são: o Sistema de Amortização Constante (SAC), a Tabela Price (sistema francês), o Sistema Americano de Amortização (SAA) e a Amortização Extraordinária.

Como calcular o valor da amortização na tabela SAC?

Saiba como funciona o Sistema de Amortização Constante (SAC)

E para calcular o valor da amortização de uma parcela pelo método SAC, é preciso dividir o valor total da dívida pelo número de meses de parcelas. Assim, se obterá o montante das amortizações e somar os juros.

Porque na Tabela Price as parcelas aumentam?

No sistema de Amortização constante – SAC, ela ocorre de forma constante e decrescente. Já na tabela price, a prestação deve ser constante em todo o financiamento, por essa razão entende-se que o valor da dívida será crescente, pois os juros caem, porém o valor da parcela será o mesmo.

Artigo anterior
Qual a importância do CNEN?
Artigo seguinte
Como desobstruir poros do rosto?