Qual a melhor forma de abastecer uma moto flex?

Perguntado por: Lorena Anna de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (58 avaliações)

O etanol também traz vantagens no desempenho do motor. Uma Honda CG 160 Flex, por exemplo, produz 15,1 cavalos de potência, quando abastecida com etanol – na gasolina, a potência é de 14,9 cv. “Isso acontece porque o etanol suporta mais a compressão. Com ela mais alta, o rendimento do motor é melhor”, resume Guedes.

Qual combustível usar em moto flex?

Assim como os automóveis, as motos flex podem ser abastecidas com etanol e álcool em qualquer proporção. Não existe uma "medida ideal". Nos lugares muito frios, porém, é recomendável que o tanque sempre tenha alguma gasolina, para facilitar a partida a frio.

Pode misturar combustível em moto flex?

Se você já ouviu falar que não se deve misturar combustíveis ao abastecer um veículo flex, saiba que essa afirmação não é verdadeira. Gasolina e etanol podem, sim, ser misturados, uma vez que esse tipo de motor é feito para suportar ambos os combustíveis, seja cada um por vez, seja todos ao mesmo tempo.

Como usar álcool e gasolina na moto flex?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro: veículos flex podem funcionar com os dois combustíveis de modo separado ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário.

Qual o melhor combustível para usar em moto?

Yamaha recomenda a aditivada

O especialista confirma que não há diferença de desempenho e consumo da moto, caso seja abastecida com gasolina comum ou aditivada. "Esses aditivos servem para limpar o motor. Recomendamos o uso de aditivada porque ele evita o acúmulo de resíduos no motor.

Mistura ideal álcool e gasolina moto flex , qual mistura correta.

21 questões relacionadas encontradas

Pode misturar gasolina e álcool na moto?

É possível e, inclusive, recomendado por algumas montadoras, como Honda e Yamaha, misturar gasolina e álcool no tanque da moto. Isso ocorre porque, em geral, as motocicletas, diferentemente dos carros, não contam com um tanque de sistema de partida a frio ou auxiliar de partida equivalente.

O que acontece se colocar etanol na moto a gasolina?

A conta do prejuízo inclui bomba de gasolina, bicos injetores, velas e até junta de cabeçote e anéis do pistão. O catalisador e outras partes do escapamento também podem ser danificados.

Pode colocar gasolina e álcool ao mesmo tempo?

Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

Por que motos não devem usar gasolina aditivada?

Como já explicamos, usar gasolina comum ou aditivada não vai afetar o desempenho e nem o consumo da moto. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, gasolina aditivada não aumenta a potência do motor.

É melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada?

Gasolina recomendada é a aditivada. Isso porque os aditivos são dispersantes, detergentes e não deixam o motor “sujar”, acumular depósitos carboníferos. Entretanto, algumas fábricas, no manual do proprietário – a Honda inclusive – sugerem o uso da gasolina comum, sem aditivo.

É bom colocar etanol na moto?

Em função do consumo ser maior, o uso do etanol também reduz a autonomia da motocicleta. Ao abastecer apenas com etanol, o motociclista rodará menos quilômetros com um tanque e fará mais visitas aos postos de combustíveis.

Pode colocar álcool 70 na moto?

Dessa forma, o álcool de farmácia com teor abaixo de 70º GL dificilmente irá fazer funcionar o motor, pela elevada concentração de água.

Como é o funcionamento de um motor flex?

O motor flex foi feito para queimar tanto a gasolina quanto o etanol. No escapamento, um componente chamado sonda lambda reconhece qual é o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo, que ajusta o motor para que ele desenvolva o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.

Quando abastecer com álcool?

O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.

Porque não pode abastecer montado na moto?

Especialistas explicam que só o vapor da gasolina já é suficiente para dar início a um incêndio e que o fato de o motociclista estar em cima da moto aumenta as chances de isso acontecer. Isso por causa da energia eletrostática.

O que acontece se eu apenas abastecer com gasolina aditivada?

Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.

É bom abastecer com etanol?

A utilização somente do etanol é prejudicial para o motor ou para o veículo? Gilberto Pose: a utilização exclusiva do etanol hidratado em um motor Flex não traz qualquer problema para o seu funcionamento e não causa danos ao sistema de alimentação de combustível.

Qual combustível limpa mais o motor?

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Pode misturar gasolina comum com aditivada na moto?

É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.

Pode usar gasolina aditivada moto serra?

Não usar gasolina aditivada pois prejudica o motor e perde a garantia; Misturar o óleo à gasolina na proporção 30 de gasolina para 1 de óleo usando frasco dosador CID(20).

Qual é a melhor gasolina para moto carburada?

A gasolina aditivada é a melhor escolha, já que muitas vezes tem o mesmo preço da comum e ainda limpa o motor. Comum só em emergências na estrada, e mesmo assim cuidado com a "cara" do posto, pois infelizmente a gasolina adulterada é uma realidade.

Qual é o melhor para usar álcool ou gasolina?

Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.

Por que o álcool sobe junto com a gasolina?

"Toda vez que a gasolina sobe, o etanol acompanha para regular o mercado", diz. O motivo do etanol sempre acompanhar os aumentos é para que exista um equilíbrio e seja possível manter os estoques.

Como danificar um motor a gasolina?

Como estragar um motor
  1. Step 1. Drene o óleo do motor. ...
  2. Step 2. Coloque o tipo errado de combustível no tanque. ...
  3. Step 3. Use óxido nitroso impropriamente ou em excesso. ...
  4. Step 4. Acrescente bastante água ao tanque de combustível. ...
  5. Step 5. Desaperte os parafusos de bloqueio do motor.

Qual compensa abastecer etanol ou gasolina?

Em geral, o etanol rende menos energeticamente que a gasolina. Esse rendimento a menos é de cerca de 30%, o que pode gerar uma diferença notável para o consumidor, dependendo da cidade e dos valores praticados pelos postos. Historicamente, os carros a etanol sempre gastaram mais que os movidos por gasolina.

Artigo anterior
Qual repelente posso usar no quarto do bebê?
Artigo seguinte
Quais eram as aulas régias?