Qual a melhor definição de depreciação?

Perguntado por: Marta Martins Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)

Qual a melhor definição de Depreciação? É o declínio do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração, ocasionado pelos seguintes fatores: deterioração física, desgastes pelo uso e/ou obsolescência.

O que é depreciação exemplifique?

A depreciação é uma despesa não relacionada a dinheiro, que reduz o valor de um ativo ao longo do tempo. Ativos depreciam por duas razões principais: Desgaste: um automóvel irá diminuir em valor devido à quilometragem, o desgaste dos pneus, e de outros fatores relacionados com a utilização do veículo.

Qual é o objetivo da depreciação?

A depreciação pode ser entendida como um recurso contábil que tem por objetivo atribuir um custo financeiro de um ativo tangível ao longo da sua vida útil. Neste sentido, as empresas consideram esse tipo de conceito contábil dos seus ativos de longo prazo para fins fiscais e contábeis.

O que é depreciação na economia?

Ao nível da contabilidade, entende-se como depreciação a perda de valor monetário dos elementos que constituem o ativo de uma empresa, que por sua vez corresponde ao conjunto dos seus bens e direitos num determinado momento e que consubstanciam uma parte, normalmente importante, do seu património.

Qual é o conceito de depreciação?

A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.

34 - Depreciação (Contabilidade)

16 questões relacionadas encontradas

O que é depreciação e quais são as principais causas?

Geralmente, a depreciação de um produto origina-se por três causas: o desgaste que lhe causa o uso, a obsolescência ou o passar do tempo. Um automóvel perde valor (ou seja, deprecia) à medida que aumenta a sua quilometragem, já que o uso afecta o rendimento e o estado das partes.

Quando ocorre a depreciação?

A depreciação ocorre quando há queda de preço ou diminuição do valor de algo, e pode ser entendido também, como uma despesa paga pelo tempo de uso de um bem, ou ocorre essa redução no valor do produto (como o que acontece no valor do carro, quando sai da concessionária, por exemplo, devido a um custo que o proprietário ...

Quais são os tipos de depreciação?

Existem três métodos de depreciação:
  • Método Linear. Um montante igual do valor do ativo é depreciado a cada ano.
  • Método Redução Percentual. Um percentual do custo do capital é deduzido a cada ano.
  • Depreciação por uso. A depreciação é feita pelo tempo de uso de um equipamento.

Qual a diferença entre depreciação econômica e fiscal?

A depreciação contábil evidencia o efetivo desgaste do bem, a depreciação fiscal considera as alíquotas oferecidas pela Receita Federal do Brasil para fins de tributação e a depreciação acelerada acontece quando a empresa contabiliza um valor de desgaste acima do usual (devido as características de suas operações) ou ...

Como calcular depreciação econômica?

A depreciação econômica utiliza critérios adotados pela empresa, sendo que cada uma pode estabelecer a vida útil econômica de seus bens através de um laudo técnico interno ou externo e a depreciação será sobre o valor depreciável (custo – valor residual = valor depreciável).

Qual a finalidade da depreciação dos bens do ativo imobilizado?

A taxa de depreciação serve para registrar o desgaste efetivo dos bens de uma empresa, seja pelo uso, pela ação do tempo, perda de utilidade ou simplesmente pela obsolescência.

O que é depreciação de uma empresa?

A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.

Qual a importância da depreciação para a apuração do resultado de uma organização?

A DEPRECIAÇÃO PODE PRODUZIR BENEFÍCIOS FISCAIS IMPORTANTES

O reconhecimento da depreciação dos bens operacionais das empresas é um importante componente na formação do resultado das empresas e, para as empresas optantes pelo Lucro Real, de suma importância na determinação de impostos e contribuições.

O que significa depreciação perante a lei?

Aliás, depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil (NBC T 19.1 - Ativo Imobilizado), ou seja, o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

Quais são os métodos de depreciação?

Do ponto de vista contábil, existem três principais métodos de calcular a depreciação de um ativo. São eles: o método de linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método das unidades produzidas.

O que é depreciação de equipamentos?

Depreciação de máquinas e equipamentos, nada mais é que a desvalorização de um bem pelo seu tempo de uso. Geralmente sua origem é em decorrência do desgaste pela sua utilização, da obsolescência ou do passar do tempo.

O que é depreciação fiscal e contábil?

A depreciação se trata de um recurso contábil que visa atribuir o custo financeiro a um ativo tangível durante a vida útil, o qual as empresas podem recorrer para fazer uma avaliação a longo prazo, considerando os projetos, planos fiscais e contábeis.

O que é a vida econômica?

A vida econômica da sociedade compreende, em primeiro lugar, a produção material de bens destinados a satisfazer as necessidades humanas vitais: alimentar-se, vestir-se, morar, etc.

O que é vida útil econômica?

A vida útil econômica seria a vida útil real, estabelecida pela empresa, tempo em que o bem prestaria utilidade à mesma.

Quais são os tipos de depreciação de máquinas e equipamentos?

Vale ressaltar que existem dois tipos de depreciação aplicadas às máquinas: a depreciação fiscal e a depreciação gerencial. Na depreciação fiscal, também chamada de depreciação contábil, o valor do bem adquirido é calculado para ser reduzido a zero após o período determinado para sua vida útil.

O que é a depreciação linear?

O que é depreciação linear? A depreciação linear consiste na razão entre o total a depreciar pelo número de anos de vida útil do bem. Então, funciona assim. Para cada bem do imobilizado, como prédios,máquinas, etc.. a companhia estima uma vida útil econômica e um valor residual.

O que é método linear ou cota constante?

2.4.1 Método das Quotas Constantes (Linear)

Neste método, as quotas são iguais a cada período, por isso do nome de constantes. Segundo o Manual, “o método das cotas constantes utiliza-se de taxa de depreciação constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere” (MCASP, 2017, p. 192).

Como fica a depreciação no balanço?

Depreciação no balanço patrimonial

Essa perda de valor financeiro precisa ser informada, ano após ano, no balanço contábil da empresa. Este dado deverá constar como perda de valor em uma conta de custo ou despesa operacional e também como crédito da conta redutora do ativo imobilizado chamada “depreciação acumulada”.

Como é feita a depreciação de um bem?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
  • Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
  • Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
  • Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.

São exemplos de bens que sofrem depreciação?

Alguns tipos e exemplos de bens que sofrem depreciação:
  • Edifícios;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Móveis e utensílios;
  • Instalações;
  • Veículos;
  • Computadores e periféricos.

Artigo anterior
Quais documentos levar para avaliação social?
Artigo seguinte
Qual o tipo de micose que existe?