Qual a medida de proteção mais eficiente para os riscos elétricos?

Perguntado por: Verónica Luna Correia Marques Moura  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

Sinalização: É uma medida simples e eficaz para prevenir acidentes de origem elétrica.

Quais são as medidas para controlar os riscos elétricos?

São três as principais medidas de controle de risco em instalações elétricas:
  • Medidas de proteção coletiva;
  • Medidas de proteção individual;
  • Procedimentos de trabalho.

Qual a medida de controle de riscos mais eficiente?

A melhor maneira de conseguir um controle eficiente é focando ações na fonte geradora do contaminante. Se isto não for conseguido ou não resolver o problema, deve ser feita uma tentativa de controlar o agente de risco no percurso (ambiente) entre a fonte e o trabalhador.

Qual a medida de controle para o risco de arco elétrico?

A NFPA 70E define ainda que: a fronteira de proteção ao risco de arco elétrico é a distância na qual é provável que uma pessoa receba queimadura de segundo grau, assumida quando recebe uma energia incidente de 5 j/cm2 (1,2 cal/cm2).

Qual é a principal medida de controle de risco elétrico nr10?

Como medidas de proteção individual, a mais aplicável aos trabalhadores é a utilização de vestimentas de proteção contra arco elétrico, , que são um tipo de EPI – (Equipamento de Proteção Individual), destinadas à proteção do tronco e membros superiores e inferiores contra os diversos riscos elétricos, contemplando ...

Segurança - Eletricidade - Medidas de proteção

34 questões relacionadas encontradas

Qual é a segunda principal medida de proteção coletiva adotada pela NR 10?

Segundo a NR10, empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem acrescentar ao prontuário a descrição dos procedimentos para emergências e as certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

Qual a principal característica do risco com eletricidade?

O trabalho com eletricidade possui alta periculosidade, onde o funcionário se submete a riscos como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau que podem gerar graves lesões como coagulação do sangue, lesões nos nervos e músculos e até levar à morte.

Como evitar o arco elétrico?

O cinto de segurança para eletricista é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico. Vestimentas Especiais: Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico. Esses são alguns EPIs que podemos utilizar para evitar os acidentes de trabalho com a eletricidade.

O que é análise de risco de arco?

Conforme verificamos no artigo anterior, a exposição ao risco de arco elétrico é condição intrínseca em trabalhos com circuitos energizados, tanto em baixa quanto em alta tensão, sendo a principal causa de lesões nos profissionais da área elétrica.

Quais são os principais riscos de um arco elétrico?

A alta temperatura que pode envolver um arco elétrico é a principal causa de preocupação com esse fenômeno. ... Entretanto, além da alta temperatura, um arco elétrico apresenta outros riscos, como os vapores metálicos tóxicos, projeção de metal fundido, luz extremamente intensa e uma significativa onda de pressão.

Quais as principais medidas de controle de riscos?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:
  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

Quais são as medidas de controle de riscos?

Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes. Segundo o Ministério do Trabalho, os riscos no trabalho são classificados de acordo com a sua origem e cada um possui medidas que garantem o controle dos riscos e evitam problemas.

Qual deve ser a primeira medida adotada na hierarquia de controle de riscos?

O Equipamento de Proteção Individual é, quase sempre, a primeira solução adotada diante de um risco ambiental. Isso não seria errado, se não fosse pelo fato de essa primeira medida quase sempre se tornar a única.

Quais são as duas medidas mais comuns e eficientes no controle do risco da eletricidade estática?

O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

Quais são os cuidados que devemos ter com a energia elétrica?

8 dicas para evitar acidentes com eletricidade
  1. Não sobrecarregue as tomadas. ...
  2. Cuidado com eletrônicos próximos a regiões molhadas. ...
  3. Atenção com as crianças. ...
  4. Cautela ao trocar a temperatura do chuveiro. ...
  5. Cuidado com fios desencapados. ...
  6. Não “dê uma de eletricista” ...
  7. Cuidado até na troca de lâmpadas.

Quais as medidas de controle de risco elétrico quando falamos de desenergização de um circuito energizado?

A medida preventiva é obtida por meio de um curto-circuitamento da tensão de contato, efetuando-se uma ligação condutora de baixo valor resistivo entre a parte da instalação e a terra. Sistema de aterramento temporário.

Qual a definição de risco de acordo com a NR10?

Segundo a NR10, Zona de Risco é “o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho”.

Quais são os riscos elétricos NR10?

12.21 São proibidas nas máquinas e equipamentos: a) a utilização de chave geral como dispositivo de partida e parada; b) a utilização de chaves tipo faca nos circuitos elétricos; e c) a existência de partes energizadas expostas de circuitos que utilizam energia elétrica. Dispositivos de partida, acionamento e parada.

O que é análise preliminar de risco segurança do trabalho?

A análise preliminar de risco consiste em uma avaliação prévia e aprofundada sobre os eventuais riscos envolvidos em um projeto ou atividade de trabalho. Esse estudo deve considerar todas as fases de realização e, com base nelas, propor medidas apropriadas para prevenir acidentes.

Quais são os meios de extinção do arco elétrico?

A extinção do arco elétrico durante a abertura rápida dos contatos é, em geral, obtida através de lâminas montadas em câmaras de extinção. Este sistema provoca o resfriamento do arco elétrico e sua consequente extinção que, por intermédio das referidas lâminas, seccionam o percurso do mesmo em pequenos segmentos.

Qual temperatura pode alcançar um arco elétrico?

A temperatura no ponto de origem de um arco elétrico pode atingir até 20.000 °C, muito superior à temperatura suportada por qualquer material conhecido, quase quatro vezes maior que a temperatura do Sol.

Qual a temperatura de um arco elétrico?

O arco elétrico pode gerar um calor tão intenso que atinge até 20.000 °C, temperatura superior à suportada por qualquer material conhecido. Essa descarga elétrica representa um grande perigo para a vida das pessoas, graves ferimentos ou até mortes.

Quais são os principais riscos em instalações e serviços com eletricidade?

Riscos em instalações e serviços com eletricidade:
  • O choque elétrico, mecanismos e efeitos;
  • Arcos elétricos; queimaduras e quedas;
  • Campos eletromagnéticos.

Quais são os riscos elétricos?

Os principais perigos elétricos resultam do contacto entre pessoas com a corrente elétrica. Estes podem acontecer de forma direta, ou indireta, sendo que as consequências do contacto com a energia elétrica podem resultar em queimaduras graves e mesmo morte.

O que é risco elétrico?

Não à toa, quando falamos em risco elétrico automaticamente pensamos em choque. Mas, você sabia que são considerados riscos elétricos todo os problemas causado pelo contato do trabalhador com a corrente elétrica, direta ou indiretamente.

Artigo anterior
Como identificar uma infecção no hemograma?
Artigo seguinte
Qual é a capacidade física da flexibilidade?