Qual a medida de controle para o risco de arco elétrico?

Perguntado por: Denis João Melo  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

Assim sendo, nessas condições, é intrínseca a exposição ao risco de arco elétrico, sendo a gravidade do arco intrínseca ao nível de energia incidente, independente do nível de tensão. Assim, a medida de controle normalmente adotada é o uso de EPI, ou seja, vestimentas FR adequadas.

Quais medidas de controle ao risco de arco elétrico?

Como medidas de proteção individual, a mais aplicável aos trabalhadores é a utilização de vestimentas de proteção contra arco elétrico, , que são um tipo de EPI – (Equipamento de Proteção Individual), destinadas à proteção do tronco e membros superiores e inferiores contra os diversos riscos elétricos, contemplando ...

Devem ser adotadas medidas de controle do risco elétrico em?

10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Como evitar o arco elétrico?

O cinto de segurança para eletricista é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico. Vestimentas Especiais: Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico. Esses são alguns EPIs que podemos utilizar para evitar os acidentes de trabalho com a eletricidade.

Quais são os principais riscos de um arco elétrico?

A alta temperatura que pode envolver um arco elétrico é a principal causa de preocupação com esse fenômeno. ... Entretanto, além da alta temperatura, um arco elétrico apresenta outros riscos, como os vapores metálicos tóxicos, projeção de metal fundido, luz extremamente intensa e uma significativa onda de pressão.

Riscos Elétricos - Arco Elétrico - Top Elétrica Cursos

31 questões relacionadas encontradas

Qual é o maior risco proveniente de um arco elétrico?

Perigos envolvendo arcos elétricos

Eventos envolvendo arcos elétricos podem causar acidentes fatais devido a alta liberação de calor, radiação ultravioleta, explosões, estilhaços e ondas sonoras ensurdecedoras.

O que pode causar um arco elétrico?

O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.

Qual temperatura pode alcançar um arco elétrico?

A temperatura no ponto de origem de um arco elétrico pode atingir até 20.000 °C, muito superior à temperatura suportada por qualquer material conhecido, quase quatro vezes maior que a temperatura do Sol.

Quais os principais riscos em eletricidade e o que se pode fazer para se proteger?

O choque causado pelo contato direto com a corrente elétrica não é o único risco à segurança em eletricidade. O chamado arco voltaico é a transmissão de corrente por um meio a princípio isolante, como o ar. Ele ocorre, em geral, devido à conexão e desconexão de dispositivos elétricos e em caso de curto-circuitos.

Qual a temperatura de um arco elétrico?

O arco elétrico pode gerar um calor tão intenso que atinge até 20.000 °C, temperatura superior à suportada por qualquer material conhecido. Essa descarga elétrica representa um grande perigo para a vida das pessoas, graves ferimentos ou até mortes.

Quais são as medidas necessárias para se realizar serviços envolvendo eletricidade?

Na prevenção de choques e arcos elétricos, também é importante que: • Os dispositivos de proteção estejam corretamente dimensionados; • As instalações, em geral, estejam em bom estado de conservação; • Haja aterramento elétrico em todo o sistema; • Os profissionais que interagem com eletricidade tenham capacitação ...

Quais as medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais?

Nos trabalhos e atividades, devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.

Que tipo de medidas preventivas devem ser adotadas nos trabalhos e nas atividades em instalações elétricas?

Medidas de Proteção Coletiva em Instalações Elétricas
  • Isolação das partes vivas.
  • Obstáculos.
  • Barreiras.
  • Sinalização.
  • Sistema de seccionamento automático de alimentação.
  • Bloqueio do religamento automático.

O que é análise de risco de arco?

Conforme verificamos no artigo anterior, a exposição ao risco de arco elétrico é condição intrínseca em trabalhos com circuitos energizados, tanto em baixa quanto em alta tensão, sendo a principal causa de lesões nos profissionais da área elétrica.

O que é uma medida de controle?

Medidas de controle é uma titulação de item que representa o coletivo das ações estratégicas de prevenção destinadas a eliminar ou reduzir, mantendo sob controle, as incertezas e eventos indesejáveis com capacidade potencial para causar lesões ou danos à saúde dos trabalhadores e, dessa forma, transpor as dificuldades ...

Quais as principais medidas de prevenção e controle da doença Covid 19?

Entre as medidas indicadas pelo MS, estão as não farmacológicas, como distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados e quarentena dos contatos dos casos de covid-19, conforme orientações médicas.

Quais são os principais riscos em instalações e serviços com eletricidade?

Riscos em instalações e serviços com eletricidade:
  • O choque elétrico, mecanismos e efeitos;
  • Arcos elétricos; queimaduras e quedas;
  • Campos eletromagnéticos.

Quando pode ocorrer um arco elétrico?

O arco elétrico, que pode ser chamado de arco voltaico ou curto circuito, ocorre quando há uma ruptura dielétrica a qual produz uma descarga elétrica, rompendo a isolação feita pelo ar e conduzindo elétrons.

Qual a temperatura máxima de fusão que o arco elétrico pode atingir?

✓ Temperaturas atingidas: ✓ Até 20.000°C no arco elétrico. ✓ Acima de 2000°C na poça de fusão (aços).

Quantos volts tem um arco elétrico?

O limiar típico de arcos autossustentáveis pode ficar em torno de 208 a 240 volts em CA com uma corrente de falta aproximada de 10 kA (a 240 volts).

Quais são os fatores que podem agravar a ocorrência de um arco voltaico?

Lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio. Soldagem. Lâmpadas fluorescentes.

Como é gerado o arco plasma?

O processo de soldagem a arco com Plasma (PAW) é um processo de soldagem que produz coalescência dos metais, pelo aquecimento com um arco constrito entre o eletrodo e a peça de trabalho (arco transferido) ou entre o eletrodo e o bocal constrito da tocha (arco não transferido).

Como se abre o arco elétrico?

Para que esse fenômeno aconteça, é necessário que haja dois eletrodos condutivos, ou seja, dois pontos com diferença de potencial e, entre eles, um gás ou isolante que sofre uma ruptura dielétrica capaz de romper a isolação feita pelo ar, produzindo uma descarga.

Qual o arco mais perigoso e que causa maiores prejuízos em um sistema de distribuição?

Dentre os diversos riscos oferecidos pela energia elétrica, o arco elétrico destaca-se como um dos mais perigosos aos trabalhadores. ... As falhas que originam um arco elétrico estão associadas, na maior parte dos casos, a curto-circuitos fase-terra, que podem evoluir repentinamente para um curto-circuito trifásico.

Qual a definição de risco de acordo com a NR10?

Segundo a NR10, Zona de Risco é “o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho”.

Artigo anterior
Para que serve o exame espirometria com broncodilatador?
Artigo seguinte
Qual o valor da fiança para a Lei Maria da Penha?