Qual a matéria prima para fabricação do cimento?

Perguntado por: Gonçalo Márcio de Pires  |  Última atualização: 1. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso. Durante o processo de fabricação, os materiais são analisados por diversas vezes, de forma a alcançar a composição química desejada.

Como é que é feito o cimento?

De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”. Em seguida, essa mistura passa por aquecimento em um forno: “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila.

Que material é feito o cimento?

O cimento é feito de material clínquer, uma mistura de calcário, argila e componentes químicos. Além disso, pode receber a adição de outros materiais, como o gesso que aumenta o tempo de pega, ou a argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto.

Quais as principais Matérias-primas utilizadas na fabricação desse material de concreto?

pedra e areia. Cada item desempenha uma função própria. O cimento, associado à água, serve para “ligar” todos esses elementos, sendo o principal responsável pela resistência do concreto.

Qual a matéria-prima do cimento Portland?

Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila. Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de pré- homogeneização.

Como é feito o cimento. Do Calcário à Construção.

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a origem do cimento?

Em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções e a mistura não se dissolvia em água.

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

O cimento é uma mistura formada por calcário, cálcio, silício, ferro, alumínio e outros artefatos, que foi patenteada por um construtor inglês chamado Joseph Aspdin, com o nome de cimento Portland e é hoje um dos materiais mais utilizados pelo homem em todo o mundo, só perdendo para a água.

Quais as 3 fases do concreto?

As fases da produção do concreto são:
  • Mistura dos componentes.
  • Transporte.
  • Lançamento.
  • Adensamento.
  • Cura.

Qual é o material usado em mistura com concreto para fazer concreto armado?

O concreto armado é composto por 3 ingredientes principais: cimento, areia e brita. Além desses componentes, também é necessário água para fazer a mistura. Então, os materiais são misturados em uma betoneira ou manualmente em um recipiente.

Quais os 5 tipos de cimento?

Os principais tipos de cimento
  1. Cimento CP I. Este cimento foi o primeiro lançado no Brasil. ...
  2. Cimento CP II-E. O CP II-E é ideal para obras com estruturas que apresentam desprendimento de calor moderado, ou que possam ser atingidas por sulfatos. ...
  3. Cimento CP II-F. ...
  4. Cimento CP III. ...
  5. Cimento CP IV.

Qual é o melhor cimento?

Melhores marcas de cimento e tipos indicados por aplicação
  • Cimento Portland Comum (CP I)
  • Cimento Portland Composto (CP II)
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)

Quantos tipos de cimento existe?

A versatilidade do cimento brasileiro

O mercado nacional dispõe de 8 opções, que atendem aos mais variados tipos de obras.

Como era o cimento de antigamente?

No ano de 1824, o também inglês Joseph Aspdin patenteou uma mistura composta por pedras calcárias e argila queimadas, o que dava origem a um pó fino que, depois de ser misturado com água e secar, se transformava em um material tão resistente quanto o que era usado nas construções da época.

Para que serve a argila na fabricação do cimento?

Na produção de cimento, em alguns países, esse material substitui o clínquer em até 50% na composição do produto, sendo natural ou artificial, e pode trazer uma redução de até 25% em consumo térmico e de até 15% em consumo elétrico em relação ao outro material.

Para que serve o calcário no cimento?

O calcário somado com argilas compõem o cimento, um tipo de aglomerante essencial para a construção civil. A partir do calcário também se produz a cal, um outro tipo de aglomerante utilizado na construção civil para melhorar a qualidade do cimento e para a confecção de argamassas brancas.

O que é usado na fabricação de cimento?

A fabricação de cimento é um processo complexo que começa com a mineração e, em seguida, com a moagem de matérias-primas, que incluem calcário e argila, até chegar a um pó fino, chamado de farinha bruta, que é então aquecido a uma temperatura de sinterização de até 1450 °C em um forno de cimento.

Quem produz o cimento?

As maiores fábricas de cimento do Brasil, como Votorantim, Lafarge, Itambé, Tupi, Axton. Reunimos neste post as 9 maiores fábricas de cimento do Brasil.

O que é cimento natural?

O cimento natural é um ligante hidráulico obtido a partir de calcários com 20 a 40% de argila que são queimados a temperaturas abaixo das usadas para produzir o cimento Portland. É também conhecido como "cimento romano", designação comercial de um cimento natural patenteado e comercializado no século XVIII.

Como o cimento seca debaixo d'água?

Como o cimento seca debaixo da água? O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.

Quanto tempo o concreto resiste ao fogo?

Característica: O concreto é pouco resistente ao fogo, de qualquer maneira estruturas de concreto são calculadas para resistir por algumas horas (04 horas), que se apostem a quebra de cristais de cimento, deteriorando-se.

O que significa FCK na construção civil?

A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”. O teste é realizado em laboratório e é indispensável para garantir qualidade e segurança em diferentes padrões construtivos.

O que é o filler do cimento?

O filler é um pó extremamente fino, o qual é muito utilizado como material de enchimento em concretos e argamassas, elevando a compacidade através da melhor distribuição granulométrica das partículas (MARANGON, 2006).

Qual o cimento mais resistente?

Cimento Portland de Alto Forno (CP III)

Esse tipo de cimento é produzido com maior porcentagem de escória. Dessa forma, se torna mais resistente à expansão e tem maior durabilidade. Logo, é ideal para obras de concreto-massa, como barragens, peças de grandes dimensões, pilares de pontes, obras submersas, entre outras.

O que significa cp2 e cp3?

Cimento CP III

É um cimento de alto forno e contém mais escória do que o Cimento CP II-E, ou seja, possui menor liberação de calor ao reagir com a água e alta resistência a ambientes mais agressivos.

Artigo anterior
Quais são os gráficos de barras?
Artigo seguinte
O que posso comer após o exame de endoscopia?