Qual a matéria prima dos chips?

Perguntado por: Miguel Barros Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)

A principal matéria-prima para a fabricação de chips e demais componentes da indústria eletrônica, o silício grau eletrônico, vai ser produzida em Minas Gerais.

Que elemento químico compõem os chips eletrônicos?

O Silício, conhecido por ser utilizado em circuitos integrados (chips), é um elemento químico (semimetal) da família 4A, mesma do Carbono, relativamente inerte.

Por que o Brasil não produz chips?

Apesar de o mundo passar por um problema de escassez de chips, o governo federal brasileiro optou por fechar a única fábrica de semicondutores do hemisfério sul, localizada em Porto Alegre, com a justificativa de ser muito custosa aos cofres públicos.

Qual material é feito os processadores?

Silício. O primeiro passo na fabricação de processadores consiste, obviamente, na obtenção de matéria-prima. Geralmente, os chips são formados por silício, e com os processadores não é diferente. O silício é um elemento químico extremamente abundante, tanto que é considerado o segundo mais comum na Terra.

Porque os microchips são feitos de silício?

Em uma resposta rápida, podemos afirmar sem pestanejar: o silício é importante por causa da possibilidade de transformá-lo em um semicondutor. Um semicondutor pode servir tanto como condutor de energia quanto como isolante em um microchip, estando presente em basicamente todos os componentes eletrônicos da atualidade.

Fabricação de Chips - Como Microchips são feitos? - Infineon (Tradução e dublagem: Matteo Reis)

26 questões relacionadas encontradas

Por que o silício é um elemento muito utilizado em circuitos eletrônicos?

O silício é usado para essa finalidade porque ele possui 4 elétrons em sua camada de valência e seus átomos se combinam e formam cristais.

Porque o silício é o semicondutor mais utilizado em eletrônica?

Em geral, os semicondutores extrínsecos apresentam uma condutividade elétrica maior que a dos semicondutores intrínsecos e, por esse motivo, são mais utilizados na fabricação de dispositivos eletrônicos (silício tipo P e silício tipo N).

Como os processadores são feitos?

Criando um processador
  1. É após o corte que os discos recebem uma camada de um líquido foto resistente. ...
  2. Você pode obter mais detalhes sobre esse processo pesquisando sobre a fotolitografia. ...
  3. Vale lembrar que o Silício é a uma espécie de semicondutor. ...
  4. Na etapa seguinte, os sulcos que foram criados são preenchidos por cobre.

O que há dentro de um processador?

Bom, a CPU, ou processador é composto por 3 partes: Uma unidade de aritmética e lógica (ULA) que é a unidade central do processador, utilizada para executar as operações aritméticas e lógicas entre dois números; Uma unidade de controle (UC), responsável por armazenar a posição de memória que contém a instrução que o ...

Qual tipo de material é utilizado como Matéria-prima nos dispositivos e periféricos de computadores?

O silício é um elemento químico bastante abundante. Os processadores estão presentes em todos os dispositivos móveis, bem como computadores, notebooks e em outros tantos equipamentos. Eles são essenciais para o funcionamento dessas máquinas.

Porque falta chips no mercado?

A mão do vírus na crise dos chips

Ainda no ano passado, em pleno lockdown, a paralisação de fábricas e de concessionárias e a consequente queda nas vendas levaram a uma redução nos pedidos de componentes eletrônicos pelas montadoras.

O que causou a falta de chips?

Com o avanço da Internet das Coisas (IoT) e dos carros autônomos, componentes vêm se tornando ainda mais essenciais. Uma nova onda de falta de chips na indústria global de tecnologia, fruto das paralisações de produção originadas durante a pandemia, atinge os principais fabricantes de equipamentos eletrônicos no mundo.

Por que escassez de chips?

Um dos motivos por trás disso é a escassez de chips: semicondutores estão em falta em todo o mundo, afetando diversas linhas de produtos e vários mercados. A crise não deve acabar tão cedo. A pandemia, de fato, contribuiu com este cenário, mas ela não é o único fator por trás dos problemas na cadeia de suprimentos.

Qual o principal elemento químico utilizado atualmente na eletrônica?

O silício, que é o principal componente para a fabricação de eletrônicos atualmente, foi a escolha óbvia para os pesquisadores criarem o que chamaram de siliceno.

Para que o silício é usado?

Mas a aplicação mais conhecida do silício é em semicondutores, usados em componentes de circuitos e chips eletrônicos. O silício é um sólido duro, de cor cinza escuro com um certo brilho metálico, que é muito usado na produção da maior parte dos circuitos eletrônicos.

Qual é a cor do silício?

O silício puro cristalizado é uma substância opaca, de cor cinzento-escura e muito brilhante. A distância entre os átomos é de 0,2352 nanómetros, funde a 1410 ºC e o ponto de ebulição é de 2477 ºC.

Como se divide internamente um processador?

São três as partes principais da CPU:
  1. Unidade de controle: busca a instrução da memória e decodifica-a.
  2. ALU (ou unidade aritmética e lógica): realiza operações aritméticas e booleanas.
  3. Registradores: memória rápida para guardar informações de controle, resultados intermediários.

Como é dividido o processador?

Em poucas palavras, o processador de um computador é dividido em duas partes, a Unidade Lógico-Aritmética (ULA) e os registradores. A ULA é responsável pelos cálculos e operações lógicas, enquanto os registradores são memórias de acesso rápido para armazenar os resultados dessas operações.

Como microchips são feitos?

O principal elemento da fabricação é o wafer, feito de silício puro extraído da areia. Primeiro, um pedaço de cristal de silício é colocado em uma vareta e imerso em silício derretido. Esta vareta vai sendo ao mesmo tempo girada e tirada de dentro do material, processo que forma um grande cilindro.

Quem projeta processadores?

Engenheiro da Computação. Os salários iniciais são de R$ 6 mil.

Quanto custa para fazer um processador?

Como já disseram, uma fábrica de processadores custa cerca de 1 bilhão de dólares, e isso só em equipamento.

Porque a maioria dos semicondutores tem em sua composição silício ou germânio?

Atualmente o silício é um elemento primordial na indústria eletrônica e na produção de seus componentes. Devido às características como sua capacidade de resistir melhor a altas temperaturas, o semicondutor silício tem tomado o lugar do germânio, anteriormente bastante utilizado nos componentes eletrônico.

Quais os dois principais semicondutores utilizados na eletrônica?

O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns.

Por que os semicondutores atuais são construídos com silício em substituição ao germânio?

Silício nos chips de computador

Condutores têm baixa resistência e passam adiante a corrente elétrica com mais facilidade, enquanto isoladores têm (previsivelmente) alta resistência e podem bloquear o fluxo de elétrons.

Porque o silício é um semicondutor?

Os semicondutores mais utilizados

Em estado sólido, ele é sempre ligado a quatro outros átomos de silício. Em cada ligação, são compartilhados dois elétrons. Como pode ser observado na figura 1, o silício é um isolante, pois não sobram elétrons livres.

Artigo anterior
Onde posicionar a ametista?
Artigo seguinte
Pode colocar papel alumínio na forma de bolo?