Qual a matéria prima do sabão?

Perguntado por: Ângela Clara Loureiro Amorim Torres  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

A principal matéria-prima para a produção industrial do sabão é a gordura e a soda cáustica ou potássica.

O que é feito o sabão?

Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.

Quais são os ingredientes utilizados para a produção do sabão?

O sabão básico contém três ingredientes principais:
  • óleo ou gordura (óleo é simplesmente gordura líquida);
  • lixívia (ou álcali); e.
  • água.

Qual a matéria-prima para fazer sabonete?

Matérias-primas para produção de sabão
  • Óleos minerais – pele macia e lisa. ...
  • Pigmentos – um toque de cor. ...
  • Óleos essenciais – a magia das memórias. ...
  • Conservantes – para combater micróbios patogênicos. ...
  • SLS (Lauril Sulfato de Sódio) e SLES (Lauril Sulfato de Sodium Laureth Sulfate) – fatos e mitos.

Qual é a principal matéria-prima do detergente?

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

86 fatos surpreendentes que nunca lhe ensinaram

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais produtos químicos utilizados para a fabricação de sabão comum?

Os produtos utilizados comumente para a fabricação do sabão comum são o hidróxido de sódio ou potássio (soda cáustica ou potássica) além de óleos ou gorduras animais ou vegetais. O processo de obtenção industrial do sabão é muito simples.

Qual a diferença entre o sabão e o detergente?

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

Quais são os 7 tipos de sabão?

8 principais tipos de sabonetes
  • Sabonete líquido. O sabonete líquido é uma das opções mais práticas e higiênicas para a limpeza do seu corpo. ...
  • Sabonete em barra. ...
  • Sabonete hidratante. ...
  • Sabonete antisséptico. ...
  • Sabonete esfoliante. ...
  • Sabonete natural. ...
  • Sabonete íntimo. ...
  • Sabonete infantil.

O que é sabão em barra?

Os sabonetes convencionais em barra, aqueles que encontramos em qualquer mercado ou farmácia, usam gordura animal como base do processo de saponificação, que dá como resultado o sabão do sabonete e também uma glicerina concentrada.

Como é feito o sabonete na indústria?

Os sabonetes industriais, durante a fabricação sofrem a retirada de toda a sua glicerina,que é utilizada para para outros fins, inclusive produção de outros tipos de sabonetes, e geralmente são compostos por ingredientes sintéticos e provenientes de petróleo, desenvolvidos quimicamente em laboratórios e testados em ...

O que endurece o sabão?

Se colocarmos soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao usado para lavar roupa. Agora, se colocarmos hidróxido de potássio (KOH), o sabão fica mole tipo sabonete, portanto é o sal mais comum em produtos de higiene pessoal.

Como é feito o sabão caseiro?

Modo de preparo
  1. Derreta em água fervente as barras de sabão raladas.
  2. Retire do fogo e acrescente o sabão em pó, o vinagre de álcool e o bicarbonato de sódio.
  3. Mexa levemente.
  4. Coloque eu um recipiente e deixe descansar por 6 horas.
  5. Acrescente mais água e mexa até ficar uniforme.
  6. Está pronto para usar!

Como o vira sabão?

A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).

Como era feito o sabão antigamente?

Os sabões são resultado de uma reação química entre a gordura e um álcali, resultando numa gordura de ação detergente. Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso.

Qual a função da soda cáustica no sabão?

Desde a Antiguidade o homem realiza a reação química para a produção de sabão a partir do uso da soda cáustica, pois ela reage com óleos e gorduras, convertendo-os em substâncias solúveis e fluídas, que são removidas pela lavagem.

O que é feito o detergente?

Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. O nome detergente não podia ser mais apropriado, do grego detergere = limpar.

Qual é o pH do sabão em barra?

Dos sabonetes em barra, um apresentou pH<6,9, e os demais, pH>8. Dos líquidos, um sabonete apresentou pH variando entre 7 e 7,9 e dois entre 6 e 6,9. CONCLUSÃO - Os sabonetes neutros ou ácidos têm-se tornado uma real alternativa para doenças dermatológicas e para a pele sadia.

Quem inventou o sabão em barra?

O sabão em barra, como vemos hoje, na sua versão sólida, é oriunda do século VII depois de Cristo, quando o processo de saponificação foi inventado pelos árabes. Este processo era obtido a partir da fervura da soda cáustica com gordura animal e óleos vegetais.

Qual é a desvantagem do sabão em barra?

Impactos e Alternativas. No meio ambiente os sabões podem causar um processo conhecido como eutrofização, que gera grandes problemas para os corpos hídricos e a vida aquática. Outro problema é a alcalinidade excessiva de alguns sabões e a formação de espuma.

Qual tipo de sabão é melhor?

O sabão em pó é mais eficaz na remoção de manchas ou de sujeiras maiores do que o líquido, mas por outro lado o sabão líquido é mais eficiente no quesito de manter as cores do tecido.

Porquê usar álcool no sabão?

Álcool. A sua adição ocorre porque a solubilização do óleo é melhor no álcool do que em água. Assim o endurecimento do sabão caseiro se torna mais rápido.

Qual a origem da palavra sabão?

A palavra portuguesa "sabão" provém do latim sapo ("sabão"). O termo latino, por sua vez, tem origem no germânico *saipo-. O latim sapo é cognato com a forma latina sebum, "sebo".

O que faz a espuma do sabão?

O que você ainda não sabe é que a espuma é a união de bolhas bem pequenininhas que se formam à medida que o ar vai se juntando a essa mistura de água e sabão. Quando alguma dessas bolhas de sabão emerge, ela flutua sobre a superfície da água, uma vez que o ar é bem mais leve do que qualquer outro líquido.

Qual é a fórmula do detergente Ypê?

Composição: Alquil benzeno sulfonado de sódio linear, alquil bezeno sulfonato de trietanolamina, lauril éster sulfato de sódio, coco amido propil betaína, sulfato de magnésio, EDTA, formol, corante, perfume e água, Contém tensoativo biodegradável.

Qual é a função do sal no detergente?

O sal absorve a parte líquida da sujeira fazendo com que ela se descole mais facilmente da superfície. Atenção com a chama do fogão após a limpeza: se ela estiver na cor amarelada é porque há restos de sal na boca do fogão.

Artigo anterior
Qual é o melhor iPhone do mercado?
Artigo seguinte
Qual a importância do shampoo Anti-resíduo?