Qual a matéria-prima do clínquer?
Perguntado por: Filipa Domingues Vaz | Última atualização: 9. März 2025Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)
A principal matéria-prima para fabricar o clínquer é a rocha calcária. Além dela, também são utilizados, em menor proporção, argila, e óxidos de ferro e alumínio.
Como é feito o clínquer?
Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.
Quais as principais matérias-primas que podem ser adicionadas ao clínquer qual a finalidade de cada uma?
A principal matéria-prima natural usada para fabricação do clínquer é a rocha calcária, e o principal fator responsável pela emissão de dióxido de carbono no processo de fabricação de cimento Portland é a calcinação desse calcário, pois a cada 1.000 kg de calcita (CaCO3) calcinada são gerados 560 kg de CaO e 440 kg de ...
Qual a matéria-prima do cimento Portland?
Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila. Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de pré- homogeneização.
Qual são os materiais básicos do cimento que dão origem ao clínquer?
O cimento é feito de material clínquer, uma mistura de calcário, argila e componentes químicos. Além disso, pode receber a adição de outros materiais, como o gesso que aumenta o tempo de pega, ou a argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto.
Formação do Clínquer pro Cimento
Quais as matérias-primas do cimento?
O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso. Durante o processo de fabricação, os materiais são analisados por diversas vezes, de forma a alcançar a composição química desejada.
Qual é a matéria-prima para fabricação do cimento?
A fabricação de cimento não é simples e requer muita energia e diferentes mecanismos. Utilizado como agente aglomerante, as principais matérias-primas presentes em sua composição são o calcário e a argila. Ambos encontrados, ainda em excesso, e extraídos da natureza.
Qual a constituição do clínquer do cimento Portland?
Constituição do clinquer
O clinquer de cimento Portland é constituído por: Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%; Sílica (SiO2) - 20 a 25%; Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
O que é o clínquer do cimento Portland e quais seus principais componentes?
O clínquer de cimento Portland é o material sinterizado e peletizado, resultante da calcinação de uma mistura adequada de calcário e argila e, eventualmente, de componentes corretivos.
Qual a função do clínquer?
Assim é produzido o clínquer, material básico necessário para a fabricação do cimento. Depois disso, ele é misturado com gesso (gipsita) e outras adições (como calcário, pozolana ou escória), dando origem aos diversos tipos de cimento.
O que é clínquer do cimento Portland?
O clínquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.
Tem sílica no cimento?
A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo. Esta enfermidade provoca distúrbios no pulmão e pode atingir, principalmente, trabalhadores da construção civil.
Para que serve a argila na fabricação do cimento?
Na produção de cimento, em alguns países, esse material substitui o clínquer em até 50% na composição do produto, sendo natural ou artificial, e pode trazer uma redução de até 25% em consumo térmico e de até 15% em consumo elétrico em relação ao outro material.
O que é SO3 no cimento?
Porém, há outros componentes, tais como: óxido de magnésio (MgO), óxido de sódio (Na2O), óxido de potássio (K2O) e uma pequena porcentagem de Anidrido Sulfúrico (SO3), que é responsável pelo atraso no tempo de pega do cimento.
Por que o gesso e adicionado ao clínquer?
O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).
Por que a gipsita é adicionada ao clínquer de cimento?
Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 2 a 5%, para retardar o tempo de pega do cimento.
Qual a função do calcário no cimento?
O calcário somado com argilas compõem o cimento, um tipo de aglomerante essencial para a construção civil. A partir do calcário também se produz a cal, um outro tipo de aglomerante utilizado na construção civil para melhorar a qualidade do cimento e para a confecção de argamassas brancas.
Qual a densidade do clínquer?
Dureza (Mohs) aproximadamente 2,0 a 2,5 e densidade de 2,60-2,63.
O que é pozolana no cimento?
A pozolana é definida como um material fino, rico em sílica ou sílica-alumina amorfa, que tem o poder reativo capaz de reagir com óxido ou hidróxido de cálcio e formar composto com propriedades cimentantes.
O que significa a letra F no cimento?
Esses números significam o tipo: I – simples, II – composto, III – de alto forno, IV – pozolânico e V – de alta resistência inicial. Além disso, a adição também é representada no nome. Sempre com uma letra, são divididas em: F – filler, E – escória, Z – pozolana e S – com adição.
Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?
O cimento é uma mistura formada por calcário, cálcio, silício, ferro, alumínio e outros artefatos, que foi patenteada por um construtor inglês chamado Joseph Aspdin, com o nome de cimento Portland e é hoje um dos materiais mais utilizados pelo homem em todo o mundo, só perdendo para a água.
Qual a origem do cimento Portland?
Origem do cimento Portland
Para quem não sabe, o nome vem de um local. Tanto a cor quanto a durabilidade do material eram parecidas com as observadas nas rochas da ilha inglesa de Portland, homenageada no nome do cimento.
Quem foi que inventou o cimento?
Em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções e a mistura não se dissolvia em água.
Como era o cimento de antigamente?
O cimento na Antiguidade
Também os gregos e os romanos fizeram uso de materiais semelhantes ao cimento: monumentos como o Panteão e o Coliseu, em Roma, apresentam em sua construção um tipo de cimento mais sofisticado, composto por uma mistura de areia, calcário calcinado, cinzas vulcânicas e pedaços de telha.
Como aplicar balsamo para barba?
Qual o nome dos 12 meses do ano?