Qual a maneira correta de usar a embreagem?

Perguntado por: Ivo Guilherme de Gaspar  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

Quer saber como usar a embreagem corretamente? Confira 8 dicas!
  1. Controle a embreagem na subida e na descida. ...
  2. Use a embreagem apenas quando necessário. ...
  3. Não descanse o pé no pedal. ...
  4. Não solte o pedal de forma brusca. ...
  5. Não arranque em segunda marcha. ...
  6. Não segure o carro com a embreagem. ...
  7. Não rode com a marcha muito alta.

Como usar a embreagem do jeito certo?

A maneira mais correta de agir com o trânsito parado é desengatando o veículo e tirando totalmente o pé do pedal da embreagem, e só acionar novamente quando o trânsito a sua frente começar a fluir. É bem simples, mas isto requer atenção, pois quem não tem este hábito, segura o pedal apertado inconscientemente.

O que pisar primeiro no freio ou na embreagem?

Freio ou embreagem: qual pedal pisar primeiro para parar o carro sem desligar o motor? Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem.

Qual a hora certa de pisar na embreagem?

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.

Em que momento devo usar a embreagem?

Deve ser automático no motorista apertar a embreagem antes de virar o arranque, porque a caixa pode não estar em ponto morto e aí ao virar o arranque o carro vai dar um pulo para frente ou para trás.

Embreagem com problemas? TRÊS sintomas claros disso!

32 questões relacionadas encontradas

Tem que usar a embreagem para frear?

Freio ou embreagem: qual pedal pisar primeiro para parar o carro sem desligar o motor? Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem.

Precisa ligar o carro com o pé na embreagem?

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.

Como não errar no controle de embreagem?

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS

Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Pode acelerar segurando embreagem?

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

O que acontece se tirar o pé rápido da embreagem?

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem.

Qual o jeito certo de frear o carro?

Como frear o carro: 5 dicas para praticar uma direção segura
  1. Mantenha as manutenções preventivas em dia. ...
  2. Sempre mantenha uma distância razoável do veículo à frente. ...
  3. Preste atenção às curvas. ...
  4. Sempre esteja atento aos limites de velocidade. ...
  5. Veja se o seu veículo tem sistema ABS ou não.

Pode tirar o pé da embreagem na primeira marcha?

Para evitar o desgaste do disco de embreagem, o ideal é soltar o pedal suavemente depois de engatar a primeira marcha — o que ocorre, geralmente, a partir de uma rotação de 2 mil rpm. Nesse ponto, o carro vai começar a andar e, como você soltará o pedal de forma suave, o sistema não ficará sobrecarregado.

Pode pisar na embreagem antes de ligar o carro?

Sim, é recomendado pisar na embreagem ao ligar o carro.

Como achar o ponto da embreagem mais fácil?

Primeiro de tudo, você precisa saber o passo a passo de como achar o ponto certo: pise fundo na embreagem e engate a primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem bem devagar até sentir que o carro está tremendo levemente. Pronto, você encontrou o ponto da embreagem.

Como usar a embreagem na subida?

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Pode soltar embreagem rápido?

É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada "queimada da embreagem", fazendo com que o carro não desenvolva, aumente o consumo de combustível e desgaste excessivamente os itens do sistema.

Pode trocar de marcha sem pisar na embreagem?

Sim, é possível. Mas o risco de você danificar sua caixa de câmbio não compensa a artimanha.

O que acontece se trocar de marcha sem pisar na embreagem?

Se a força for pouca, a marcha não vai engatar, o que também causa enroscamento e desgaste nas peças envolvidas. O carro engatará na marcha quando a velocidade de rotação do motor for igual à velocidade do eixo do câmbio. Quando o carro está re-engatado, pode-se continuar dirigindo da maneira de sempre.

Quando tirar o pé da embreagem?

Não manter o pé apoiado no pedal de embreagem

Apesar de movimentar pouco o pedal, isso é suficiente para desgastar componentes e, acredite, com o tempo você terá de trocar peças de forma prematura. Após engatar a marcha, procure sempre tirar completamente o pé do pedal.

Como frear com a embreagem?

Como usar a embreagem ao frear? Muitos motoristas usam a embreagem muito cedo no processo de frenagem, fazendo com que ela seja pressionada por mais tempo. A maneira correta de fazer isso é pressioná-lo na última fase de frenagem, logo antes das luzes.

Qual a marcha para subir uma ladeira?

De olho na marcha

Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas. Essa dica se aplica caso não seja uma ladeira de maior extensão. No caso de o veículo apresentar dificuldades, basta acionar a segunda marcha para dar maior impulso.

Qual a marcha para descer?

Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Precisa pisar na embreagem para colocar no ponto morto?

Pise fundo na embreagem e coloque a marcha no ponto morto. Solte o pé da embreagem e dê a partida com a chave. Pise na embreagem de novo para engatar a 1ª marcha.

Pode ligar o carro com a primeira engatada?

Um hábito muito comum de alguns motoristas é deixar o carro engatado na primeira marcha ao estacionar. No entanto, essa pode não ser uma boa ideia. Afinal, é o freio de estacionamento o elemento responsável por manter o automóvel parado. Nessas situações, a transmissão deverá permanecer em ponto morto.

Pode pisar no freio e na embreagem juntos?

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Artigo anterior
Em que o ovo é rico?
Artigo seguinte
Pode receber 2 BPC na mesma família?