Qual a maneira correta de se alongar?

Perguntado por: Catarina Sara de Mendes  |  Última atualização: 2. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

Quando estiver alongando, trabalhe desde os tornozelos até os ombros, mas também o pescoço. Gire o pescoço lentamente, como se estivesse observando uma estrela cadente. Primeiro de um lado, e depois do outro. Sente-se em uma cadeira e toque os dedos dos pés para alongar o tronco, as costas e as pernas.

Qual é a forma correta de fazer alongamento?

No alongamento estático, você deve esticar o músculo até atingir uma determinada posição, mantendo-o assim por aproximadamente 30 segundos. A ideia é que você se alongue até chegar a um limite considerado confortável.

Qual a melhor forma de alongar o corpo?

7 alongamentos simples para você experimentar
  1. Comece alongando o Piriforme. ...
  2. Experimente o cachorro voltado para baixo. ...
  3. Simples, mas eficaz: o alongamento flexão lateral de tronco. ...
  4. Alongue seus isquiotibiais. ...
  5. Faça rotações de pescoço. ...
  6. Alongue o quadríceps em pé ...
  7. Finalize alongando os cotovelos.

Como começar a se alongar?

Mobilidade física: flexibilidade e força muscular
  1. Encontre um lugar tranquilo e confortável para se sentar ou deitar.
  2. Concentre-se em sua respiração e deixe seu corpo relaxar.
  3. Comece a se alongar lentamente, mantendo seus movimentos controlados.
  4. Escute seu corpo e pare se você sentir dor ou desconforto.

Como se espreguiçar corretamente?

Espreguiçar também é um bom exercício para nosso corpo ao permanecer muito tempo sentado, em pé ou em qualquer outra posição que exija do corpo uma postura limitada. Para se espreguiçar de forma correta, é simples: Espreguice-se de forma lenta, respirando profundamente. Boceje!

Alongamento Simples para todo Corpo | Rodrigo Lopes Fisioterapeuta

35 questões relacionadas encontradas

É bom se alongar ao acordar?

Uma das melhores alternativas para fugir da dor ocasionada pela tensão muscular é desenvolver a prática de alongar-se logo pela manhã, assim é possível começar o dia bem disposto e preparado para absorver os impactos da rotina.

Pode alongar ao acordar?

A prática regular de alongamento ao acordar e antes de dormir traz benefícios para a saúde.

Em quais locais devemos alongar o corpo?

Os músculos que realizam maior parte dos movimentos devem ser alongados após a pratica, por exemplo, um corredor deve alongar os membros inferiores após a corrida, se você passa longos períodos sentado, alongue principalmente a região posterior da coxa.

Quantos minutos deve se alongar?

Turibio explica que o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e a duração máxima de 45 segundos. Menos do que 15 segundos não trará efeito e mais do que 45 segundos pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas imediatamente após alongar.

Qual é o melhor momento para se alongar?

Alongamento. Estudos indicam que a noite pode ser a melhor hora. Nossas articulações e músculos aumentam em flexibilidade com o passar do dia, chegando ao pico às 19h. Isso significa que podemos alongar mais profundamente, com maior amplitude de movimento e com menos chances de lesões.

Faz bem se alongar todos os dias?

Se você faz alguma prática física com regularidade, alongar a musculatura é importante principalmente para prevenir lesões. “O alongamento ajuda a prevenir lesões por aquecer a musculatura, aumentando o fluxo sanguíneo, aumentando a flexibilidade e preparando as articulações”, detalha.

É necessário alongar todos os dias?

Faça alongamentos pelo menos três vezes por semana para manter a flexibilidade. Se praticar exercício físico com regularidade e tem algum problema crônico, poderá sentir necessidade de alongar todos os dias, ou até mesmo duas vezes por dia. 11. Alongamentos não são aconselháveis quando existem certo tipos de lesão.

Como se alongar na cama?

Como fazer: Mantenha as costas na cama e dobre os joelhos de modo que a planta dos pés encostem na cama. Abra os braços em cruz, com palmas das mãos no chão. Então, deite as duas pernas juntas para um lado, segure pelo tempo determinado e leve-as para o outro lado. Mantenha a postura.

Quais são os benefícios de se alongar?

Ajudam no relaxamento e melhoram a circulação sanguínea

O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.

Quais são os três tipos de alongamento?

Agora que você já conhece os princípios básicos dos exercícios de alongamento, hora de conhecer 3 das principais modalidades e para que eles servem:
  1. Alongamento estático. O alongamento estático é a modalidade mais comum dentre os tipos de alongamento. ...
  2. Alongamento dinâmico. ...
  3. Alongamento passivo.

Quantas vezes por semana fazer alongamentos?

* O alongamento deve ser sempre parte integrante de um programa de exercícios, e, portanto, precisa ser realizado sistematicamente, no mínimo três vezes por semana. A orientação de um profissional é fundamental, pelo menos até que uma rotina adequada seja estabelecida.

Quantas vezes se alongar por dia?

Adultos saudáveis devem fazer exercícios de flexibilidade (alongamento, yoga, tai-chi) para todos os principais grupos musculares e tendões – pescoço, ombros, tórax, tronco, coluna lombar, quadris, pernas e tornozelos – pelo menos duas a três vezes por semana.

Quantas vezes deve se alongar por dia?

Melhor começar de maneira fácil e ir progredindo todos os dias do que forçar um exercício e sentir dor depois.” O médico acredita que o alongamento é indicado ao menos uma vez ao dia.

Pode fazer alongamento sem aquecimento?

“Esse alongamento rápido e de curtíssima duração, chamado de pré-participação pode gerar até uma distensão muscular, já que o músculo não está aquecido. O recomendado é sempre executar uma sessão de aquecimento muscular antes de alongar”, explica Barros.

Quando não devo alongar?

NÃO SE DEVE ALONGAR:

√ Se sente dor ou tem um estiramento muscular. Um pouco de exercício cardiorrespiratório leve, como caminhar, trará uma sensação de alívio temporária sem comprometer ainda mais as fibras musculares. √ Se tem tendões ou ligamentos lesionados ou alguma de micro ruptura muscular.

O que acontece se eu não me alongar?

Sobre os riscos de não fazer o alongamento, ou de fazê-lo da forma errada, Bruno disse que, quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais e limitar movimentos importantes. Tais implicações refletem em maiores riscos de lesões musculares e articulares, dores lombares ou compressão do nervo ciático.

É normal sentir dor ao se alongar?

Embora as dores pareçam comuns durante o alongamento, não é ideal senti-las. O especialista explica que a prática deve proporcionar uma sensação, mas não dor. “É importante respeitar os limites de seu próprio corpo e seu tempo de adaptação à rotina de exercícios”, alerta.

É bom se alongar para dormir?

Os alongamentos reduzem a tensão muscular, proporcionam maior consciência corporal, deixam os movimentos mais soltos e leves, ativam a circulação e preparam o corpo para a prática de atividades físicas. Mas é por conta de sua capacidade de relaxamento que é uma ótima atividade que pode ser feita antes de dormir.

Quais são os 10 alongamentos?

  • Alongamento da parte posterior do pescoço.
  • Alongamento da parte lateral do pescoço. ...
  • Alongamento da parte postero/lateral do pescoço. ...
  • Girar o pescoço. ...
  • Alongamento de Tríceps. ...
  • Alongamento de ombro. ...
  • Alongamento de Flexores e Extensores de punho.
  • Alongamento de ombro para trás.

Qual o primeiro alongamento que fazemos ao acordar?

1 – Alongamento ao acordar

O alongamento para fazer de manhã é indicado para quem não tem muito tempo. Pode ser feito ainda na cama: gire o pescoço para os dois lados; estique os braços e as pernas e estique todo o corpo.

Artigo anterior
Foi aprovada lei que proíbe rebocar veículos em blitz?
Artigo seguinte
Qual o valor do INPC acumulado 2021?