Qual a maior contribuição da teoria psicanalítica para educação?

Perguntado por: Clara Camila de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.

Quais são as principais contribuições da psicanálise?

A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).

O que fala a teoria de Freud na educação?

O dicionário de termos de psicanálise de Freud (CUNHA, 1970) define educação como “um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade” (p. 54). Uma de suas funções é inibir, proibir, suprimir; exercer o representante da lei e das exigências sociais.

O que a teoria psicanalítica pressupõe em relação à aprendizagem?

Pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina, envolve a relação professor-aluno. Aprender é aprender com alguém. Freud nos mostra que um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial. Graças a ela, o mestre passa a ter em mãos um poder de influência sobre o aluno.

Quais são as contribuições da teoria psicanalítica para a aprendizagem?

Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.

Psicologia da Educação - Psicanálise: Contribuições à Educação

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Qual foi a contribuição de Freud para a educação?

As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.

O que defende a teoria de Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Qual a importância que Freud concede a educação?

Os estudos sobre o aluno e a aprendizagem de Sigmund Freud que foram de grande relevância para o meio academico, eles ajudaram a nortear o pensamento dos gestores com relação as criança e auxiliaram na facilitação do entendimento do processo de aprendizagem para as pessoas.

Qual foi a maior contribuição da psicanálise na vida social dos indivíduos?

As contribuições de Freud para a compreensão da estruturação psíquica são cruciais para a apreensão da relação indivíduo e sociedade, pois a teoria psicanalítica privilegia uma concepção que compreende essas realidades em reciprocidade, referidas ao processo civilizatório, possibilitando, portanto, a apreensão das ...

Quem foi Freud Qual sua contribuição para a psicanálise?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856.

Quais as contribuições da psicanálise para a psicomotricidade?

Dentro do campo psicomotor, as contribuições freudianas são indicadoras das mais preciosas referências teóricas e práticas, a saber: a importância das fases da sexualidade infantil e seu papel na inscrição psíquica, a descoberta do prazer no movimento, o processo de interação entre o corpo e a linguagem, a gênese da ...

Como o behaviorismo pode ser aplicado na educação?

No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.

Qual a finalidade da educação escolar?

O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.

Qual era o pensamento de Freud?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

Quem foi Freud e quais as suas principais ideias?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Qual é o objeto de estudo da psicanálise?

O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.

Como Freud contribuiu?

Suas pesquisas trouxeram à luz a teoria psicanalítica, baseada em duas hipóteses: o inconsciente atua em nossa percepção consciente e muitas experiências passadas, principalmente as da infância, determinam o padrão comportamental que a pessoa terá na vida adulta.

Qual foi a importância de Freud?

Importância da pesquisa

Em seus estudos, Freud conseguiu determinar que o inconsciente causava alterações no comportamento humano, e também desenvolveu o conceito da psicodinâmica da Psicologia.

Quantas são as teorias da aprendizagem?

Para estruturar a enquete, destacamos as seguintes teorias de aprendizagem, a saber: Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Aprendizagem Significativa.

Quais são as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?

Dentre essas teorias da aprendizagem podemos destacar três delas que considero a psicogênese do desenvolvimento infantil, e o interesse natural do indivíduo em cada fase de desenvolvimento numa perspectiva integracionista são elas as teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget.

Como surgiram as teorias da aprendizagem?

Esta teoria do desenvolvimento da inteligência foi desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), e consiste em parte numa combinação das teorias filosóficas existentes à época, o apriorismo e o empirismo.

Qual a principal proposta do behaviorismo na aprendizagem escolar?

O behaviorismo prima pela educação mensurável e pelo empirismo. Nessa escola o objetivo principal da educação é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis.

Como a abordagem behaviorista percebe a educação e como é o papel do aluno?

Nessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.

Onde o behaviorismo pode ser aplicado?

Para estudar o comportamento, os behavioristas se baseiam nos pressupostos:
  1. O comportamento deve ser estudado por si mesmo. ...
  2. Oposição ao mentalismo e à concepção dualista do ser humano. ...
  3. Adesão ao evolucionismo biológico. ...
  4. Adoção do determinismo materialístico. ...
  5. Adoção da metodologia científica de base positivista.

Artigo anterior
Quais são as políticas educacionais?
Artigo seguinte
Qual o melhor sistema de amortização Price ou SAC?