Qual a linha de pensamento de Nietzsche?
Perguntado por: Renato Paiva de Lima | Última atualização: 27. April 2022Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
Quais são as principais ideias de Nietzsche?
As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a "morte de Deus", o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.
Qual é a visão de Nietzsche?
A meta, segundo Nietzsche, seria o super homem e não a humanidade, que para ele era mera abstração, não existindo em realidade, sendo apenas um imenso formigueiro de indivíduos. Segundo Nietzsche, a sociedade é o instrumento para a melhoria do poder e da personalidade do indivíduo, não para a elevação de todos.
Qual o pensamento de Nietzsche sobre moral?
Contra toda essa dominação, Nietzsche defende que a Moral deve nascer imparcialmente. Não há necessidade de se levar em consideração os valores trazidos pela classe dos sacerdotes nem tampouco pela classe dos nobres.
O que são valores morais para Nietzsche?
Os valores de morais, segundo Nietzsche, são criados, em um primeiro momento, pelos nobres, poderosos, superiores em posição e pensamento em oposto a tudo que se tem como baixo, vulgar plebeu, e sempre tendo como base seus próprios interesses.
MAPA MENTAL DE NIETZSCHE
Quem foi Friedrich Nietzsche e qual a sua concepção de moral?
Rebelde e provocador, o alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) se propôs a desmascarar as fundações da cultura ocidental, mostrando que há interesses e motivações ocultas, e não valores absolutos, em conceitos como verdade, bem e mal. Com isso, Nietzsche aplicou um golpe nos sistemas filosóficos, morais e religiosos.
Qual é a visão de Nietzsche sobre a metafísica?
“A crença fundamental dos metafísicos é a crença nas oposições de valores”, escreve Nietzsche na segunda seção de seu livro significativamente intitulado Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro, publicado em 1886.
Qual é a visão de Nietzsche sobre a metafísica justifique?
Para Nietzsche, tudo aquilo que até então tinha sido contemplado como verdade passa a ser visto como mentira, o que conhecemos como verdade é apenas o valor metafísico vulgarizado. Assim, a questão da verdade se apresenta como um dos pontos mais interessantes dentro da obra do filósofo alemão.
Qual é a visão de sobre a metafísica?
A metafísica na Filosofia
A ideia surge na filosofia de Platão, se referindo ao seu "mundo das ideias", à verdade, que daria origem a tudo o que conhecemos. Para Aristóteles, a metafísica é, simultaneamente, ontologia e teologia, enquanto se ocupa do ser supremo na hierarquia dos seres.
O que é um sistema metafísica justifique?
A Metafísica é um conjunto de tratados aristotélicos que falam sobre conceitos como substância, forma, matéria e etiologia. A Metafísica de Aristóteles foi o primeiro grande tratado metafísico sistemático do mundo antigo.
O que é a ética para Nietzsche?
Ética nietzschiana
Nietzsche propôs uma nova abordagem sobre a genealogia moral, a formação histórica dos valores morais. As concepções morais são elaboradas pelos homens, a partir de interesses humanos. E as religiões têm papel fundamental nisso, pois impõem valores humanos como sendo produtos da “vontade de Deus”.
Quem foi Nietzsche e qual sua importância para a filosofia?
Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor e crítico alemão que exerceu grande influência no Ocidente. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”. O pensador estendeu sua influência para além da filosofia, penetrando na literatura, poesia e todos os âmbitos das belas artes.
Qual foi a importância de Nietzsche?
Ele foi simplesmente um dos mais influentes pensadores europeus modernos. Suas tentativas de desmascarar os motivos primordiais que subjazem a filosofia, a moral e a religião ocidentais tradicionais afetaram gerações de filósofos, teólogos, psicólogos, poetas, romancistas e dramaturgos subsequentes.
Quem foi Nietzsche Wikipédia?
Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, Reino da Prússia, 15 de outubro de 1844 – Weimar, Império Alemão, 25 de agosto de 1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha.
O que a ética de Nietzsche propõe destruir?
O que a ética de Nietzsche propõe destruir? Nietzsche propõe destruir a então vigente moralidade européia ocidental e contemporânea, fundamentada em ídolos vazios e valores que só oprimem e anulam o homem.
Que é a ética?
Significado de ticar
Marcar, assinalar com tique: Ticar ingressos, passagens. Etimologia (origem da palavra ticar). Tique + ar.
Qual é o objeto de estudo da metafísica?
A metafísica tem por objeto de estudo vários problemas filosóficos sobre a realidade. Isto contrasta com a epistemologia, que tem por objeto de estudo vários problemas filosóficos sobre o conhecimento da realidade, ou a tentativa de conhecê-la.
Quais são as 4 causas da metafísica?
As quatro causas são: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
Qual a importância da metafísica na filosofia?
A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.
O que é metafísica para a filosofia?
Metafísica é um estudo filosófico iniciado por Aristóteles, que passou a tentar compreender o que chamava de “ser enquanto ser” sem necessidade de intervenção prática. O início da metafísica está na filosofia grega clássica.
Qual a importância da metafísica para o conhecimento?
Serve de base para o conhecimento de todas as ciências, pois busca compreender a origem de tudo, inclusive as concepções sobre Deus e a alma.
Quais são as principais características da metafísica?
- Investigação da realidade, do que existe;
- Baseia-se em conceitos formulados pelo intelecto, é racional;
- É sistemática. As ideias estão ligadas entre si em um sistema de coerência;
- Através do conhecimento da realidade, distingue o que é real do que é aparência.
O que é causa final?
Causa final: diz respeito à finalidade do objeto ou ser. As finalidades são diversas para os diversos seres e objetos presentes no mundo.
Quais são os três estudos que cabe à metafísica?
- Ontologia: é a ciência do ser enquanto ser. A palavra vem de onto (ser) e logos (estudo). ...
- Teologia: é a ciência que estuda a existência de Deus. ...
- Gnosiologia: é o ramo da filosofia que estuda como a inteligência conhece as coisas.
Quais são os 3 tipos de conhecimento Segundo Aristóteles?
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
É verdade que o oxigênio e o gás que forma o ar?
O que é preciso para ser um sociólogo?