Qual a lei dos agrotóxicos?

Perguntado por: Ivan Pedro Fernandes Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

De forma geral, a lei dos agrotóxicos (lei 7802/89) estabelece todas as regras para produção, comércio e uso de defensivos agrícolas no território nacional.

Qual é a lei dos agrotóxicos?

LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989.

O que mudou na lei dos agrotóxicos?

Na nova versão, a vedação da importação e produção de agrotóxicos restringe-se ao termo generalista de "riscos inaceitáveis". Atualmente, a lei define a proibição para agrotóxicos que revelem características teratogênicas, carcinogênicas, mutagênicas e causem distúrbios hormonais e danos ao aparelho reprodutor.

O que é o projeto de lei 6.299 2002?

O projeto de lei nº 6.299, de 2002, originário do Senado Federal e cujo autor foi o Senador Blairo Maggi, propõe, por meio de alterações na Lei nº 7.802, de 1989, modificar o sistema de registro de agrotóxicos, seus componentes e afins.

O que consta da lei Federal nº 7802 89?

Dispõe sobre a Pesquisa, a Experimentação, a Produção, a Embalagem e Rotulagem, o Transporte, o Armazenamento, a Comercialização, a Propaganda Comercial, a Utilização, a Importação, a Exportação, o Destino Final dos Resíduos e Embalagens, o Registro, a Classificação, o Controle, a Inspeção e a Fiscalização de ...

Prefeitura de Diadema - Lei de Agrotóxicos (Lei nº 7.802/89) - Prof. André Rocha

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as responsabilidades das empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos seus componentes e afins quanto o destino as embalagens de agrotóxicos?

Conforme o Decreto 4074/02:

Os usuários de agrotóxicos e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias, e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra.

Quais dados devem conter nos rótulos e bulas dos agrotóxicos para serem vendidos?

Como deve ser um rótulo de Agrotóxico
  • Marca comercial do produto.
  • Composição do produto (ingredientes)
  • Quantidade de agrotóxico ou afim que a embalagem contém.
  • Classe e tipo de formulação.

O que são os agrotóxicos?

Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano (BRASIL, 2002; INCA, 2021).

Qual a função dos defensivos agrícolas?

Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.

Como está a tramitação da PL 6299 02?

Os órgãos no Brasil terão três anos para se adaptar às novas regras. O PL 6299/02 revoga totalmente a lei atual sobre agrotóxicos (Lei 7.802/89), mantendo alguns de seus dispositivos e revogando outros.

Qual a importância da lei dos agrotóxicos?

Entre os vários assuntos que a Lei regulamentou, o registro de agrotóxicos tem grande importância. No processo de registro são avaliados os resultados de estudos prévios requeridos para essa finalidade quanto a aspectos de eficiência agronômica e de impactos potenciais à saúde pública e ao ambiente.

Quantos agrotóxicos foram liberados em 2021?

Dos 562 agrotóxicos liberados em 2021, 33 são inéditos (5,9%) — químicos ou biológicos — e 529 são genéricos (94,1%), ou seja, são "cópias" de matérias-primas inéditas — que podem ser feitas quando caem as patentes — ou produtos finais baseados em ingredientes já existentes no mercado.

Quais são as consequências do uso excessivo de agrotóxicos?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.

Quem controla o uso de agrotóxicos no Brasil?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e a Anvisa são os três órgãos com competência para realizar essa fiscalização - por exemplo, verificar as condições de qualidade e quantidade dos produtos e analisar se sua composição ...

Quem fiscaliza o uso de agrotóxicos no Brasil?

A regulamentação é conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Qual é a lei no âmbito federal que estabelece a competência sobre o armazenamento de agrotóxicos na propriedade?

Com relação à competência específica para regular e fiscalizar o armazenamento de agrotóxicos, a Lei Federal nº 7.802, de 11 de julho de 1989, em seu artigo 10, estabelece que compete aos Estados e ao Distrito federal “legislar sobre o uso, Page 10 10 a produção, o consumo, o comércio e o armazenamento dos agrotóxicos, ...

Quais são os defensivos agrícolas?

Na agricultura moderna existem diferente tipos de defensivos agrícolas que cumpre um papel indispensável no meio agrícola.
...
Dessa forma, eles são categorizados em:
  • Fungicidas;
  • Inseticidas;
  • Herbicidas.
  • Bactericidas;
  • Acaricidas.

Como funcionam os agrotóxicos?

Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas.

Quais são os benefícios do uso do agrotóxico?

Os agropecuaristas utilizam os agrotóxicos a fim de controlar e combater possíveis pragas e doenças que atacam as plantações, pois esses possuem a capacidade de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos. Esse controle garante, de certo modo, a produtividade das produções agrícolas, evitando prejuízos.

Porque os agrotóxicos são prejudiciais?

Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.

Quais as desvantagens do uso de agrotóxicos?

O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Qual é o objetivo do agrotóxico?

Os agrotóxicos são substâncias que possuem um papel importante no que se refere ao combate a pragas e doenças que assolam a agricultura, além de combater vetores de transmissão de diversas doenças de importância à saúde pública.

Como deve ser a compra de agrotóxicos?

Realize a venda com receituário agronômico

No Brasil, a venda de agrotóxicos só pode ser feita com receita. É uma exigência legal, estabelecida pela Lei Federal nº 7.802/89, e a receita deve ser expedida por profissionais autorizados, como engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.

Quais informações devem constar no receituário agronômico?

Deve conter dosagem, modalidade de aplicação, intervalo de segurança, quantidade do produto a ser adquirida e área na qual ele será aplicado. Além disso, também deve se especificar a taxa de aplicação (volume de calda/hectare), equipamento, época e o modo de aplicação do produto.

Como referenciar bula de agrotóxico?

Nome do medicamento. [Bula]. Local de fabricação: Nome do laboratório; data (se houver).

Artigo anterior
O que é impossibilidade absoluta?
Artigo seguinte
Onde descartar soda cáustica vencida?