Qual a lei da BNCC?

Perguntado por: Gaspar Gonçalo Almeida de Campos  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

Em 06 de abril de 2017 foi divulgada, pelo Ministério da Educação, a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. Foi publicada a Lei 13.145, de 16.02.2017, decorrente da conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016, que promove reformas no ensino médio.

Qual é a Lei da BNCC?

De acordo com a Lei 9131/95 coube ao CNE, como órgão normativo do sistema nacional de educação, fazer a apreciação da proposta da BNCC para a produção de um parecer e de um projeto de resolução que, ao ser homologado pelo Ministro da Educação, se transformou em norma nacional.

Quais são as leis que embasam a BNCC?

A proposta teve como pressupostos legais a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação 2014/2024, a Lei da Reforma do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ensino Médio.

Quando a BNCC virou Lei?

Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Acesse a PORTARIA: Acesse aqui. Em 22 de dezembro de 2017 o CNE apresenta a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular.

Como citar BNCC 2017?

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

?? Agenda de CNFTs - Março - Cardano

43 questões relacionadas encontradas

Como fazer referência da Bncc?

Como citar o BNCC nas normas ABNT
  1. Na frase (Citação Indireta): Brasil (2018);
  2. No fim de Parágrafo (Citação Direta): (BRASIL, 2018, p. 35);
  3. Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Como citar a Bncc nas referências bibliográficas 2019?

Regra Geral

A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Como surgiu a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser elaborada em 2015, a partir de uma análise aprofundada dos documentos curriculares brasileiros realizada por 116 especialistas indicados por secretarias municipais e estaduais de educação e por universidades.

Quando surgiu a BNCC data de sua publicação e contextos?

A BNCC faz parte do Plano Nacional da Educação, previsto na Constituição Federal de 1988. A primeira versão foi redigida em 2014. O documento foi aberto para consulta pública em 2015, permitindo que a sociedade pudesse contribuir com suas opiniões.

Quem está por trás da BNCC?

Isso é uma atribuição do Ministério da Educação em parceria com estados e municípios por parte do Consed e da Undime.

O que embasam a BNCC?

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/1996, a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e das redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas da Educação Básica, considerando as necessidades, as possibilidades e os ...

Quais são os principais fundamentos legais da BNCC?

Os dois principais fundamentos pedagógicos da BNCC são: o compromisso com a educação integral e o foco no desenvolvimento de competências.

Qual foi o primeiro marco legal que serviu de embasamento para a BNCC?

A Portaria n. 592, de 17 de junho de 2015, Institui Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular.. 1ª versão da BNCC é disponibilizada.

O que diz a Lei 9131 95?

"Art. 6º O Ministério da Educação e do Desporto exerce as atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino e velar pelo cumprimento das leis que o regem.

O que é BNCC 2018?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Qual o ano da última BNCC?

Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Acesse a PORTARIA: Acesse aqui. Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Quando começou a valer a BNCC?

Quando a BNCC começou a valer? De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, estabelecida pelo CNE para as partes referentes à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, passa a valer nas escolas a partir de 2020.

Quantas versões teve a BNCC?

Em três anos, foram elaboradas três versões que passaram por consultas públicas. A última versão foi aprovada pelo CNE no dia 15 de dezembro, depois de passar por audiências públicas em todo país.

O que existia antes da BNCC?

Entre os anos de 1997 e 2000, segundo estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os Ensinos Fundamental e Médio.

Quais são os marcos legais?

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ...
  • Plano Nacional de Educação (PNE) ...
  • Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) ...
  • Fundeb. ...
  • Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) ...
  • Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei n.º 9394/1996. ...
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei n.º 8069/1990. ...
  • Constituição Federal de 1988.

O que é marco legal da educação?

Principais “marcos legais” que regulamentam a ampliação do tempo de permanência de crianças e jovens na escola. Na Constituição Federal de 1988, o Art. 6º e o Art. 205 tratam da educação enquanto direito de todos e dever do Estado.

Quais os fundamentos da educação básica?

A educação básica se compõe da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O que a lei de diretrizes da educação prega no seu corpo, significa que o cidadão tem o direito de concluir seu processo educacional básico e consequentemente prosseguir para estudos em nível superior.

O que são os fundamentos da educação?

Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...

Quais os objetivos de aprendizagem da BNCC?

Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.

Quais são os princípios fundamentais da BNCC para organização da alfabetização para os anos iniciais do ensino fundamental?

Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).

Artigo anterior
Qual a água pura?
Artigo seguinte
O que é um layout celular?