Qual a largura mínima a ser considerada para saídas de emergência?

Perguntado por: Débora Benedita Moura Leite Monteiro  |  Última atualização: 27. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, de- vem ser as seguintes: a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de pas- sagem e 55 cm, para as ocupações em geral, res- salvado o disposto a seguir; b) 2,20 m, para permitir a passagem de macas, ca- mas, e outros, nas ocupações do grupo H, divisão H-3.

Qual deve ser a largura mínima das aberturas de saída?

A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).

Como deve ser a saída de emergência conforme prescrito na ABNT NBR 11742?

Conforme previsto na ABNT NBR 11742, as portas para saídas de emergência devem permanecer sempre fechadas, com o auxílio do dispositivo de fechamento automático, e nunca trancadas a chave, no sentido de evasão.

Qual a largura mínima de uma rota de fuga?

A largura mínima das rotas de fuga horizontais: acessos (circulação ou corredor), descarga e passarela, deve ser de: I - 1,20 m para as ocupações em geral; II - 1,65 m para ocupação H-2; ou III - 2,20 m para ocupação H-3. Art.

Como calcular a largura das saídas de emergência?

A fórmula básica para fazer o cálculo do dimensionamento das saídas de emergência é N=P/C.
  1. N é o número de unidades de passagem que a edificação deve ter;
  2. P representa a população estimada;
  3. C é a capacidade de cada unidade de passagem (quantas pessoas conseguem passar em um minuto).

QUAL A LARGURA MÍNIMA EM ESCADAS DE EMERGÊNCIAS?

32 questões relacionadas encontradas

Qual item da NR 23 fala sobre saídas de emergência?

23.3.3. Os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandonálos com rapidez e segurança em caso de emergência.

Qual NR fala sobre saídas de emergência?

23 (NR-23)

O que diz a NR 23 atualizada?

Independentemente da área ocupada pelo condomínio ou prédio residencial, deverá existir pelo menos 2 (dois) extintores para cada pavimento. Além disso, os extintores deverão ser instalados de forma que a distância máxima a percorrer pelo operador não seja superior a 20 metros.

O que diz a NBR 11742?

Esta Norma especifica os requisitos exigíveis para classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo do manual técnico, armazenamento, instalação, funcionamento, manutençãoe ensaios de portas corta-fogo do tipo de abrir, com eixo vertical, para saída de emergência.

O que é considerado saída de emergência?

5.2.1 A saída de emergência compreende o seguinte: Page 3 3 a)acessos; b)rotas de saídas horizontais, quando houver, e respectivas portas ou espaço livre exterior, nas edificações térreas; c)escadas ou rampas; d)descarga.

Como deve ser a saída de emergência?

Uma saída de emergência tem que ser composta por elementos importantes, como por exemplo: portas corta fogo, rampas, escadas de emergência, acessos especiais e diferentes rotas de saída.

Quais são os tipos de saídas de emergência?

Tipos de saídas de emergência

Podem ser escadas, passagens externas, portas, balcões, rampas e corredores, ou uma combinação de alguns desses itens.

Quando é necessário ter saída de emergência?

As saídas de emergência são extremamente importantes quando falamos em segurança contra incêndio. Mais que simples portas, elas são rotas planejadas e seguras de fuga para que, no caso de uma ocorrência com fogo, as pessoas possam evacuar o local rapidamente, sem grandes prejuízos à sua integridade física.

Quantas saídas de emergência por metro quadrado?

Dados para o dimensionamento das saídas de emergência: E-1 = 01 (uma) pessoa por cada 1,50 m² de área de sala de aula.

Quais as 6 regras da NR 23 de combate a incêndio?

Quais são as seis principais regras da NR 23?
  • Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
  • Sistemas de detecção e alarme;
  • Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
  • Rotas de evacuação;
  • Treinamento de pessoas;
  • Plano de emergência.

O que se refere à NR 11?

A NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais estabelece as medidas de proteção aos trabalhadores para exercer as tarefas profissionais durante toda a jornada.

O que é NBR 15292?

A norma NBR 15292 tem por objetivo aumentar a segurança do trabalhador, proporcionando-lhe visibilidade 24 horas e 360 graus. ambiente, contra o qual ele é visto.

O que é NBR 11702?

ABNT NBR 11702 – Tintas para construção civil – Tintas para edificações não industriais – Classificação A principal mudança na nova versão foi a inclusão dos requisitos de desempenho a serem atendidos para cada uma das tintas imobiliárias.

Qual a medida de uma porta de emergência?

As portas devem ter as seguintes dimensões mínimas de luz: a) 80 cm, valendo por uma unidade de passagem; b) 1 m, valendo por duas unidades de passagem; c) 1,5 m, em duas folhas, valendo por três unidades de passagem; d) 2 m, em duas folhas, valendo por quatro unidades de passagem.

O que se refere à NR 24?

A norma regulamentadora foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, estabelecendo as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, de forma a regulamentar o inciso VII do artigo 200 da CLT, conforme redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

O que se trata a NR 26?

A NR26 regula as obrigações para empresas que lidam com produtos químicos no ambiente de trabalho. As obrigações da NR26 para produtos químicos visam garantir que os trabalhadores estejam seguros ao conviver com substâncias químicas perigosas.

Quantos brigadistas a empresa tem que ter?

Quando o público máximo for superior a 250 pessoas deverá adotar o dimensionamento de seguir: 05 brigadistas para lotação até 1.000 pessoas; 10 brigadistas para lotação de 1.000 a 2.500 pessoas; 15 brigadistas para lotação de 2.500 a 5.000 pessoas; 20 brigadistas para lotação de 5.000 a 10.00 pessoas; 1 brigadista para ...

Quais são as quatro categorias da sinalização básica de emergência?

vermelha: utilizada para símbolos de proibição, emergência, e identificação de equipamentos de combate a incêndio e alarme; b. verde: utilizada para símbolos de orientação e salvamento; c. preta: utilizadas para símbolos de alerta e sinais de perigo.

Quais as medidas de emergência na NR 33?

Resgate e primeiros socorros: A NR-33 estabelece ainda requisitos específicos para resgate e primeiros socorros em caso de acidentes em espaços confinados. Isso inclui a disponibilidade de equipamentos de resgate, a capacitação de equipes de resgate e a elaboração de planos de emergência.

Quem fiscaliza a NR 23?

O Ministério do Trabalho e Emprego, por solicitação da CLT, estabeleceu normas trabalhistas para diversas atividades profissionais no Brasil. As chamadas normas regulamentadoras (NR) funcionam como uma lei e orientam organizações a como melhor executar seus serviços. Elas são passíveis de punição e fiscalização.

Artigo anterior
Quem é a melhor rapper feminina do K-pop?
Artigo seguinte
Como colocar o 015 em todos os contatos?