Qual a inserção do músculo vasto lateral?

Perguntado por: Filipe Costa  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Músculo vasto lateral
O tendão de origem cobre todo o trocânter maior. É um músculo largo e forte, troca fibras na porção distal, cranial a patela com o reto femoral. Sua inserção ocorre lateral à tuberosidade tibial, formando a porção lateral do tendão do quadríceps (Fig. 1 e 2).

Qual é a inserção do músculo vasto lateral?

Músculo vasto lateral

Uma pequena parte corre ao redor da patela (rótula) lateralmente, como uma imagem em espelho do músculo vasto medial, e se insere no côndilo lateral da tíbia (retináculo lateral da patela ou retináculo lateral da rótula).

O que o músculo vasto lateral faz?

O músculo vasto lateral é um músculo que compõe o quadríceps femoral e tem como função a extensão do joelho.

O que é vasto lateral da coxa?

Músculo Vasto Lateral: Esse músculo está localizado na região antero-lateral da coxa, não se evidenciando nessa região/área grandes nervos e vasos sanguíneos. É o local de escolha para aplicar injeções IM nos lactentes, já que representa a maior massa muscular dessa faixa etária.

Qual a origem e inserção do músculo quadríceps?

O músculo RETO FEMORAL faz parte do agrupamento muscular chamado QUADRÍCEPS, formado por ele, pelo vasto medial, vasto intermédio e pelo vasto lateral. Esse músculo tem sua origem na espinha ilíaca anterior inferior (EIAI) e se insere em um tendão comum a todos os músculos do quadríceps.

ESTUDE O QUADRÍCEPS POR COMPLETO!

34 questões relacionadas encontradas

Qual a origem do quadríceps?

O músculo quadríceps realiza o movimento de extensão do joelho e o músculo reto femural realiza o movimento de flexão do quadril. O vasto medial realiza a rotação medial e o vasto lateral, rotação lateral.

Qual a origem inserção e ação do músculo piriforme?

A origem está na face ântero-lateral do sacro e da articulação sacroilíaca, com fibras que convergem em um trajeto inferior e transpassam o forame isquiático maior. Enquanto a inserção está na face póstero- superior do trocanter maior do fêmur.

Como aplicar injeção intramuscular vasto lateral?

Passar uma gaze com álcool na pele do local de aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.

Onde se localiza o músculo vasto lateral da coxa?

A músculo vasto lateral está localizado no lado da coxa. Este músculo é o maior do grupo quadríceps (muitas vezes chamados quadriláteros) que também inclui o rectus femoris, o vasto intermédio, e o vasto medial. Coletivamente, o músculo quadríceps é o maior no corpo humano e seu propósito é estender o joelho.

Qual a função do músculo vasto medial?

Sua funções principais são: estabilização medial da patela, extensão da perna e flexão da coxa.

Como desenvolver o vasto lateral rapidamente?

Comece em pé, com o pés afastados na largura do quadril e joelhos levemente flexionados. Dê um chute com uma das pernas para o lado. Retorne lentamente, realize um agachamento e repita com a outra perna.

Quais são os músculos lateral da coxa?

No sentido crânio-caudal, os músculos laterais profundos da pelve e da coxa são: glúteo médio, glúteo profundo, gêmeos, obturador interno e quadrado femoral; e os músculos mediais profundos são: pectíneo, adutor e semimembranáceo.

Qual a origem do músculo vasto medial?

O vasto medial origina na fossa trocantérica do fêmur e linha áspera (lábio medial). Inserem pelo tendão comum na tuberosidade da tíbia. Apresenta como ação a extensão de perna.

O que é origem inserção e ação dos músculos?

A origem muscular é basicamente o ponto de fixação de um músculo na peça óssea que não se movimenta (ponto fixo). ... Já a inserção é o ponto de fixação de um músculo na estrutura óssea que se movimenta (ponto móvel). Geralmente esta é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração.

Onde aplicar injeção na coxa?

RESUMO – A técnica de injeção intramuscular (IM) na região ântero-lateral da coxa é prática médica muito utilizada. Entretan- to, apesar desta área ser apontada como segundo melhor local para esta prática, tanto em adultos como em crianças, a técnica ainda mostra-se muito dolorosa em ambos.

Qual a posição do bisel na intramuscular?

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º.

O que acontece se aplicar uma injeção errada no glúteo?

Pode levar à necrose (morte de tecidos) no local e à infecção generalizada. Evolui rapidamente e precisa de diagnóstico rápido. Por isso você deve procurar um médico com urgência caso tenha os sintomas descritos.

Quantos ml suporta o vasto lateral da coxa?

REGIÃO VASTO LATERAL

O volume máximo a ser administrado nesse músculo é de 0,5mL no bebê prematuro; 1,0mL na faixa etária de 0 a 5 anos; 2,0mL de 6 a 12 anos; e 3,0mL no adulto.

Qual é o músculo piriforme?

O músculo piriforme possui aspecto piramidal e achatado e está localizado na porção proximal profunda da coxa, posteriormente aos pequenos rotadores externos do quadril.

O que é um músculo piriforme?

O piriforme é um músculo da região do quadril, localizado numa área profunda da nádega. É responsável pela estabilização da pelve e por movimentos rotacionais da coxa. “Trata- se de uma condição neuromuscular que afeta o nervo ciático e causa dor intensa no quadril e na região das nádegas.

O que é formato piriforme?

Que tem forma de pêra .

Artigo anterior
Como é feito o descarte de resíduos perigosos?
Artigo seguinte
São recursos previstos no Código de Processo Civil de 2015?