Qual a importância social da posse?

Perguntado por: Viviane Alícia Nunes Castro Domingues  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

A posse deve ser considerada como fenômeno de relevante densidade social, com autonomia em relação à propriedade e aos direitos reais. (CHAVES; ROSENVALD, 2011, p. 46-47). A posse é um meio de efetivar direitos fundamentais sociais, quais sejam a moradia e o trabalho.

O que é a função social da posse?

A função social da posse como pressuposto implícito para a concessão da proteção possessória. sobre o qual recaiu o poder de fato atinja com segurança sua finalidade social e econômica à satisfação de nossas necessidades”.

Qual a importância da função social da propriedade?

A função social da propriedade é um instrumento jurídico que tem como objetivo evitar as desigualdades sociais provocadas pela distribuição das terras rurais e urbanas.

Qual a interpretação jurisprudencial sobre a função social da posse?

Consoante a jurisprudência do STJ, "o cumprimento da função social da posse deve ser cotejado junto a outros critérios e elementos legais, a teor dos artigos 927 , do Código de Processo Civil e 1.201, parágrafo único, do Código Civil " ( REsp 1.148.631/DF , Rel.

O que significa função social?

A função social, presente na Constituição Federal de 1988, é o princípio norteador do direito de propriedade no Brasil. De acordo com ele, todo bem, seja móvel ou imóvel, rural ou urbano, deve ser utilizado em prol dos interesses da sociedade, e não apenas dos proprietários.

Função Social da Propriedade

23 questões relacionadas encontradas

Quais são as funções sociais?

São convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação saúde, segurança e proteção; e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural, e sustentabilidade urbana.

Quais os princípios da função social da propriedade?

O princípio da função social da propriedade impõe que, para o reconhecimento e proteção constitucional do direito do proprietário, sejam observados os interesses da coletividade e a proteção do meio ambiente, não sendo possível que a propriedade privada, sob o argumento de possuir a dupla natureza de direito ...

O que diz a lei sobre a função social da propriedade?

Art. 12. À propriedade privada da terra cabe intrinsecamente uma função social e seu uso é condicionado ao bem-estar coletivo previsto na Constituição Federal e caracterizado nesta Lei.

Quais são as teorias sobre a posse?

Tradicionalmente, existem duas teorias acerca da posse: (i) Teoria subjetiva de SAVIGNY; (ii) Teoria objetiva de IHERING.

Qual a função social da propriedade privada?

FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE: UMA CONDIÇÃO AO DIREITO DE PROPRIEDADE NO BRASIL. A função social da propriedade é descrita no inciso XXIII do artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Nele, estão previstos direitos fundamentais, com objetivo de assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos os cidadãos do país.

O que é uma função social exemplo?

Sendo assim, quando um bem cumpre sua finalidade ele atende sua função social, por exemplo se uma casa estiver sendo habitada. Caso contrário, a União poderá pegar a propriedade e designar uma função social àquela propriedade.

Qual a importância e quando surgiu a função social da propriedade?

A função social da propriedade como princípio do direito é um instituto jurídico recente. Sua ideia vista sob os holofotes de fundamentos jurídicos se inicia apenas no século XX, com o dever de atender uma necessidade econômica, e com a noção da prevalência do interesse público sobre o privado.

Quando a propriedade não cumpre sua função social o que pode acontecer?

Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua ...

Qual o objetivo da posse?

Posse: exercício do poder de fato em nome próprio, exteriorizando a propriedade e fazendo uso econômico da coisa (animus tenendi intenção de usar a coisa tal qual o proprietário). Detenção (posse natural possessio naturalis): exercício do poder de fato sobre a coisa em nome alheio.

Qual o principal efeito da posse?

Entre os efeitos da posse, destacam-se a proteção possessória e a aquisição do domínio por usucapião. A proteção possessória é mais ampla, ine- rente a todas as posses. Já a aquisição do domí- nio ou do direito real por meio da posse exige posse qualificada ou mais restrita.

Qual é o conceito de posse?

A palavra posse designa quer uma relação factual entre uma pessoa e uma coisa, quer a posição jurídica correspondente, constituída por direitos, poderes, etc., legalmente consagrados, quer, por vezes, as próprias regras jurídicas que atribuem esta posição jurídica naquela situação de facto.

Quais são os efeitos da posse?

RESUMO: Apesar da controvérsia, o presente estudo procura abordar os efeitos da posse, sendo eles: a proteção possessória; a percepção dos frutos; a responsabilidade pela perda ou deterioração da coisa; as benfeitorias e o direito de retenção e a usucapião.

Quais são os tipos de posse?

Há hoje no ordenamento jurídico quatro tipos de posse, sendo elas direta, indireta, de boa fé e de má-fé. A posse justa está discriminada no artigo 1200 do código civil: "É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária.

Qual é a origem da posse?

A posse surge na fase pré-clássica, convivendo com a propriedade. Temos duas formas de utilização econômica dos bens: a propriedade, em que o proprietário desfrutava o imó- vel pelo fato de ser proprietário, e a possessio, em que o desfrute se fazia independentemente da propriedade.

Quem determina a função social da propriedade?

1.228 do Código Civil, pelo qual a função social da propriedade será caracterizada “de confor- midade com a estabelecido em lei especial.”

Quando surge a função social da propriedade?

Constituição de 1946. Mas a expressão “função social da propriedade” somente apareceu na Constituição de 1967, e, agora, consagrada na Constituição de 1988, conforme se aborda no capítulo 4.

Como se alcança a função social da propriedade?

Quando se tratar de propriedade imóvel urbana a função social será definida pelo Estatuto da Cidade e pelo Plano diretor da cidade, sendo este segundo próprio de cada município, enquanto o Estatuto tem caráter de norma geral.

Como se dá a posse?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

Quais são os direitos sociais?

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Como a função social da propriedade contribui para a efetividade do direito econômico?

A função social da propriedade, prevista constitucionalmente, determina que o proprietário, além de um poder sobre a propriedade, tem um dever correspondente para com toda a sociedade de usar esta propriedade de forma a lhe dar a melhor destinação sob o ponto de vista dos interesses sociais.

Artigo anterior
O que significa independência de dados?
Artigo seguinte
Qual é o significado da árvore de Natal para os católicos?