Qual a importância dos saberes docentes para a formação do professor?

Perguntado por: Daniel Daniel Ferreira Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

Os saberes e conhecimentos docentes são imprescindíveis para que o professor possa ter boa execução de seu trabalho, por isso, eles devem ser estudados desde o processo de formação deste profissional.

O que são os saberes docentes e qual a importância que eles apresentam na formação do professor?

Dessa forma, os saberes por parte dos docentes são resultados de um processo histórico por meio do qual os professores transformam os conhecimentos a que tiveram acesso ao longo de sua formação e atuação profissional em saberes que são mobilizados no exercício da profissão.

Quais os saberes docentes essenciais ao exercício profissional do professor?

Segundo a autora, são três os saberes necessários ao exercício da docência, isto é: 1) saberes da experiência, que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida; 2) saberes da área do conhecimento, conhecimentos específicos, conhecimentos científicos, pois ninguém ensina o que não sabe e; 3) saberes ...

Quais são os saberes que integram o conhecimento profissional do professor?

Os autores citados revelam a existência de seis categorias de 'saberes dos professores': os saberes disciplinares, os saberes curriculares, os saberes das ciências da educação, os saberes da tradição pedagógica, os saberes experienciais e os saberes da ação pedagógica.

Qual a importância da formação docente na prática pedagógica?

O processo de formação docente é essencial para que o professor seja provido de conhecimentos teóricos que, unidos às suas experiências cotidianas, o façam vencer as dificuldades e os problemas da profissão, obtendo assim, a sua realização profissional e pessoal.

A importância dos Saberes Docentes na Formação dos Professores

15 questões relacionadas encontradas

Qual a importância das práticas pedagógicas?

As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.

O que é formação docente e pedagógica?

Formação pedagógica é o nome dado ao curso que habilita o profissional a ser um professor de qualquer área ou modalidade de ensino das quatro séries finais do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional em nível médio.

O que são saberes do conhecimento?

Saberes do Conhecimento:

São aqueles saberes, adquiridos pelo educador, relacionados ao conteúdo que será ensinado em sala de aula, ou seja, são os conhecimentos do conteúdo disciplinar, que será repassado aos alunos.

Quais são os saberes profissionais?

Para ele, os saberes da formação profissional são aqueles transmitidos pelas instituições de formação profissional e passam a ser incorporados à prática docente.

Como saberes docentes podem ser compreendidos?

A prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles. O saber docente então é como um saber plural. Formado pela mistura, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

Quais são os saberes necessários à prática educativa?

Saberes necessários à prática educativa
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. ...
  3. CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. ...
  4. A AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. ...
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Como os saberes docentes podem auxiliar o professor na direção de uma atuação competente?

Ao lidar com os alunos no processo de aprendizagem, na organização curricular, na avaliação, o educador consegue construir saberes pedagógicos. Para Pimenta (2000) os saberes pedagógicos podem colaborar com a prática docente, quando forem mobilizados a partir dos problemas que a prática coloca.

Quais os saberes necessários para que o docente tenha uma prática educativa com base na ética estética?

A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. ... Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando.

Quais saberes futuros Você precisa aprimorar para melhor desempenhar as funções docentes na EPT?

Boa leitura!
  • Ser entusiasta das novas tecnologias. ...
  • Estar conectado e ser multidisciplinar. ...
  • Ser bilíngue. ...
  • Desenvolver sua inteligência emocional. ...
  • Promover a educação socioemocional.

O que são saberes e conhecimentos na educação infantil?

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

O que são saberes e experiências?

Os saberes pedagógicos são aqueles provenientes dos conhecimentos das ciências educacionais. Enquanto o saber específico constitui-se dos referentes da disciplina que o professor leciona e os saberes da experiência são os provenientes das ações de ensinar, nasce da prática pedagógica.

O que são os saberes curriculares?

Os saberes curriculares, no entanto correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação erudita, apresentam-se concretamente sob forma de programas ...

O que é uma formação docente?

O que é a formação de professores? Formação de professores é um termo amplo, que pode se referir tanto à formação básica quanto à formação complementar ou continuada. Podemos definir a formação básica de professores como o processo obrigatório para que esse profissional esteja habilitado a dar aulas.

Qual a diferença de formação pedagógica e licenciatura?

A principal diferença entre formação pedagógica e Licenciatura está no público-alvo, já que o objetivo é oferecer a formação pedagógica para não licenciados. Como você já tem o conhecimento técnico da área, o curso prepara o profissional para lidar com as questões educacionais e didáticas.

Qual a diferença entre prática docente e prática pedagógica?

A grande diferença é a perspectiva de ser critica e não normativa, de ser práxis e não treinamento, de ser dialetica e não linear. As práticas pedagogicas se realizam como sustentáculos à prática docente, num diálago continuo entre os sujeitos e suas circunstâncias.

Qual a importância das práticas pedagógicas na educação infantil?

A prática da organização pedagógica de uma jornada diária nas instituições de educação infantil é de fundamental importância para que a criança se sinta segura no lugar onde está e sobre o que vai fazer, ainda constituindo-se uma forma de oportunizar a construção das noções temporais e de outros aspectos relacionados ...

Qual a importância das práticas educacionais existentes nas escolas?

O fazer pedagógico de qualidade protocola os alunos, eleva sua auto-estima, fazendo o próprio educando confiar em suas potencialidades e apesar de muitos virem de uma realidade social cruel, somente através do trabalho desenvolvido pelo professor conseguem acreditar que é possível mudar sua qualidade de vida.

O que são práticas pedagógicas na educação?

A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.

Quais os saberes docentes necessários à prática educativa de acordo com Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia?

Na Pedagogia da Autonomia, o Paulo Freire (2006) fala dos saberes indispensáveis à prática educativa. Afirma que o ensino demanda: rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética, corporeificação das palavras pelo exemplo, risco, etc.

Quais os saberes necessários à prática educativa Segundo Paulo Freire?

A prática educativa envolve afeto, emoção, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança e da construção real da cidadania. A Pedagogia da Autonomia está fundamentalmente alicerçada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando.

Artigo anterior
Quantos quilos o bebê ganha no último mês de gestação?
Artigo seguinte
Pode tomar antibiótico e probiótico juntos?