Qual a importância dos molusco?

Perguntado por: Helena Violeta de Pinho  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

A importância dos moluscos
A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Qual a importância dos moluscos para a economia?

→ Importância econômica dos moluscos

Os moluscos fazem parte, em sua maioria, da alimentação humana. Ostras, mexilhões, lulas e polvos, por exemplo, são pratos muito apreciados e consumidos em grande quantidade, principalmente em regiões litorâneas.

Qual é a importância dos moluscos na medicina?

Atuando como hospedeiros intermediários, os moluscos se destacam por ter importância como transmissores de doenças como Schistosomose e Fasciolose, cuja fase larvária dos parasitos são desenvolvidas em moluscos aquáticos.

Qual a importância econômica dos moluscos e dos anelídeos?

As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. ...

Quais são as principais características do molusco?

Características gerais dos moluscos

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS MOLUSCOS (TRABALHO ESCOLAR)

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais representantes dos moluscos?

Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.

Quais são as partes do corpo do molusco?

Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral. O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como: Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido.

Qual é a importância dos anelídeos?

Elas são reconhecidas pela sua importância no solo, pois cavam túneis e galerias que permitem a penetração do ar e da água no terra. Isso facilita o desenvolvimento das raízes das plantas. Além de ingerirem material orgânico do solo, também eliminam as fezes, contribuindo para a fertilidade com a produção do húmus.

Qual é a importância dos Anelideos?

Fique sabendo que ela é de suma importância, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais. ... Além disto, ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas.

O que são moluscos importância e exemplos?

Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

Qual a importância ecológica dos moluscos?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Qual é a importância médica de alguns gastrópodes?

Uma espécie invasora de grande importância médica é o gastrópode Achatina fulica, conhecido como caramujo africano, que tem um potencial de transmissão de duas zoonoses (Meningite eosinofílica e Angiostrongilíase abdominal) causadas por vermes.

Como reconhecer um molusco?

Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.

Qual é a importância econômica dos platelmintos?

Platelmintos de importância veterinária, médica e econômica

Para completar seus ciclos de vida, estes vermes infectam hospedeiros intermediários e definitivos em sucessão, através da ingestão oral de ovos ou larvas, respectivamente.

Qual é a alimentação dos moluscos?

Os moluscos terrestres, em sua maioria, se alimentam de pequenas plantas, como gramíneas, ou de partes, como folhas e flores, de plantas de maior porte. Na boca da maioria dos moluscos não filtradores existe uma estrutura chamada rádula. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago.

O que o molusco se alimenta?

Em geral, os moluscos comem algas. Eles usam a rádula para raspar as algas das rochas. Porém moluscos maiores têm grande apetite. As lesmas e os caracóis comem plantas e frutas.

Quais são as principais características dos anelídeos?

A presença de anéis é a sua principal característica. Além disso, são animais celomados (com a presença de celoma). Sua respiração pode ser cutânea (as trocas gasosas são feitas pela pele) ou branquial, no caso dos anelídeos aquáticos.

O que são os anelídeos?

Anelídeos são animais que apresentam o corpo segmentado, isto é, dividido em anéis. Dentre os animais pertencentes a essa classificação, o mais conhecido do filo Annelida é a minhoca.

Qual é a alimentação dos anelídeos?

Os anelídeos alimentam-se de diferentes produtos, existindo espécies carnívoras, herbívoras e até parasitas. Poliquetas são encontrados em ambiente marinho e apresentam várias cerdas. Os sistema circulatório desses animais é fechado, com o sangue correndo, portanto, no interior dos vasos.

Qual é a importância das minhocas para o meio ambiente?

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

Como podem ser classificados os anelídeos?

A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea. Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado.

Qual a importância da minhoca para a vida do ser humano?

As minhocas fazem um trabalho de fragmentação da matéria orgânica que permite que todo o ciclo de vida se renove. Facilitando a decomposição pelos micro-organismos, elas contribuem para a geração de húmus, enriquecimento do solo e diminuição do lixo destinado a aterros e lixões.

Como podemos dividir o corpo de um molusco?

O corpo de um molusco é dividido em cabeça, pé e massa visceral (ou saco visceral). O pé é a porção especializada na movimentação, e a massa visceral é onde se localizam os órgãos internos. O filo Mollusca é dividido em sete classes, sendo as classes Bivalvia, Gastropoda e Cephalopada as mais conhecidas.

Quais são as três divisões do corpo de um molusco Cite dois animais de cada classe de molusco gastrópode bivalve e cefalópode?

O corpo de todos os moluscos apresenta uma divisão básica:
  • Pé: auxilia o animal na movimentação, fixação e escavação.
  • Massa visceral: porção do corpo do molusco na qual estão os órgãos internos.
  • Manto: dobra de tecido que recobre a massa visceral e é responsável por secretar a concha nos animais em que ela possa estar.

Qual é a estrutura encontrada apenas entre os moluscos?

Resolução: somente os moluscos possuem a estrutura chamada rádula, que se situa na boca e serve para raspar os alimentos. Ela é formada por pequenos dentes quitinosos.

Artigo anterior
Qual a melhor cor para área de piscina?
Artigo seguinte
Quais são os esportes coletivos mais praticados no Brasil?