Qual a importância do vidro na construção civil?

Perguntado por: Clara Ana de Sá  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

As utilizações do vidro nas edificações são muitas: maior aproveitamento da luminosidade, conforto, sensação de amplitude, beleza e claro, economia. O material é versátil e há no mercado uma infinidade de modelos e qualidades, o que torna esse produto uma excelente opção para criar projetos despojados.

Qual a função do vidro na construção civil?

Comumente utilizado em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, além de ser usado como elemento de segurança em guarda-corpos, o vidro proporciona muita interação entre ambientes e garante amplitude, leveza e visibilidade.

Quais são os vidros aplicáveis na construção civil?

Os tipos de vidro para cada aplicação na construção civil que você encontra neste conteúdo:
  • Vidro de segurança temperado.
  • Vidro de segurança laminado.
  • Vidro de segurança insulado.
  • Vidro de segurança serigrafado.
  • Vidro temperado na construção civil: onde utilizar?
  • E o vidro laminado: onde usar na construção civil?

Quando o vidro começou a ser usado na construção civil?

Janelas com vidraças só aparecem entre os séculos 17 e 18 e apenas em construções como igrejas e palácios. Umas e outras variavam mais no tamanho do que na estrutura.

O que é vidro engenharia?

É feito a partir do vidro comum, que é aquecido e esfriado repentinamente, em um processo de choque térmico, através de um forno com mais de 600º de aquecimento. ... A resistência da peça é maior no centro e menor nas extremidades.

Vidro: Como deve e pode ser usado na construção.

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de vidro?

Conheça alguns tipos de vidro
  • Vidro Comum (FLOAT) Como o próprio nome sugere, o vidro comum, também conhecido como FLOAT, é base para a criação de outros tipos de vidro. ...
  • Vidro Temperado. ...
  • Vidro Laminado. ...
  • Vidro Extraclaro. ...
  • Vidro Laminado de Temperado. ...
  • Vidro Refletivo. ...
  • Vidro Pintado. ...
  • Vidro Insulado.

O que é a origem do vidro?

O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.

Quando chegou o vidro no Brasil?

A história da indústria do vidro no Brasil iniciou-se com as invasões holandesas no período entre 1624 e 1635, em Olinda e Recife (PE), onde a primeira oficina de vidro foi montada por quatro artesões que acompanhavam o príncipe Maurício de Nassau. A oficina fabricava vidros para janelas, copos e frascos.

Quanto tempo leva para se decompor o vidro?

Um recipiente de vidro demoraria 4.000 anos para se desintegrar pela erosão e ação de agentes químicos.

Qual a cidade brasileira que teve a primeira fábrica aberta de vidros no Brasil?

Em 1882 foi criada no Rio de Janeiro a primeira grande indústria brasileira de vidros, a Fábrica Esberard, produtora de vidros de embalagem e vidros planos.

O que é o vidro temperado?

O tratamento térmico de têmpera consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico). Em seguida, o vidro é resfriado bruscamente. Este processo faz com que o vidro se torne ainda mais resistente à flexão e passe a suportar variações de temperatura de até 200ºC.

Quais são as vantagens da utilização do vidro?

As utilizações do vidro nas edificações são muitas: maior aproveitamento da luminosidade, conforto, sensação de amplitude, beleza e claro, economia. O material é versátil e há no mercado uma infinidade de modelos e qualidades, o que torna esse produto uma excelente opção para criar projetos despojados.

Como usar vidro na construção?

Por possuir um caráter transparente, resistente e de fácil manuseio, sua utilização mais comum é em módulos fixos de vidro e janelas, mas também pode ser utilizado em divisórias, prateleiras, bancadas, vãos de alvenaria (interno e externo), entre outras aplicações.

Onde se aplica o vidro?

O vidro pode tanto ser usado na construção civil para compor fachadas de prédio, escadas, pisos de vidro, paredes inteiras de vidro, coberturas, divisórias, como também é um ótimo artigo decorativo, geralmente utilizado em móveis, espelhos, lousas de vidro decorativas, utensílios domésticos decorativos, etc.

Quanto tempo leva para se decompor o papel?

Papel. Entre os materiais, o papel é o que se decompõe mais rápido. Ele leva de 3 a 6 meses para desaparecer do ambiente.

Como e quando o vidro foi descoberto?

Os primeiros registros datam de 7 mil anos atrás quando mercadores fenícios descobriram o vidro ao fazerem uma fogueira na areia da praia. Fogo + areia + nitrato de sódio deu vidro. ... Os romanos viraram mestres nessa arte e até hoje uma pequena ilha perto de Veneza é conhecida por seus vidros: Murano.

Quem produz vidro no Brasil?

Existem centenas de transformadoras de vidro no Brasil, mas fabricantes da matéria-prima, o vidro plano, há somente quatro empresas, todas equipadas com alto nível de tecnologia: Cebrace, AGC Brasil, Vivix e Guardian Glass.

Qual a maior fábrica de vidro do Brasil?

Líder mundial na produção de vidros, a AGC Brasil inaugurou nesta terça-feira a sua nova fábrica em Guaratinguetá, que recebeu R$ 750 milhões em investimentos.

O que é a matéria prima do vidro?

A produção de vidro faz-se através da moagem da matéria-prima: a sílica (proveniente da areia siliciosa), o óxido de cálcio (fornecido pelo carbonato de cálcio) e o óxido de sódio (fornecido pelo sulfato de sódio ou pelo carbonato de sódio). Em seguida, a mistura moída é homogeneizada e cozida num forno.

Como é que se faz vidro?

Como o vidro é fabricado? O método clássico consiste em fundir a 1500ºC uma mistura de sílica, barrilha e calcário, realizar a moldagem e, por fim, o resfriamento gradativo. O vidro é um material bastante usado em nosso cotidiano.

Qual a matéria prima do vidro e como ele é fabricado?

O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. O material passa por vários processos e, só então, se torna o vidro como conhecemos.

Quais são os tipos de vidros temperados?

Entenda quais são os tipos de vidros temperados disponíveis no mercado.
  • Tipos de vidro temperado. ...
  • Vidro float temperado. ...
  • Vidro impresso temperado. ...
  • Vidro Blindex + Segurança. ...
  • Vidro refletivo temperado. ...
  • Vidro serigrafado temperado. ...
  • Vidro para box de banheiro. ...
  • Onde não usar vidros temperados.

Como podemos classificar os vidros?

Em relação à composição, os vidros se classificam em: Vidro boro-silicato: a junção da sílica ao elemento Boro torna o vidro termo resistente, ou seja, resistente ao fogo. Aplicação: utensílios domésticos (panelas).

Artigo anterior
Qual a melhor cidade do Brasil para se investir?
Artigo seguinte
O que é gênero textual canção?