Qual a importância do Rio Guandu para o Rio de Janeiro?

Perguntado por: Patrícia Francisca Coelho de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

No estado do Rio de Janeiro a Bacia do Rio Guandu é responsável pelo abastecimento de água de 80% da região metropolitana, e por 25% da produção de energia elétrica.

Qual o rio que abastece de água a cidade do Rio de Janeiro?

A princípio, parece esquisito imaginar que o abastecimento de uma cidade pode ter origem em outro estado. Mas, é exatamente isso que acontece com a água no RJ. A bacia hidrográfica do Rio Guandu é proveniente da transposição do rio Paraíba do Sul, que nasce em São Paulo.

Quais os problemas ambientais atingem o Rio Guandu?

Com a crescente poluição do Rio Guandu, há o aumento da concentração de poluentes, o que encarece muito o tratamento de água e pode até torná-lo inviável 9. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu foi criado pelo Decreto Estadual nº 31.178, de 3 de abril de 2002 66, substituído pelo Decreto Estadual nº 45.463.

Qual bacia hidrográfica no Estado do RJ é a maior?

Dentre as bacias hidrográficas contidas unicamente dentro do Estado, a bacia do Rio Macaé possui maior extensão, com uma área de drenagem de aproximadamente 1765 km², seguida da bacia do Rio das Ostras com cerca de 157 km², e da bacia da Lagoa Imboassica com cerca de 56 km², totalizando uma área de 1978 km².

Qual é a hidrografia do Estado do Rio de Janeiro?

Hidrografia do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro faz parte da bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste. O Paraíba do Sul é o rio mais importante do estado, atravessando o território fluminense desde a divisa com São Paulo. Alguns de seus afluentes estão entre os principais rios do estado, como os rios Pomba e Muriaé.

Conheça o Rio Guandu, no estado do RJ

25 questões relacionadas encontradas

Qual a região hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro?

A RH II compreende os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados e Seropédica em suas totalidades e parcialmente os municípios de Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.

Quais os problemas encontrados na água que abastece o Grande Rio?

Há sinais de esgoto e lixo lançados na água.
...
  • Moradores de vários bairros do Rio reclamam da qualidade da água.
  • Cedae atribui a algas a cor e cheiro da água, mas libera consumo.
  • Principais mananciais que abastecem o Rio estão poluídos, alerta especialista.
  • Cedae recorre a carvão ativado no Guandu.

Qual os principais problemas do abastecimento de água potável no Rio de Janeiro?

Suspeita é que companhia estatal descumpriu protocolo contra contaminação. Desde o início de janeiro, moradores do Rio de Janeiro têm relatado que a água distribuída pela Cedae (Companhia de Águas e Esgotos do Estado) tem saído turva das torneiras e filtros, com cheiro e gosto de terra.

Quais os motivos que ocasionam a degradação das águas do rio Guaíra?

- A poluição por esgotos sanitários é também decorrente da desintegração do tecido urbano formal, pela construção generalizada em áreas irregulares e non aedificandi, e pela expansão horizontalizada da cidade na direção de áreas desprovidas de infraestrutura.

Onde se localiza o Rio Guandu?

O rio Guandu é um curso de água do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do Brasil, pertencente à bacia do rio Doce. Nasce no município de Afonso Cláudio, percorrendo 160 km até a foz no rio Doce em Baixo Guandu.

Qual é o rio mais poluído do Rio de Janeiro?

Entre os rios cuja água é de péssima ou má qualidade, estão o Tietê, que corta a capital paulista, o Iguaçu, que forma as famosas Cataratas do Iguaçu, e o Guandu-Mirim, no Rio – os dois últimos ficam dentro de unidades de conservação, o Parque Nacional do Iguaçu e a Área de Prote-ção Ambiental (APA) do Rio Guandu, ...

Quem é responsável pelo abastecimento de água?

As companhias estaduais de saneamento eram as principais responsáveis pelo abastecimento de água por rede em 2017, sendo as executoras do serviço em 69,5% dos municípios brasileiros.

Qual é a diferença entre rios e lagos?

O Rio: É uma corrente natural de água que flui continuamente. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou até em um outro rio. Rio Amazonas, o mais extenso do mundo e o maior em volume d´água. A Lagoa: É uma porção de água cercada por terra.

Quais foram os erros cometidos que levaram à crise de água no RJ?

A culpa não foi da geosmina. O gosto e cheiro ruins foram causados por um composto orgânico semelhante, o 2-MIB, segundo análises de pesquisadores da UFRJ. A pesquisa encontrou uma forte presença de esgoto doméstico e também poluição industrial.

Porque a água do Rio de Janeiro está suja?

A água barrenta e com cheiro de terra que saiu das torneiras das casas de nove milhões de cariocas e fluminenses no início de janeiro é resultado da falta de saneamento que atinge a grande maioria das comunidades da Baixada Fluminense, concluíram pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Porque falta água no Rio de Janeiro?

Adacto Ottoni, professor associado do departamento de engenharia sanitária e do meio ambiente da UERJ, explica o principal motivo: “O problema é a degradação das bacias hidrográficas. Quem garante água doce é a floresta, que retém água que cai das chuvas.

O que é a poluição dos rios?

A poluição das águas é qualquer alteração em suas características físicas, químicas e biológicas que possa causar prejuízo à saúde da população, comprometer a fauna e a utilização das águas para usos benéficos.

O que está acontecendo com a água da Cedae?

O sistema está operando com redução de 60% da capacidade e será retomado imediatamente após a normalização do nível do rio.

Qual o problema da Cedae?

Ao logo dos últimos meses, a empresa despejou toneladas de carvão ativado e argila ionicamente modificada na água para melhorar a qualidade do serviço. Além disso, a Cedae recorreu várias vezes a um procedimento radical para reduzir a quantidade de algas nas proximidades do ponto de captação do Guandu.

Quantas regiões hidrográficas existem no estado do Rio de Janeiro?

I - RH I: Região Hidrográfica Baía da Ilha Grande; II - RH II: Região Hidrográfica Guandu; III - RH III: Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul; IV - RH IV: Região Hidrográfica Piabanha; V- RH V: Região Hidrográfica Baía de Guanabara; VI - RH VI: Região Hidrográfica Lagos São João; VII - RH VII: Região Hidrográfica ...

Quantas regiões hidrográficas existem no estado do RJ?

Para fins de gestão das águas, o território do Estado do Rio de Janeiro foi dividido em nove Regiões Hidrográficas (RHs), homologadas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ).

Qual é a maior bacia hidrográfica do país?

  • Bacia Amazônica: Maior bacia hidrográfica do mundo.
  • Bacia do São Francisco: Principal fonte de água do Nordeste.
  • Bacia do Tocantins - Araguaia: Rios têm a maior hidrelétrica brasileira.
  • Bacia Platina.
  • Oceanos, mares, rios, lagos, lagoas e lagunas.
  • Paisagem brasileira é heterogênea.

Artigo anterior
Faz mal ligar e desligar o ar condicionado?
Artigo seguinte
O que passar primeiro ácido ou creme?