Qual a importância do projeto político pedagógico na educação escolar?

Perguntado por: Luana Moreira  |  Última atualização: 28. April 2022
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O PPP é uma ferramenta que vai além do currículo escolar, trazendo os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja bem elaborado e sempre sirva como orientação para o cotidiano da instituição.

Qual a importância de um projeto político pedagógico na escola?

É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.

O que é o projeto Político pedagógico e qual sua importância?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Qual é o objetivo principal do projeto político pedagógico?

O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. O documento traz, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados durante o processo educativo, fim último da escola.

Quais são os princípios norteadores do projeto político pedagógico?

82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.

O que é o Projeto Político Pedagógico (PPP) ? | Pedagoga Concurseira

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Quais são os três momentos do PPP?

Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.

Quais são as etapas de criação do projeto político pedagógico de uma escola pública?

Ao mesmo tempo que é formal, deve ser também de fácil acesso para os membros da comunidade em que a instituição está inserida. Como se vê, o projeto político-pedagógico envolve várias etapas do processo escolar: planejamento de atividades, execução do que foi previsto, avaliação e reavaliação mediante as mudanças.

Como deve ser o processo de construção do PPP?

O processo de construção do projeto político-pedagógico de uma escola é dinâmico, exige esforço coletivo e comprometimento. Não é apenas a elaboração de um documento escrito; deve ser legitimado na ação. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta.

O que não pode faltar em um projeto pedagógico?

O que não pode faltar no planejamento escolar?
  • Definição de metas. As metas estabelecidas no planejamento escolar precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis e com prazos definidos. ...
  • Delegação de responsabilidades. ...
  • Cronograma de ações.

O que não pode faltar na elaboração de um projeto?

Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
  • Definição do tema;
  • Definição do objetivo geral;
  • Definição dos objetivos específicos;
  • Justificativa;
  • Metodologia;
  • Atividades;
  • Acompanhamento, avaliação e disseminação;
  • Definição do título do projeto;

Quais são os elementos de um planejamento pedagógico?

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...

Como o processo de elaboração do PPP deve ser conduzido dentro da escola?

Quem deve elaborá-lo e como deve ser conduzido o processo? A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor.

Como elaborar um projeto pedagógico passo a passo?

Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
  1. Definição do tema;
  2. Definição dos objetivos gerais;
  3. Definição dos objetivos específicos;
  4. O Projeto e a proposta pedagógica da escola;
  5. Justificativa;
  6. Metodologia;
  7. Atividades;
  8. Acompanhamento, avaliação e disseminação;

O que é o projeto político pedagógico de uma escola?

O Projeto Político Pedagógico, ou PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.

Como fazer um projeto político pedagógico para educação infantil?

As propostas de um projeto político pedagógico para educação infantil devem resultar em um plano de ação. Ou seja, além de definir estratégias, é preciso discutir como elas serão implementadas. Nesse último item, devem ser descritas as atitudes objetivas a serem tomadas para que nada se limite ao campo teórico.

Como elaborar o PPP de acordo com a Bncc?

O projeto ideal deve apresentar:
  1. identificação e missão da escola;
  2. comunidade de atuação;
  3. plano de ação;
  4. dados sobre os projetos de aprendizagem;
  5. funcionamento do relacionamento escola-família;
  6. aspectos administrativos e financeiros que sustentam as práticas escolares.

Quais os princípios norteadores da organização escolar?

3 PRINCÍPIOS NORTEADORES

Princípio, segundo o dicionário PRIBERAM online, é iniciar e nortear é encaminhar, orientar, dirigir e regular. Portanto Princípios Norteadores são a base para a construção do PPP. Por esses princípios é que a escola vai nortear todas as ações que pretende realizar.

Quais são as características de um projeto político pedagógico PPP?

Construindo o Projeto Político Pedagógico

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

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