Qual a importância do orientador educacional no processo de inclusão?

Perguntado por: Ana Esteves  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

O Orientador Educacional tem um papel super importante dentro da escola e principalmente na Inclusão, pois auxilia no processo adaptação, orientação na busca da interação professor/aluno, e também de ajudar o aluno na busca de conhecimento para sua vida.

Qual a importância do orientador educacional?

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

Como o orientador educacional pode contribuir nas atividades educacionais?

O que ele faz

Contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno. Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica. Trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles. Ouve, dialoga e dá orientações.

Qual a importância do pedagogo frente ao processo de inclusão?

Conclui-se que o pedagogo pode contribuir com a inclusão escolar da pessoa com deficiência na medida em que promove a participação de toda a comunidade escolar, de forma democrática, possibilitando trocas de conhecimento acerca desse processo, seus limites e possibilidades e a necessidade de respeito às diferenças na ...

Quais as competências de um orientador educacional?

As competências especializadas referem-se a: diagnóstico, orientação educacional, desenvolvimento de carreira, aconselhamento, administração da informação, consulta e coordenação, pesquisa e avaliação, gestão de programas e serviços, construção da capacidade da comunidade e colocação.

O que faz o orientador educacional dentro de uma escola?

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os maiores desafios de um orientador educacional?

Apesar de toda a importância que possui dentro da escola, o reconhecimento ainda é o maior desafio para o pedagogo-orientador educacional. Quem revela é a orientadora da Escola Classe 803 do Recanto das Emas, Ivanilde Maria Pereira da Silva.

São atribuições do orientador escolar exceto?

12) Para exercer a contento a sua função o Orientador Educacional precisa, exceto: A ⇒ Compreender o desenvolvimento cognitivo do aluno, sua afetividade, emoções, sentimentos, valores e atitudes. B ⇒ Atuar individualmente na resolução de processos de estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Qual o papel do professor no processo de inclusão?

O papel do professor na educação inclusiva é imprescindível. Isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. ... É importante lembrar que a escola também tem um papel fundamental na inclusão do aluno.

Qual é a importância do pedagogo para a efetivação da educação especial?

A função do pedagogo é mobilizar e definir o trabalho pedagógico para caminhar em um sentido de efetivar uma educação de qualidade que valorize todos os alunos, independentemente de suas características.

Qual é a importância da educação inclusiva?

A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

Qual a importância do orientador educacional no período das aulas remotas?

Entenda o papel do orientador educacional no período de aulas remotas. ... Assim, o orientador educacional é considerado um agente importante entre a instituição de ensino e a comunidade, possibilitando maior organização e participação democrática na elaboração do projeto político-pedagógico da escola.

Qual o papel do orientador educacional em tempos de pandemia?

mediar possíveis conflitos entre docentes, alunos e demais membros da comunidade; organizar e realizar projetos político-pedagógicos e da proposta pedagógica da escola; conhecer a legislação educacional do país; participar do currículo pleno escolar.

Como ser um bom orientador educacional?

Esse profissional deve ter formação superior em Pedagogia. A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização Lato Sensu.

Qual é a relação que o orientador educacional estabelece com a comunidade escolar?

O Orientador Educacional (OE) tem papel de suma importância no processo ensino-aprendizagem, na mediação entre as relações entre a comunidade escolar e na formação integral do aluno. Portanto, para uma educação de qualidade e efetiva, faz-se necessário a presença deste em toda instituição de ensino.

Qual o papel do supervisor e orientador educacional?

Ao supervisor escolar recai a função de assessoramento dos educadores. Já o orientador trabalhará diretamente com o aluno, discutindo sobre seus desejos e necessidades. No entanto, o objetivo de trabalho de ambos é ajudar o aluno a aprender, portanto eles são parceiros políticos-pedagógicos do professor.

O que é orientação pedagógica e educacional?

A orientação pedagógica consiste, principalmente, no apoio dado ao aluno, com o objetivo de auxiliá-lo em seu desenvolvimento, mediando as relações com a escola e a família. ... O trabalho desenvolvido na orientação pedagógica, no entanto, não mira somente os estudantes.

O que faz o pedagogo na educação especial?

O papel do educador nesse contexto é intervir nas atividades que o aluno ainda não possui autonomia para desenvolver sozinho, ajudando-o a se sentir capaz de realizá-las. É com essa dinâmica que o professor seleciona estratégias de ensino e de apoio para compartilhar, confrontar e resolver conflitos cognitivos.

Qual a importância da atuação do pedagogo em diferentes contextos incluindo a educação especial e em contextos não escolares?

O principal objetivo do pedagogo é a sua ação com fins educativos nos diferentes espaços de atuação, formando indivíduos críticos a fim da sua atuação na sociedade, tendo capacidade de criar e construir práticas que possibilitem atender às exigências de uma sociedade que está sempre em transformação.

Qual é o papel do professor na educação especial?

O papel do professor é poder enxergar em cada aluno o potencial que ele tem e assim trabalhá-lo. ... Assim como as limitações devem ser reconhecidas e abordadas com conhecimentos adequados para que o aluno não desista desenvolva sua aprendizagem.

Como deve ser um professor comprometido com a inclusão?

O professor deverá promover um ensino igualitário e sem desigualdade, já que quando se fala em inclusão não estamos falando somente nos deficientes e sim da escola também, onde a diversidade se destaca por sua singularidade, formando cidadãos para a sociedade.

Como o professor deve se preparar para a inclusão?

Os professores devem estar bastante dispostos a desenvolver as competências que o aluno portador de necessidades especiais demonstra, e não somente focar naquilo que é difícil para ele. Para começar, os docentes devem estar totalmente preparados para receber o aluno e integrá-lo ao cotidiano escolar.

Como o professor pode trabalhar a inclusão em sala de aula?

5 melhores práticas para trabalhar a inclusão em sala de aula
  1. Conheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas é entender que todo ser humano é diferente. ...
  2. Tenha intencionalidade. ...
  3. Pense sobre integração. ...
  4. Utilize múltiplos recursos. ...
  5. Crie um ambiente de respeito e cooperação.

O que faz um orientador de convivência na escola?

VI – assessorar e apoiar as equipes escolares e Conselhos Escolares nas decisões quanto a ocorrências no turno; ... XV – orientar, em conjunto com o professor coordenador, o trabalho dos demais docentes na Aula de Trabalho Pedagógico (ATPC) quando a pauta pertencer ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar.

Como o trabalho do orientador educacional na escola não pressupõe seguir um currículo?

0 em 0 pontos Como o trabalho do Orientador Educacional (OE) na escola não pressupõe seguir um currículo, diferentemente do trabalho dos professores, seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a: I. Valores; II. Atitudes; III. Repetição; IV.

O que faz um professor orientador de convivência?

§ 1º - O Professor Orientador de Convivência é o docente apto a reconhecer-se, em sua atuação profissional, como protagonista e agente transformador, que compreende e identifica as características de uma sociedade plural.

Artigo anterior
Qual o valor do metro quadrado em BC?
Artigo seguinte
Quais estados receberão os precatórios do Fundeb?