Qual a importância do geneticista?

Perguntado por: Artur Benjamim Miranda Teixeira Pires  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

Por trás dos genes: entenda o que faz o médico especialista em genética. O médico geneticista atua na avaliação clínica, diagnóstico, tratamento e aconselhamento genético de pacientes com diferentes tipos de doenças e condições de saúde.

Qual a importância de um geneticista?

Os médicos geneticistas são especialistas no estudo dos cromossomos humanos e nos problemas que podem ocorrer neles. Eles são fundamentais para identificar anomalias, como síndromes genéticas causadas por alterações numéricas ou estruturais dessas estruturas.

Para que serve o médico geneticista?

Esse especialista pode atuar na orientação de casos de infertilidade e esterilidade. Além disso, pode atuar na área de investigação diagnóstica. O geneticista pode atuar em processos de diagnóstico de pré-natal e muito mais. Também pode-se consultar esse profissional na triagem neonatal, câncer, entre outros casos.

Qual o valor de uma consulta com um geneticista?

Caso você ainda não tenha um plano de saúde que cobre geneticista, o valor de uma consulta com essa especialidade custa, em média, R$700,00, tendo em mente que existe a possibilidade de você precisar se consultar mais de uma vez.

Qual a importância de fazer um estudo genético?

A finalidade de um exame genético é procurar mudanças específicas herdadas (que são as mutações) nos cromossomos, proteínas ou genes de uma pessoa.

Consulta Com o Geneticista - Como é a Consulta Com o Médico Geneticista

37 questões relacionadas encontradas

Quando procurar um médico geneticista?

No estágio adulto, condições como atraso de puberdade, infertilidade, tumores que estejam associados a mutações, além de distrofia muscular e regressão neurológica são situações em que se deve buscar o auxílio de um geneticista.

Que doenças podem ser diagnosticadas com o teste genético?

Quais condições e doenças o teste genético identifica?
  1. Câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é uma doença genética, o que não significa que ele é obrigatoriamente hereditário. ...
  2. Síndrome de Down. ...
  3. Trombose venosa. ...
  4. Hipotireoidismo congênito. ...
  5. Autismo. ...
  6. Doença de Alzheimer.

Que tipo de exames o geneticista pede?

Tipos de exames genéticos
  1. Triagem neonatal. ...
  2. Exame de diagnóstico. ...
  3. Teste de Carrier. ...
  4. Exame pré-natal. ...
  5. Teste de pré-implantação. ...
  6. Teste preditivo e pré-sintomático. ...
  7. Testes forenses.

Como é a primeira consulta com geneticista?

O aconselhamento genético se inicia com uma consulta em que o especialista vai abordar informações que se referem aos hábitos de vida e da saúde dos familiares. Essa consulta propicia o levantamento da história de câncer de uma família: o tipo, em que idade se manifestou nos indivíduos, em quais parentes.

Tem médico geneticista pelo SUS?

Por meio do SUS, é possível agendar consultas com geneticistas e realizar exames genéticos avançados.

Como é feito o teste genético?

Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico. O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, células internas da bochecha, pele ou líquido amniótico. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos.

Como é feito o exame de mapeamento genético?

Como é feito o mapeamento genético? O mapeamento genético é um exame simples para o paciente, bastando apenas que ele forneça uma amostra de sangue ou saliva que contenha material genético. Por meio de técnicas de laboratório específicas e modernas, o DNA desta amostra é isolado e devidamente sequenciado.

Quem faz o mapeamento genético?

Mapeamento para diagnosticar doenças

Diante do cenário de cada paciente, considerando sintomas, características e histórico familiar, o médico geneticista vai identificar as mutações patológicas que podem estar associadas àquele quadro clínico, e solicitar o exame mais adequado para confirmação daquela hipótese.

O que a genética tem a ver com a nossa saúde?

A análise genética é importante por diversos motivos, como, por exemplo, para identificar mutações genéticas que levam a doenças. Algumas das mutações são hereditárias, ou seja, passam de uma geração para outra. A análise genética identifica essas mutações e ajuda na prevenção e no tratamento dessas doenças.

Qual o papel do geneticista no autismo?

Nos casos de susceptibilidade genética o gatilho para o desenvolvimento do TEA dar-se-á por outros fatores fisiológicos e ambientais, mas agregados aos fatores genéticos. É exatamente nesse ponto que o médico geneticista, em parceria com a equipe multidisciplinar, atua na investigação do TEA.

Qual melhor geneticista do Brasil?

Geneticistas
  • Dra. Melissa Machado Viana. Geneticista. ...
  • Dr. Diogo Cordeiro de Queiroz Soares. Geneticista. ...
  • Centro Paulista de Genética e Genômica Clínica. Geneticista. 589 opiniões. ...
  • Dr. Marcelo Szeremeta. Geneticista. ...
  • Dr. Felippe Raphael e Oliveira Previdi. ...
  • GenClinics. Geneticista. ...
  • Dra. Erlane Ribeiro. ...
  • Dra. Denise Carvalho de Andrade.

O que levar para uma consulta com geneticista?

Quais informações devo levar para a consulta com o geneticista neste caso? Certamente saber os dados do tipo de tumor (laudo histopatológico) é fundamental. Contudo é a história familiar que mais auxilia do esclarecimento de casos de câncer hereditário.

Qual o exame genético mais completo?

O sequenciamento completo do EXOMA é um exame de alta complexidade, que busca alterações genéticas causadoras de distintos quadros clínicos.

Qual exame detecta probabilidade de câncer?

A tomografia computadorizada é recomendada para pessoas que apresentam sintomas de câncer ou para aquelas que têm um alto risco de desenvolver a doença.

Quais são algumas doenças genéticas?

Quais são os tipos de doenças genéticas?
  • Anemia falciforme;
  • Distrofia miotônica;
  • Distrofia muscular de Duchene;
  • Doença de Huntington;
  • Doença de Tay-Sachs;
  • Fenilcetonúria;
  • Fibrose cística;
  • Hemofilia A;

Como as doenças genéticas são diagnosticadas?

O exame genético identifica mutações herdadas nos cromossomos, proteínas ou genes. As mudanças podem ser nocivas e aumentar as chances de desenvolver doenças, mas também podem ser neutras e não causar efeitos.

Como é a consulta com um geneticista?

A consulta com médico geneticista envolve, como qualquer outra especialidade, desde o ouvir o paciente, o exame físico completo e a solicitação de testes genéticos específicos para cada caso.

Em que áreas um geneticista pode atuar?

Segundo a SBGM, um médico geneticista pode atuar em:
  • Coleta e interpretação de dados populacionais de defeitos congênitos e outras condições geneticamente determinadas;
  • Defeitos congênitos;
  • Déficit intelectual;
  • Diagnóstico pré-implantacional;
  • Diagnóstico pré-natal;
  • Doenças neurodegenerativas da idade adulta;

Qual é a importância do mapeamento genético para esse tipo de doença?

O Mapeamento Genético tem como função analisar o genoma humano como um todo, sem focar em um gene específico. Cada exame existente possui uma técnica específica capaz de realizar o estudo do DNA individualmente de acordo com cada caso.

Artigo anterior
Pode deixar a queratina nos cabelos?
Artigo seguinte
Quantos seguidores tinha Mirella antes da fazenda?