Qual a importância do futebol para os estudantes?

Perguntado por: Érica Fernandes Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)

Como se trata de um componente primordial na cultura corporal de movimento espera-se que o trabalho do futebol na Educação Física escolar promova um desenvolvimento, psicomotor, físico e afetivo no indivíduo, auxiliando assim no seu processo de educação e formação de cidadão.

Como o futebol pode contribuir para a educação *?

Para os especialistas, o futebol – enquanto jogo, prática esportiva – também empodera as pessoas. Nas escolas e projetos educativos, quando em contato com o esporte, os alunos resolvem melhor seus conflitos, cuidam mais do espaço e dos colegas e conduzem de forma mais autônoma um papel de liderança positiva.

Qual a relação do futebol com as aulas de educação física?

Através de constatações cotidianas ou mesmo de trabalhos de pesquisa, vemos que durante as aulas de educação física, o futebol acontece apenas no nível da prática (o fazer pelo fazer), desprovido de reflexões teóricas sobre o saber fazer corporal ou sobre as referidas conexões sociais que permite e vivenciado, na ...

Qual é a importância do futebol?

Força; Coordenação; Agilidade. Na saúde, assim como outra prática de exercício físico, o futebol praticado de forma regular reduz o risco de desenvolvimento de doenças como cardiopatias, entre outras.

O que o futebol nos ensina socialmente?

Alguns técnicos que focam no esporte como instrumento para o desenvolvimento social entenderam que o futebol gera esperanças, promove valores positivos que têm impacto imediato e perene, ensina o trabalho em equipe e permite que as pessoas vejam que o sucesso e o fracasso são fundamentais para o crescimento e para uma ...

A importância do futebol

39 questões relacionadas encontradas

Qual a influência do futebol para sociedade atual?

Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais. A seguir, um artigo publicado pela FIFA no qual mostra a importância da prática do futebol.

O que o futebol desenvolve?

O futebol aumenta o reflexo, a coordenação, a agilidade e a capacidade cardiovascular, além de desenvolver o senso de coletividade, que é muito importante nessa fase;, frisa.

Qual a importância do futebol para o povo brasileiro?

O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.

O que é futebol educação física?

Futebol é um esporte disputado entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, com o objetivo de colocá-la dentro do gol ou meta. A partida divide-se em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos.

Como trabalhar o futebol na escola?

É importante que o aluno aprenda a ter o contato com a bola, com o espaço de jogo, na relação com os colegas e adversários e, principalmente, em aspectos da aprendizagem motora, com o objetivo de utilizar as técnicas que envolvem essa modalidade esportiva em determinados momentos do jogo, de forma eficiente.

Qual a importância do futebol para as crianças?

Desenvolvimento motor

Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.

Qual a importância do esporte para a educação?

A prática de esportes afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. Os benefícios decorrentes da prática desportiva na escola são descritos pelo professor Guilherme Lins de Magalhães.

Como o esporte é capaz de agregar valor a educação e a formação pessoal?

Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, essa junção cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

Quais os benefícios do esporte na escola?

Veja seis benefícios de praticar esporte na escola
  • Espírito de Equipe. ...
  • Aprender a lidar com a derrota e com a vitória. ...
  • Ensina disciplina e respeito. ...
  • Melhora a concentração. ...
  • Combate ao sedentarismo. ...
  • Desenvolvimento de novas habilidades.

Qual é o conceito do futebol?

O futebol é um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols.

Quais são as principais características do futebol?

É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

Quais os três fundamentos do futebol?

Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.

Como é visto o futebol no Brasil?

Hoje, após 92 anos da sua introdução no Brasil (Charles Muller o trouxe para São Paulo em 1894), o futebol é visto pelos estudiosos como uma das três maiores expressões do nosso povo, ao lado da religião católica e do samba. Somos conhecidos como "a maior nação católica do mundo e o país do futebol com samba na veia".

Quais são os pontos positivos do futebol?

7 principais benefícios do futebol para a saúde
  1. Ajuda a emagrecer. ...
  2. Aumenta a massa muscular. ...
  3. Ajuda a baixar a pressão alta. ...
  4. Fortalece os ossos. ...
  5. Reduz do risco de quedas e fraturas. ...
  6. Diminui as chances de estresse e depressão. ...
  7. Previne o surgimento do Alzheimer.

O que o futebol trabalha no corpo?

O futebol atua em diversos músculos, principalmente os da parte inferior do corpo, como a panturrilha, as coxas e os posteriores. O abdômen e os glúteos também são bastante utilizados nessa atividade.

Quais benefícios o futebol como uma atividade física pode proporcionar ao indivíduo?

Além de divertido, o esporte faz bem à saúde.
  1. Você fica mais resistente. Jogar futebol regularmente melhora a resistência cardiovascular e estimula a circulação sanguínea.
  2. Ajuda no emagrecimento. ...
  3. Trabalha vários músculos. ...
  4. Você fica mais habilidoso. ...
  5. Faz você socializar. ...
  6. Deixa você mais relaxado.

Qual a influência do futebol no mundo?

O futebol é muito mais do que um desporto, é toda uma indústria que está por detrás do jogo. Nenhuma outra modalidade no mundo é capaz de gerar um volume tão elevado de apostas desportivas e de receitas. Na sua base estão as multidões, atenções, expetativas e influências que o futebol movimenta.

Como o esporte pode influenciar nossas vidas?

A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.

Como o esporte pode contribuir para uma melhor vida social?

Além disso, o esporte ganha importância como ferramenta de inclusão social, pois mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial, ou seja, possui papel educativo pleno.

Como o esporte pode auxiliar na formação de uma sociedade mais inclusiva?

Podemos destacar como benefícios do esporte adaptado para deficientes físicos:
  • Desenvolvimento de autoestima e autoconfiança;
  • Melhoria na qualidade de vida;
  • Prevenção de doenças como ansiedade e depressão;
  • Criação de laços de amizades.

Artigo anterior
Quem tem diabete pode tomar chá de cravo?
Artigo seguinte
Quais são as cinco dicas importantes para o plantio do algodão?